Turismo puxa o crescimento dos serviços em Santa Catarina

19/07/2024

Novidades no setor

Turismo puxa o crescimento dos serviços em Santa Catarina

Nos cinco primeiros meses de 2024, Santa Catarina atraiu mais turistas estrangeiros que no mesmo período de 2023. Esse crescimento do turismo no Estado é um dos fatores que vêm contribuindo para a alta do setor de serviços acima da média brasileira. O desempenho catarinense já é quase três vezes maior no acumulado do ano.

Veja mais dados sobre os serviços em Santa Catarina:

Acompanhe adiante os dados e a análise completa do Negócios SC.

Os resultados do setor de serviços em Santa Catarina

Na virada de abril para maio, o setor manteve-se em um patamar de estabilidade na média nacional. Com isso, o acumulado brasileiro ficou em 2% no volume de serviços até o quinto mês do ano na comparação com o mesmo intervalo de 2023. Os números são da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por outro lado, Santa Catarina acumula um crescimento de 5,4% em 2024, mesmo com a queda de 3,6% em maio. No acumulado de 12 meses, o resultado catarinenses é de +5,9%, enquanto a média brasileira fica na casa de +1,3%.

Todas as atividades analisadas pelo IBGE estão em alta no Estado:

Esses dados compreendem o período de janeiro a maio de 2024, frente ao mesmo intervalo do ano anterior.

Para completar, a expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é de que o setor de serviços cresça 2,1% até dezembro. Isso em relação aos 12 meses de 2023. O turismo especificamente deve registrar um resultado melhor, com alta de 2,9%.

Leia também: Veja a lista das 10 cidades mais seguras de Santa Catarina

Desembarques internacionais tiveram alta em Santa Catarina. (Foto via Freepik)

Os resultados do setor de serviços em Santa Catarina

O volume de atividades turísticas no Estado cresceu 4,9% no acumulado do ano. Esse foi o quarto melhor resultado do país no período, atrás da Bahia (+13,2%), de Minas Gerais (+9%) e de Pernambuco (+5,4%). Enquanto isso, a média brasileira ficou em +1,1%.

Somente na transição de abril para maio, o crescimento de Santa Catarina foi de 7,5%. Já o Brasil registrou uma queda de 0,7% devido às enchentes no Rio Grande do Sul, que derrubaram as atividades turísticas em -39,4% no estado vizinho.

Ainda assim, de janeiro a maio, o turismo no Brasil alcançou números bastante positivos. De acordo com a CNC, a partir dos levantamentos da Embratur, o volume de receitas internacionais com turistas atingiu a marca de 3,21 bilhões de dólares. O resultado foi 17,8% superior na comparação com o mesmo período de 2023 e o maior da série histórica iniciada em 2013.

Outro dado interessante é que o Brasil recebeu 3,28 milhões de visitantes estrangeiros nos cinco primeiros meses deste ano. Houve um aumento de 8,6% frente a 2023. O saldo ainda foi o melhor desde 2018.

Santa Catarina não ficou para trás e alcançou, igualmente, um novo patamar no turismo internacional. Falaremos sobre isso a seguir.

Leia também: Santa Catarina tem a 4ª maior geração de emprego no Brasil

Entrada de turistas internacionais supera 2023

De janeiro a maio, o painel Almanach, da Secretaria de Turismo de Santa Catarina, revela que 273.505 turistas de outros países passaram pelo Estado. O número é 35,4% acima do registrado no mesmo intervalo do ano passado.

Chegaram por via aérea 1.454.663 passageiros ao todo. De novo, o saldo foi maior que o de 2023, quando 1.416.688 turistas desembarcaram nos aeroportos catarinenses.

Isso contribuiu para o aumento na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) turístico pelo Estado. O governo catarinense arrecadou quase R$ 217 milhões dessa forma nos cinco primeiros meses do ano, ou 21% a mais que em 2023.

Leia também: Gere milhões de impactos para sua marca com as rádios da NSC

Os principais dados dos serviços em Santa Catarina

Qual é o resultado dos serviços em 2024?

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE, o setor teve um crescimento acumulado de 5,4% até maio, ante o mesmo período do ano anterior. Como comparação, a média brasileira esteve em 2%.

E como está o turismo no Estado?

Santa Catarina acumulou um resultado de +4,9% no volume das atividades turísticas de janeiro a maio de 2024.

Quantos turistas internacionais visitaram Santa Catarina nesse período?

Foram 273.505 visitantes estrangeiros passando pelo Estado, de acordo com a Secretaria de Turismo. O resultado é 35,4% maior que o registrado em 2023.

Acompanhe outros indicadores da economia catarinense com os conteúdos especialmente selecionados de Conheça SC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui