Veja os principais desafios de micro e pequenas empresas

15/03/2023

Empreendimento

Veja os principais desafios de micro e pequenas empresas

Santa Catarina tem mais de 1,252 milhão de empresas ativas em 2023, segundo os dados do Observatório Jucesc. Desse total, as microempresas (ME) respondem por 1,075 milhão, enquanto as empresas de pequeno porte (EPP) somam pouco mais de 67 mil.

Esse número tende a crescer cada vez mais. Em 2022, o Estado teve um saldo de 129.233 novas empresas. Já nos dois primeiros meses de 2023, então foram 19.812 novos empreendimentos catarinenses.

Além disso, entre os adultos brasileiros que ainda não têm o próprio negócio, 53% desejavam empreender em até três anos, de acordo com o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022/2023.

Mas o caminho das micro e pequenas empresas (MPE) não é livre de desafios. Descubra a seguir quais são e como a NSC pode ajudar.

Os principais desafios das micro e pequenas empresas (MPE)

Em uma pesquisa com 363 empresas de Santa Catarina, o Observatório de Negócios do Sebrae identificou as maiores dores e necessidades desses empreendimentos. 

Estão entre os principais desafios das MPE:

Mais ainda, foram apontadas dificuldades em relação ao marketing das micro e pequenas empresas catarinenses. Veja abaixo os destaques que preparamos para você.

Leia também: Como os negócios podem lidar com incertezas do mercado?

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Áreas de maior dificuldade das ME e EPP em Santa Catarina

Cenário econômico

A economia brasileira, assim como no contexto global, preocupa os empreendedores. Por aqui, a taxa de juros elevada tem sido uma das reclamações mais constantes nos negócios.

Diretamente relacionada a essa taxa de juros está a inflação. Entre as microempresas, 26,4% apontam esse fator como uma das maiores dificuldades no cenário econômico, enquanto 29,9% das empresas de pequeno porte o citam.

Burocracia e legislação

Nesta área são incluídos dois desafios: acompanhar as mudanças na legislação e a carga tributária elevada.

No primeiro caso, 23,9% das ME e 27,1% das EPP mencionam essa dificuldade. No segundo, são 26,5% das ME e 19,6% das EPP.

Setor financeiro

No setor financeiro, utilizar um bom sistema de gestão financeira ainda é apontado como desafio para 11,7% das ME e 19% das EPP.

Já o capital de giro, tão importante para a saúde financeira dos negócios, representa uma dificuldade para 13,6% das microempresas e 15,3% das empresas de pequeno porte.

Planejamento

O planejamento das empresas em Santa Catarina também reserva grandes desafios. Um deles é a elaboração de planos de ações, mencionado por 17% das ME e 25,1% das EPP.

As empresas de pequeno porte também sentem maior dificuldade em definir metas e objetivos. Entre elas, 22,2% apontam esse problema, contra 17,6% das microempresas.

Liderança

A dificuldade de planejamento está intimamente ligada ao principal desafio na área de liderança: 28,4% dos empreendedores nas ME e 32,4% nas EPP acham difícil a administração do próprio tempo.

Vendas

A falta de tempo para o planejamento tem efeito em outra área essencial dos negócios, as vendas. Cerca de um quarto das MPE catarinenses têm enfrentado complicações para vender mais.

Recursos humanos

Em relação ao RH, a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada é um dos maiores problemas do mercado como um todo. No caso das microempresas em Santa Catarina, 61,5% relatam esse obstáculo, ante 58,8% das empresas de pequeno porte.

Leia também: Treinamento de vendas: como fazer uma boa capacitação?

Como a NSC ajuda a resolver a dificuldade de marketing das MPE

Ainda vale destacar uma dificuldade comum a muitas micro e pequenas empresas de Santa Catarina. No marketing, o posicionamento no mercado digital é apontado como desafio por 18,5% das ME e 26,5% das EPP.

Ter uma presença digital é importante não só para quem vende exclusivamente pela internet. A jornada do consumidor on-line influencia também o resultado das lojas físicas. E aqui estamos falando tanto de canais de venda e relacionamento com o público quanto da comunicação da marca na internet. 

O problema é que, como vimos, muitos empreendedores não conseguem encontrar o tempo adequado para elaborar um bom planejamento, inclusive no marketing. Isso se reflete em uma comunicação sem objetivos claros, sem uma estratégia definida e sem a frequência e a constância necessárias para alcançar bons resultados.

Então, qual é a consequência de tudo isso? A dificuldade de aumentar as vendas. Ou seja, vários dos principais desafios das micro e pequenas empresas em Santa Catarina estão conectados.

É por isso que a NSC procura facilitar ao máximo a comunicação da marca no Estado. Tudo começa com o Simulador de Campanha, uma ferramenta inteligente e gratuita para você economizar tempo nas suas estratégias de mídia. Ela permite encontrar sugestões de mídia de forma automática, baseadas no objetivo, no público-alvo e até no orçamento da sua marca.

A NSC ainda conta com profissionais dedicados ao sucesso das suas campanhas na publicidade digital. Eles trabalham ao lado da sua marca para elaborar a melhor estratégia de segmentação e otimizá-la sempre que necessário.

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