Comércio e serviços de SC têm 1º semestre de 2023 positivo

11/08/2023

Novidades no setor

Comércio e serviços de SC têm 1º semestre de 2023 positivo

Dados de junho do IBGE mostram um cenário de estabilidade nos setores do comércio e dos serviços no Brasil. Mas, no acumulado do primeiro semestre de 2023, ambos tiveram alta.

Santa Catarina, por sua vez, alcançou um resultado das vendas acima da média nacional. O desempenho no comércio e nos serviços soma-se, então, a outros números positivos que o Estado vem comemorando no período. A intenção de consumo dos catarinenses e as vendas nas datas especiais são bons exemplos disso.

Saiba mais como a economia catarinense tem se saído em 2023 com os números em detalhes que trazemos para você. A explicação e os comentários do Negócios SC estão logo a seguir.

O resultado das vendas no comércio de Santa Catarina

No acumulado do primeiro semestre de 2023, o comércio varejista no Brasil teve um modesto crescimento de 1,3% em volume de vendas frente ao mesmo período do ano anterior. De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, esse resultado foi obtido após o setor permanecer estável na virada de maio para junho.

As categorias de “combustíveis e lubrificantes” e “eletrodomésticos” registraram as maiores altas no período: de 14,5% e 6,2%, respectivamente. Por outro lado, outros artigos de uso pessoal e doméstico (-13,7%); tecidos, vestuário e calçados (-9%); e móveis (-7,4%) tiveram quedas consideráveis.

Enquanto isso, o volume de vendas no comércio varejista ampliado cresceu 4% no primeiro semestre do ano. Nesse caso, são considerados também “veículos, motocicletas, partes e peças”, “material de construção” e “atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo”. O destaque positivo aqui ficou por conta do atacado e atacarejo, com crescimento de 8,3%.

Já o comércio catarinense acumula um melhor desempenho em 2023, como ressalta a Fecomércio SC. O volume de vendas no varejo restrito obteve alta de 3% entre janeiro e junho, na comparação com o mesmo intervalo de 2022. A alta no varejo ampliado foi de 4,1%.

Assim como no cenário nacional, o atacarejo teve um ótimo resultado de vendas. Inclusive, foi a categoria que teve o maior crescimento no período.

Resultado das vendas no comércio de SC no 1º semestre de 2023:

Leia também: Economia catarinense tem crescimento de 5% em 2023

Os atacados e atacarejos vivem um ótimo momento de vendas em Santa Catarina. (Foto via Freepik).

O setor de serviços catarinense está acima da média brasileira

Outro setor catarinense que cresceu no primeiro semestre de 2023 foi o de serviços, de acordo com os dados do IBGE.

Na Pesquisa Mensal de Serviços, o indicador de volume teve um crescimento de 4,7% em todo o Brasil. Alojamento (+11,2%), transporte rodoviário de cargas (+11,5%) e atividades imobiliárias (+14,5%) foram algumas das categorias que tiveram o melhor resultado na comparação com o primeiro semestre de 2022.

Também nesse contexto Santa Catarina está acima da média brasileira. Só na passagem de maio para junho, por exemplo, o Estado registrou um aumento de 12,7% no volume de serviços. Enquanto isso, o Brasil cresceu apenas 0,2%.

Já no acumulado dos primeiros seis meses do ano, Santa Catarina cresceu 11%, um resultado muito superior aos 4,7% do País.

Resultado do setor de serviços de SC no 1º semestre de 2023:

Leia também: Intenção de consumo em Santa Catarina é a maior desde 2020

A expectativa de um melhor resultado das vendas em Santa Catarina

A pesquisa Tendência dos Pequenos Negócios Catarinenses, do Observatório de Negócios do Sebrae SC, indica uma perspectiva favorável para as vendas no terceiro trimestre de 2023.

Seis em cada dez empreendedores catarinenses (59,6%) estão confiantes no aumento das vendas entre julho e setembro deste ano. Outros 32,2% acreditam que o resultado se manterá estável.

Vale lembrar que este período é marcado por importantes datas comerciais, como o Dia dos Pais e o Dia do Cliente. A expectativa é de que elas impulsionem ainda mais o consumo.

No entanto, se você deseja ter o melhor resultado nas vendas em Santa Catarina, precisa divulgar seu negócio com quem é líder em comunicação no Estado. Descubra agora como a NSC pode conectar sua marca com milhares de consumidores, faça uma simulação de campanha!

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui