Como fortalecer a indústria da moda em Santa Catarina?

07/03/2025

Novidades no setor

Como fortalecer a indústria da moda em Santa Catarina?

A indústria da moda tem uma importante contribuição para a economia de Santa Catarina. É o segmento industrial que mais gera empregos e registra o segundo maior número de estabelecimentos no Estado, de acordo com os dados levantados pelo Observatório FIESC. Nesta leitura, você verá um panorama da atividade e descobrirá oportunidades para fortalecê-la. Acompanhe a seguir!

Destaques da indústria da moda em Santa Catarina:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

A produção de vestuário e acessórios se recupera em SC

Os últimos anos não foram fáceis para a indústria da moda em Santa Catarina. O cenário de pandemia, a falta de alguns insumos, a redução no poder de consumo e até as compras internacionais em sites como Shopee e SHEIN impactaram a produção catarinense.

Em 2022 e 2023, por exemplo, a Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa que a confecção de artigos de vestuário e acessórios caiu 3,1% e 9,2%, respectivamente, em relação aos anos imediatamente anteriores.

Depois de dois anos consecutivos de retração, a atividade então acumulou um crescimento de 10,3% em 2024, na comparação com 2023.

O cenário positivo da indústria se repetiu no comércio catarinense. O volume de vendas de tecidos, vestuário e calçados aumentou 5,1% em 2024, segundo o IBGE. O resultado superou a média brasileira de 2,9% e também o desempenho de Santa Catarina em 2023, quando caiu 6,1% frente a 2022.

Indústria de SC cresceu mais que o dobro da média nacional em 2024.

Panorama da indústria de moda em Santa Catarina

Considerando as atividades têxteis, de confecção, couro e calçados, Santa Catarina tem 9.940 mil estabelecimentos ativos, de acordo com os dados mais recentes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Isso faz da categoria a segunda colocada em maior número de empresas na indústria catarinense. Cerca de um terço dessas empresas de moda concentra-se nas cidades de Blumenau, Brusque, Gaspar, Joinville e Jaraguá do Sul.

Esses quase 10 mil negócios são responsáveis por 170,7 mil empregos formais no Estado, também conforme o MTE. Portanto, a moda não só lidera a geração de emprego em Santa Catarina dentro da indústria, como participa de uma a cada cinco vagas com carteira assinada no setor catarinense.

O Observatório FIESC, da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, ainda aponta que essas atividades movimentaram R$ 40,3 bilhões em valor bruto da produção industrial apenas em 2022. Vale lembrar, aquele foi um ano de queda para a categoria. 

Além disso, elas responderam por vendas de 288,6 milhões de dólares para o exterior em 2024, segundo as informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Os principais mercados compradores foram o Paraguai, o Uruguai, a Argentina, o México e o Peru.

Empresas de moda: 3 cases de sucesso que mostram a força da NSC.

Oportunidades para a indústria de moda catarinense

Um relatório do Observatório de Negócios do Sebrae Santa Catarina traz diversos insights para fortalecer a indústria de moda no Estado. Aqui reunimos os principais deles.

Tecnologia e digitalização

Para se posicionar em um mercado global e bastante competitivo, a indústria catarinense precisa fazer da gestão tecnológica um pilar dos negócios. A automação, a personalização em massa e experiências mais imersivas para o consumidor final são alguns dos caminhos apontados no relatório.

Sustentabilidade

A tecnologia também pode ser uma aliada da sustentabilidade com o uso de novos materiais, como os tecidos biodegradáveis. Por outro lado, o consumidor olha para práticas sustentáveis que não precisam ser necessariamente inovadoras, a exemplo da economia circular.

Internacionalização

A qualidade da indústria de moda catarinense é inquestionável. Há, inclusive, um enorme potencial de internacionalização das marcas. Para isso, o Sebrae recomenda estar presente em feiras internacionais e ter uma estratégia de posicionamento global.

Storytelling e tradição

Santa Catarina tem uma longa tradição têxtil e de confecção, com empresas centenárias e grandes polos industriais. Isso, aliado à qualidade da produção, pode ser incorporado no storytelling da marca como forma de agregar valor aos produtos.

Parcerias estratégicas

A indústria de moda catarinense pode se fortalecer ao somar forças com negócios de outras áreas, como as empresas de tecnologia pelas quais o Estado também é conhecido.

Outro tipo de parceria estratégica para o segmento está na comunicação. A NSC, por exemplo, fala com 92% do público-alvo em um período de 30 dias, segundo a Kantar IBOPE Media.

Quer mais dados para alavancar as vendas? Baixe o guia One Stop Shop NSC e descubra muitas novas oportunidades para fortalecer seu negócio.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui