Vendas no mercado automotivo catarinense sobem 20% em 2024

03/01/2025

Novidades no setor

Vendas no mercado automotivo catarinense sobem 20% em 2024

O mercado automotivo no Brasil registrou um ano fenomenal em 2024. O setor cresceu 15% em vendas e, com isso, teve a maior evolução percentual desde 2007, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Mais ainda, o desempenho eleva o País ao posto de número um entre os que mais cresceram, considerando os dez maiores mercados globais.

Veja mais resultados do mercado automotivo em 2024:

Acompanhe as novidades do setor com os destaques do Negócios SC.

Número de emplacamentos em alta em Santa Catarina

O número total de emplacamentos no Brasil teve um aumento de 16,4% no acumulado de janeiro a novembro de 2024, isso frente ao mesmo período do ano anterior. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacados mais de 4,3 milhões de veículos no País.

Santa Catarina vem em um ritmo ainda mais acelerado, com um crescimento de 21,34% no ano. O Estado registrou mais de 200 mil emplacamentos entre janeiro e novembro, muito acima dos 165,6 mil do mesmo intervalo de 2023.

No segmento de automóveis e comerciais leves, a alta foi de 20,97% na comparação interanual. Já as motos tiveram uma evolução de 24,48%. 

O Vale do Itajaí foi a região de Santa Catarina com o maior volume de vendas no mercado automotivo, com quase 58,5 mil automóveis vendidos no ano. 

Número de emplacamentos por região entre janeiro e novembro de 2024:

No Vale do Itajaí também está o maior crescimento geral do Estado, na casa de 24,7%. A região ainda registrou a maior alta no segmento de automóveis e comerciais leves (+25,24%) e a segunda maior em motos (+30,24%), ficando atrás da Grande Florianópolis nesse aspecto por apenas sete décimos.

Inácio Veículos multiplica o retorno da publicidade com a rádio.

O volume de vendas no mercado automotivo

Outra forma de analisar o desempenho do setor é oferecida pela Pesquisa Mensal de Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mensalmente, ela traz os resultados do volume de vendas nas diferentes categorias do varejo, entre elas a de veículos, motocicletas, partes e peças.

Nesse sentido mais amplo do mercado automotivo, as vendas acumuladas no Brasil cresceram 14,4% no período entre janeiro e outubro de 2024, em relação ao mesmo intervalo do ano anterior.

Mais uma vez, Santa Catarina superou a média nacional e alcançou um crescimento de 20%. Inclusive, esse foi o segmento do comércio catarinense que mais avançou no período de análise. Foi, portanto, o resultado do setor automotivo que impulsionou uma alta de 7,9% no varejo ampliado do Estado, enquanto as categorias de materiais de construção e atacarejo cresceram 0,2% e 6,5%, respectivamente, sendo incluídas no mesmo grupo dos veículos.

A influência da publicidade na jornada de compra automotiva.

Perspectivas para o mercado automotivo em 2024

Os resultados de 2024 colocam o Brasil à frente de países como os Estados Unidos, a China e o Canadá na venda de veículos novos. Isso explica por que a Anfavea chamou este ano de “histórico” e digno de ser celebrado.

Para 2025 a projeção também é positiva. A estimativa da Associação é de que o número de emplacamentos de veículos leves e pesados cresça 5,6%. Já a produção deve aumentar 6,8% em relação a 2024.

O cenário poderia ser ainda melhor, não fosse a escalada dos juros imposta pelo Banco Central. Com isso, ficará mais difícil para o consumidor investir na compra de bens duráveis. Até porque, como revela o estudo da Globo “Jornada de compra automotiva”, oito em cada dez brasileiros estão com pelo menos metade da renda domiciliar comprometida com os gastos fixos. Ainda assim, as expectativas para o setor não deixam de ser favoráveis.

O papel das concessionárias na jornada de compra de carros.

Publicidade impulsiona o interesse pela compra do carro

As marcas do setor automotivo precisarão ter um esforço extra para atrair esse consumidor com um orçamento mais apertado. Aí entra a importância da publicidade para o setor, segundo a Globo.

Ver um anúncio é o principal fator para os brasileiros terem a marca automotiva em mente na jornada de compra. Inclusive, oito em cada dez consumidores já se interessaram sobre carros vistos nas propagandas.

Descubra então como impulsionar os resultados da sua empresa com as soluções personalizadas de comunicação na NSC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui