Os resultados do comércio de Santa Catarina e do Brasil como um todo em 2025 são surpreendentes diante do recorde de inadimplência atingido neste ano, segundo os dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De todo modo, o setor tem bons motivos para comemorar, especialmente no caso do varejo catarinense, que vem crescendo muito acima da média brasileira.
Veja os principais resultados do comércio de SC e do Brasil:
- o varejo restrito cresceu 1,5% no Brasil entre janeiro e outubro deste ano;
- já o crescimento acumulado de Santa Catarina no mesmo período foi de 5,8%;
- SC então registrou o segundo melhor desempenho dos estados brasileiros;
- e as compras dos presentes de Natal deixam o setor ainda mais otimista.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
O crescimento do comércio brasileiro em 2025
Entre janeiro e outubro deste ano, a Pesquisa Mensal de Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que o volume de vendas no varejo restrito do País acumulou uma alta de 1,5% na comparação com o mesmo período de 2024.
O grande destaque foi o crescimento da categoria de eletrodomésticos. O segmento evoluiu 6,8% nesse intervalo.
Para a conclusão de 2025, a CNC projeta um avanço de 1,81% no volume de vendas do varejo restrito. A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias de novembro é um bom sinal nesse sentido. O maior otimismo nos lares de menor renda impulsionou a elevação do indicador no final de ano.
Já o varejo ampliado, que inclui as categorias de automóveis, materiais de construção e atacado alimentar, apresentou uma queda nacional de 0,3% no acumulado de janeiro a outubro. A CNC atribui esse desempenho ao patamar elevado da taxa básica de juros, cujo ciclo de alta começou em setembro de 2024.
Na última reunião do Copom em 2025, a taxa foi mantida a 15% ao ano pela quarta vez seguida. Mas, para 2026, o mercado espera uma redução a 12,25% ao ano, conforme o Boletim Focus de 12 de dezembro.
Consumo impulsiona a atividade econômica de SC a crescer 4,9%.
O comércio de Santa Catarina dispara no ranking nacional
O varejo catarinense registrou números muito mais expressivos neste ano. Tanto que o varejo restrito no Estado cresceu quase quatro vezes acima da média brasileira no acumulado de janeiro a outubro.
Nesse período, o comércio de Santa Catarina avançou 5,8% em relação ao mesmo intervalo de 2024. A Fecomércio SC destaca que esse foi o melhor desempenho para os primeiros dez meses do ano desde 2019, quando o aumento havia sido de 8,5%, ainda antes da pandemia de Covid-19.
— O resultado do ano é bastante positivo. Estamos crescendo em um ritmo muito superior ao do restante do Brasil. Entre os estados, estamos em segundo lugar no ranking, atrás apenas do Amapá. E a nossa pesquisa da Fecomércio indica que o Natal será bastante positivo, então precisamos celebrar — comentou o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni.
Os destaques catarinenses do ano no varejo restrito são os segmentos de outros artigos de uso pessoal e doméstico, com alta de 10,9% no período de janeiro a outubro, e hipermercados e supermercados, com alta de 7,4%.
Enquanto isso, no varejo ampliado, o setor catarinense contrariou a tendência nacional e registrou um crescimento de 2,8% no volume de vendas. Por sinal, a evolução de 7,8% do segmento de materiais de construção foi a segunda maior do Brasil nesses dez meses.
Estudo detalha a procura por materiais de construção no Brasil.
As compras de Natal aquecem ainda mais o comércio
O final de 2025 deve seguir em um ritmo bastante animador para o comércio catarinense.
De acordo com um levantamento da Fecomércio SC, os consumidores no Estado planejam aumentar os gastos com os presentes de Natal em 2,3% frente ao ano passado, já considerando a inflação do período. O valor médio das compras então deve chegar a R$ 721.
As categorias de vestuário, brinquedos e calçados são as mais procuradas para presentear pelo público estadual e ganham um impulso extra nas vendas de fim de ano. Os supermercados, hipermercados e atacarejos são outros segmentos em alta nesta época, garantindo mesas fartas para os catarinenses.
Para os lojistas que ainda não perceberam esse movimento todo, a pesquisa revela que 70% dos entrevistados deixaram para fazer as compras dos presentes nas duas últimas semanas até o Natal. Portanto, o maior impacto está por vir.
Saiba como impulsionar suas vendas com a visibilidade para seu negócio que somente a NSC oferece em Santa Catarina. Receba gratuitamente uma estratégia de mídia com poucos cliques.


