Santa Catarina cresce no Índice de Cidades Empreendedoras

10/04/2023

Novidades no setor

Santa Catarina cresce no Índice de Cidades Empreendedoras

Santa Catarina teve recentemente mais um reconhecimento de seu ecossistema empreendedor. A boa notícia da vez foi contar com três municípios entre os 13 mais bem avaliados no Brasil pelo Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2023, uma realização da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com o apoio da Endeavor.

Mais importante que o resultado deste ano é comparar o desempenho do Estado no Índice de Cidades Empreendedoras de 2022. Assim, podemos ter uma melhor ideia do caminho que Santa Catarina está percorrendo para desenvolver o ambiente de empreendedorismo.

Veja a seguir os destaques catarinenses do ranking e quais foram as notas dos três municípios do Estado mais favoráveis para a atividade empreendedora.

Inovação catarinense é destaque no Índice de Cidades Empreendedoras 2023

O Índice de Cidades Empreendedoras avalia os 101 municípios mais populosos do Brasil em sete pilares: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital financeiro, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

As cidades então recebem notas em cada uma dessas categorias, cuja média compõe o ranking geral. A partir disso aparecem no ICE 2023:

No entanto, se considerarmos os determinantes individuais, é na inovação que Santa Catarina tem o maior destaque. Nessa categoria, as três cidades catarinenses estão entre as oito com maior pontuação: Florianópolis em 1º lugar, Joinville em 7º e Blumenau em 8º.

Esse pilar leva em conta uma série de inputs e outputs para entender quão inovador é um ecossistema em questão. Ou seja, o ICE avalia o que as cidades são capazes de atrair e de produzir em termos de inovação.

Fatores avaliados em inovação no Índice de Cidades Empreendedoras:

— Ao analisarmos as três cidades que se destacaram no ranking no determinante inovação, percebemos o quanto elas são referência no que diz respeito aos recursos humanos, financeiros e estruturais que potencializam o empreendedorismo inovador — ressalta Marcelo Fett, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Leia também: Saiba como criar uma startup e o que é cada fase dela

Florianópolis é uma das melhores cidades para empreender no Brasil. (Foto via Freepik)

Florianópolis é líder em inovação e recursos humanos

A capital catarinense manteve-se no segundo lugar geral, com nota 8,411, atrás apenas de São Paulo (SP). É também a segunda cidade mais competitiva do Brasil, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios.

Assim como no Índice de Cidades Empreendedoras 2022, Florianópolis ficou com a primeira posição no determinante capital humano. A novidade em 2023 é que agora se tornou líder igualmente em inovação, subindo do terceiro lugar no ano anterior.

Categorias em que Florianópolis cresceu ou ficou igual:

A nota mais alta de Florianópolis continua sendo em capital humano, com 9,111. Nesse determinante são considerados o acesso e a qualidade tanto da mão de obra básica quanto da mão de obra qualificada.

Categorias em que Florianópolis piorou:

A nota mais baixa de Florianópolis no ICE 2023 é em cultura empreendedora, com 6,608. Mas o Índice leva em consideração apenas as buscas no Google por algumas palavras-chave associadas ao ecossistema do empreendedorismo, como MEI, Simples Nacional e Sebrae.

Essa metodologia falha em perceber, por exemplo, que Florianópolis tem a maior concentração de empreendimentos tecnológicos por mil habitantes no Brasil, segundo o Tech Report 2021. Ou que a cidade tem uma empresa para cada 4,29 habitantes, de acordo com a Jucesc. Portanto, se o mercado empreendedor já é maduro, os parâmetros de avaliação não captam a realidade dos empresários estabelecidos.

Leia também: Veja 5 motivos por que empreender em Florianópolis

Joinville tem o segundo melhor ambiente regulatório

A cidade mais populosa de Santa Catarina conquistou seis posições no ranking geral do ICE 2023, chegando ao terceiro lugar. A nota ficou em 7,992.

Esse resultado foi alcançado graças à evolução em cinco dos sete determinantes avaliados. O destaque de Joinville é no ambiente regulatório, em que subiu da quarta para a segunda colocação entre os anos de 2022 e 2023.

Categorias em que Joinville cresceu:

Nessa categoria de ambiente regulatório, Joinville teve a nota de 8,423, a melhor avaliação da cidade.

Categorias em que Joinville piorou:

O determinante acesso a capital financeiro registrou a nota mais baixa de Joinville: 5,879. Nesse pilar são avaliados três fatores: operações de crédito por município, proporção relativa de capital de risco e capital poupado per capita.

Leia também: Santa Catarina tem as 3 melhores cidades do Brasil

Blumenau subiu sete lugares no Índice de Cidades Empreendedoras 2023

A cidade do Vale do Itajaí conseguiu evoluir sua nota de 6,648 no ICE 2022 para 7,185 no ICE 2023. Com isso, saltou da 20ª posição geral para a 7ª no ranking de melhores cidades para o empreendedorismo.

Blumenau teve seu melhor desempenho com o 8º lugar no determinante de inovação, com nota 7,795. Por outro lado, ficou apenas na 58ª colocação em capital humano, com nota 5,961. 

Categorias em que Blumenau cresceu:

Categorias em que Blumenau piorou:

Quer ver mais dados sobre as cidades catarinenses? Então conheça as novidades de Santa Catarina em Conheça SC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui