Saldo de empregos em SC cresce 71%; serviços lideram novas vagas

03/02/2025

Novidades no setor

Saldo de empregos em SC cresce 71%; serviços lideram novas vagas

Santa Catarina teve o maior crescimento na economia, de janeiro a novembro de 2024, entre os estados do Sul e do Sudeste do Brasil. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (BC) funciona como uma prévia do produto interno bruto (PIB) estadual e apontou uma alta de 5,6% para a economia catarinense no período. Esse desempenho então se refletiu na geração de empregos, que também cresceu.

Veja os resultados do saldo de empregos em Santa Catarina:

Acompanhe outros números do mercado de trabalho catarinense com a leitura a seguir.

Santa Catarina tem evolução de 71% no saldo de empregos

O Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), traz um resultado muito positivo para o Estado em 2024. No ano passado, Santa Catarina registrou 1,68 milhão de admissões e 1,58 milhão de demissões. Com isso, o saldo de empregos ficou em 106.392 novos postos de trabalho com carteira assinada.

Se compararmos com os pouco mais de 62 mil novos empregos gerados em 2023, houve um crescimento de 71% nesse sentido. Inclusive, Santa Catarina foi o quinto estado que mais criou novas vagas formais em 2024. Ficou atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

Outro destaque para Santa Catarina foi ter colocado quatro cidades entre as 30 que tiveram o maior saldo de empregos no País. Como informa Pedro Machado, no NSC Total, Joinville foi a líder catarinense na geração de trabalho e o vigésimo município com melhor resultado em todo o Brasil.

Além dessas cidades, Chapecó (5.172), Blumenau (3.812) e Palhoça (3.217) também aparecem entre o top 100 brasileiro da geração de emprego.

Conheça as 10 cidades de SC com mais novas empresas em 2024.

O Brasil ainda bateu o recorde de pessoas ocupadas no ano. (Foto via Freepik)

Setor de serviços lidera a criação de novas vagas de trabalho

O Brasil como um todo fechou 2024 com a menor taxa de desemprego da história. O percentual médio do ano ficou em 6,6%, segundo as informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e alcançou um resultado de 6,2% no quarto trimestre.

Esse ótimo desempenho do mercado de trabalho teve uma importante contribuição do setor de serviços. Em nível nacional, dos quase 1,7 milhões de novos postos formais criados, os serviços responderam por cerca de 930 mil deles.

Aqui em Santa Catarina, a situação se repetiu. O setor participou de 52% do saldo de empregos do Estado.

Saldo de empregos por setor da economia catarinense em 2024:

Vale ressaltar, ainda, o crescimento do próprio setor de serviços ao longo do ano. Em Santa Catarina, por exemplo, o volume de vendas subiu 6,6% no acumulado entre janeiro e novembro, frente ao mesmo intervalo de 2023. Isso é o que revela a Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE. 

Mais de 9 mil novas vagas para preencher em Santa Catarina

Para quem ainda procura emprego em terras catarinenses, uma boa notícia: todas as regiões do Estado estão com centenas de oportunidades abertas, somando mais de 9 mil vagas. Elas estão cadastradas junto ao Sistema Nacional de Emprego (Sine).

O público interessado pode encontrar mais informações sobre essas vagas ou se candidatar a elas por meio do portal Emprega Brasil ou visitar diretamente a unidade do Sine mais próxima de sua residência.

Tijucas é onde está o maior número de postos de trabalho disponíveis. São 1.393 vagas no município da Grande Florianópolis, seguido pela própria capital (683 vagas) e por São José (609 vagas).

Veja as regiões de SC com mais novas vagas para preencher:

Para saber mais sobre a economia catarinense, assine a newsletter do Negócios SC e fique por dentro das novidades e oportunidades para sua empresa.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui