Velocidade é chave para entender a decisão de compra

17/10/2022

Comunicação

Velocidade é chave para entender a decisão de compra

Você tem ideia da quantidade de dados que produzimos por dia? De acordo com a Domo, são 2,5 quintilhões de bytes diários. Para ficar ainda mais clara essa dimensão: cria-se no mundo 2.500.000.000.000.000.000 de bytes diariamente.

Esses dados estão por toda parte. Só nas redes sociais, surgem a cada minuto 240 mil novas fotos no Facebook, 65 mil fotos no Instagram e 575 mil posts no Twitter, por exemplo. Também temos milhões de horas de vídeo assistidas no TikTok, no YouTube, em serviços de streaming como Netflix e Globoplay, além da televisão e de tantos outros meios e formatos de conteúdo. Isso além de tudo que fazemos off-line.

O volume crescente tem um impacto na forma como lidamos com a informação. Somos levados a decidir cada vez mais rapidamente o que vale ou não nosso tempo, em questão de segundos. Isso, por sua vez, influencia a relação dos consumidores com a mensagem das marcas.

A velocidade, então, é chave para entender a decisão de compra do consumidor. Veja abaixo os dados que comprovam essa afirmação.

Cada segundo afeta a decisão de compra do consumidor

Estudos como o do NICM Health Research Institute já mostraram que a internet pode alterar diferentes áreas relacionadas à cognição no cérebro. Um dos reflexos disso é que estamos menos propensos a esperar por informações que nos acostumamos a ter na palma da mão em uma fração de instante.

Isso pode ser visto na relação entre o tempo de abertura de uma página na internet e a taxa de abandono do público. Dados do Google revelam que, quanto mais demorado o carregamento, maior é a desistência do usuário.

De fato, segundo uma pesquisa da Unbounce, 70% dos consumidores declaram que a velocidade da página afeta o interesse de comprar de determinada marca on-line.

Já a Deloitte torna ainda mais concreta a influência da velocidade na decisão de compra do consumidor. Em um levantamento, ela destaca que a melhora de apenas 0,1 segundo na velocidade do site é capaz de aumentar em 8,4% as conversões e em 9,2% o ticket médio do varejo virtual.

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Uma fração de segundo no e-commerce pode influenciar as vendas. (Foto via Freepik)

Consumidor leva 13 segundos, em média, para escolher uma marca no PDV

Esse comportamento do consumidor que prioriza a velocidade também pode ser visto nas lojas físicas. Um relatório do Instituto de Ciência de Marketing Ehrenberg-Bass informa que um indivíduo passa apenas 13 segundos, em média, para escolher uma marca no PDV.

A partir desse dado, a Nielsen explica o seguinte: “O consumidor tem um repertório pequeno de marcas que são aceitáveis e passa pouco tempo pensando sobre a decisão de compra. […] Os consumidores mais frequentemente padronizam suas decisões de compra baseados em simples hábitos ou ‘instinto’”.

Na internet, o tempo médio de compra chega a ser um pouco maior, de 19 segundos. Esse é o intervalo, inclusive, em que ocorrem muitas das compras por impulso.

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil, em parceria com o Sebrae, traz o dado de que 44% das compras feitas pela internet no Brasil são feitas por impulso. Categorias como alimentação e bebidas, moda e vestuário, itens para a casa, eletrônicos e artigos de informática são as mais suscetíveis a esse comportamento do consumidor. 

Aí está outra prova de que a velocidade está diretamente relacionada com o desempenho das vendas.

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A importância da comunicação para a decisão de compra

A pergunta que fica para as marcas é: como estar na decisão de compra do consumidor se esse é um processo tão rápido?

A primeira solução é construir uma marca forte, que fique gravada na lembrança, para que o público pense nela e a reconheça imediatamente quando for às compras. Isso demanda um trabalho constante de comunicação. Essa necessidade é evidente quando sabemos que 63% dos consumidores brasileiros preferem comprar de marcas mais conhecidas, como aponta uma pesquisa da MindMiners.

Depois, torna-se necessário facilitar o processo de compra em cada canal, do e-commerce à loja física. Rapidez e praticidade são fundamentais para proporcionar uma boa experiência ao público.

Por fim, é preciso acompanhar as tendências de comportamento do consumidor. Elas informam o que se espera da comunicação, pelo que esse consumidor é mais impactado, que outros fatores além da velocidade são usados na decisão de compra… E tudo isso você descobre aqui no Negócios SC.

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