O agronegócio é um dos motores da economia brasileira. Em 2023, o setor respondeu por quase um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O resultado, por si só, já é um grande impulso para o desenvolvimento econômico e social do País.
Entretanto, aqui em Santa Catarina, o campo tem investido na inovação tecnológica para contribuir ainda mais. Inclusive, a transformação do agronegócio catarinense foi tema de mais uma edição do projeto Agro 5.0, da NSC, em 2023. Saiba como foi esse trabalho!
O conceito de Agro 5.0 baseia-se na “convergência de conhecimentos de diversas áreas e na utilização de tecnologias de ponta, como internet 5G, inteligência artificial, fusão de dados e sensoriamento distribuído incorporados à realidade do agronegócio”.
O que o projeto da NSC faz é divulgar essas práticas inovadoras no contexto catarinense e mostrar como elas influenciam positivamente a vida da população. Essa é uma iniciativa regular da NSC, que vem se renovando ano após ano devido à importância e à diversidade do tema. O mote dela tem sido “Nutrimos nossa gente e nosso futuro”, refletindo a contribuição do setor para Santa Catarina.
Em 2023, o Agro 5.0 ainda contou com a parceria do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), uma marca fortemente vinculada ao agronegócio catarinense. Mas também houve espaço para falar de outros agentes relevantes, como foi o caso da Família Tacca e da startup Salvo Soluções Digitais.
O objetivo do projeto é valorizar o agro de Santa Catarina de diferentes maneiras. Por meio de conteúdos multiplataformas no maior ecossistema de comunicação do Estado, a NSC destaca as transformações do setor, as oportunidades, a preocupação com a sustentabilidade, a participação da mulher no campo e, sobretudo, o impacto na rotina do consumidor.
A estrutura de comunicação da NSC permite acionar toda a jornada do público catarinense. Então, a estratégia da NSC foi distribuir as produções de branded content (conteúdo patrocinado) no meio digital, na televisão, na rádio e nos veículos impressos.
Na internet, o canal exclusivo do projeto no G1 SC, chamado Campo e Negócios, reverberou as pautas do setor. O portal incluiu publicações editoriais e branded content. Ali os leitores descobriram, por exemplo, a participação feminina no agro, os destaques da produção catarinense e como o setor sustenta diferentes pilares da economia estadual.
Na NSC TV, três programetes durante os intervalos ampliaram os eixos principais do Agro 5.0 em 2023: o uso da tecnologia no campo, o recorde do Estado em exportação de carne suína no primeiro semestre do ano e a atuação das mulheres no setor. O protagonismo feminino ainda ganhou um vídeo case especial.
As rádios Atlântida e CBN também compartilharam pílulas de conteúdo durante a programação. A ATL, por exemplo, é capaz de alcançar quase 80% dos municípios catarinenses e falar com milhares de ouvintes todos os dias. Daí a inclusão dela nessa estratégia de comunicação 360°.
Já os impressos da NSC repercutiram matérias que valorizam o agronegócio catarinense em publicações premium.
Todo esse conteúdo gerou mais de 13 milhões de impactos para o Agro 5.0. Só na televisão, foram 10 milhões de impactos. Essa visibilidade que apenas a NSC tem em Santa Catarina contribuiu para fortalecer um setor importante para os catarinenses. E seguirá contribuindo!
Fonte:
Kantar IBOPE Media — Instar Planview | Cobertura (Cov%) e Frequência (Ots) [ Set – Out / 2023] | Projetado para os telespectadores potenciais em SC1.