Uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apontou que 73% dos proprietários do segmento esperam terminar o primeiro trimestre de 2025 com aumento nas vendas, em relação ao mesmo período de 2024. Mas esse cenário positivo deve se estender por todo o ano, especialmente em Santa Catarina, como mostraremos a seguir.
Boas notícias para os bares e restaurantes em 2025:
- o calendário de datas especiais está muito favorável para a categoria;
- os feriados prolongados e o Carnaval trarão ótimas oportunidades;
- além disso, o fluxo de turistas internacionais aumentou em SC;
- e eles têm gastado 37% a mais no comércio e nos serviços.
Fique por dentro das principais expectativas para o segmento de alimentação fora do lar com a análise do Negócios SC.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
O panorama atual de bares e restaurantes
A categoria chegou a 2025 com bons resultados, apesar das dificuldades que os estabelecimentos enfrentam no dia a dia.
A Abrasel revela que, no final de 2023, 40% dos negócios tinham dívidas em atraso e 18% deles operaram no prejuízo em dezembro daquele ano. Já no final de 2024, a inadimplência ficou em 38% e os mesmos 18% registraram perdas na receita. Nesse sentido, o cenário mudou pouco.
Por outro lado, enquanto segmento de mercado, os bares e restaurantes registraram alguns números bastante positivos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) calculou um crescimento de 5,7% no volume de vendas em serviços de alimentação no Brasil, isso entre janeiro e novembro de 2024, na comparação com o mesmo intervalo do ano interior.
A categoria também somou 230 mil novas vagas de emprego em 2024 e alcançou o número recorde de 5,74 milhões de pessoas empregadas no food service brasileiro, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). A remuneração média dos trabalhadores foi outro indicador a crescer no período, com alta de 5,8% no ano, chegando ao salário de R$ 2.190.
Além disso, houve um crescimento no número de empresas atuando no ramo, como demonstram os dados da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC). No acumulado de 2024, a economia catarinense teve 6,1 mil novos empreendimentos em alojamento e alimentação.
O otimismo para 2025 então é mais que justificado, considerando os números recentes do segmento e as expectativas para os próximos meses.
7 tendências do setor de foodservice que impactam as vendas.
O Carnaval é apontado pela Abrasel como uma ótima oportunidade para os estabelecimentos. (Foto via Freepik)
Motivos para o otimismo em bares e restaurantes de Santa Catarina
1. Carnaval
A terça-feira de Carnaval será comemorada no dia 4 de março, portanto um pouco mais tarde que o usual. Para a Abrasel, isso fortalece a temporada de verão, que mantém seu ápice por mais tempo.
Nesse cenário, 59% dos proprietários de bares e restaurantes no Brasil esperam aumentar as vendas em até 20% durante o Carnaval 2025, frente ao evento do ano passado.
2. Turismo internacional
Associado ao Carnaval e ao verão — mas não só — está o crescimento do turismo internacional em Santa Catarina. O Estado recebeu ao longo de 2024 quase 500 mil turistas vindos do exterior, uma alta de 71,7% em relação ao ano anterior, como destaca o Ministério do Turismo. Os gastos dos viajantes estrangeiros também aumentaram 37%, segundo a Fecomércio SC.
Para os bares e restaurantes catarinenses, isso significa um maior movimento ao longo de todo o ano. Afinal, Santa Catarina tem alguns dos destinos mais procurados do Brasil. Contudo, esse fluxo é ainda mais intenso no verão — e o Carnaval tardio de 2025 atrairá uma nova leva de turistas internacionais quando a temporada começa a esfriar.
Os dados da Secretaria de Turismo do Estado mostram que houve uma queda de 41% na entrada de visitantes estrangeiros entre fevereiro e março de 2024. Agora, com o Carnaval 2025 ocorrendo em março, o fluxo internacional tende a ser mais parelho. Ainda nesse sentido, vale lembrar que o Brasil recebeu 228 mil turistas de fora do País durante o último período carnavalesco, como informa o Ministério do Turismo.
Oportunidade para aumentar as vendas de bares e restaurantes.
3. Feriados prolongados
Além da temporada de verão e do turismo internacional, outro fator impulsionará as atividades turísticas e, consequentemente, os bares e restaurantes em Santa Catarina neste ano. Em 2025, teremos uma série de feriados prolongados, alguns deles caindo nas quintas-feiras, o que deve estimular as viagens dentro do País.
O primeiro feriado prolongado de 2025 é o da Sexta-Feira Santa, em 18 de abril, que encontrará Tiradentes na segunda-feira seguinte, no dia 21 de abril.
O Dia do Trabalhador, comemorado sempre em 1º de maio, cairá numa quinta-feira. Uma situação parecida ocorrerá no ponto facultativo de Corpus Christi, em 19 de junho, e no feriado nacional da Consciência Negra, no dia 20 de novembro.
As datas comemorativas, por si só, ajudam a aumentar as vendas de bares e restaurantes. Com o calendário a favor, as chances de sucesso em 2025 então serão ainda maiores.
Aprenda agora com quatro marcas do segmento como elas conseguiram fortalecer os negócios, atrair clientes e vender mais.