Conheça as melhores cidades catarinenses para fazer negócios

15/12/2023

Novidades no setor

Conheça as melhores cidades catarinenses para fazer negócios

Muitos fatores tornam Santa Catarina um excelente mercado para fazer negócios. O Estado não somente é o segundo mais competitivo do Brasil, como tem em Florianópolis a cidade com maior competitividade do País, segundo o ranking de 2023 do Centro de Liderança Pública.

Santa Catarina também possui as três melhores cidades do Brasil, de acordo com a Austin Rating, e destaca-se pelo ambiente econômico, pela qualidade de vida, pela segurança, pela tecnologia, entre outros fatores. E agora temos mais uma prova de como o cenário catarinense é favorável para empreender.

No ranking “Melhores cidades para fazer negócios no Brasil em 2023”, elaborado pela consultoria Urban Systems e divulgado pela Exame, as cidades catarinenses aparecem com destaque em diferentes categorias. A análise considera apenas prefeituras com mais de 100 mil habitantes e leva em conta dados sobre população, infraestrutura, características urbanas, condições para empresas, entre outros, que compõem o Índice de Qualidade Mercadológica (IQM).

Veja a seguir os detalhes dos quatro principais setores econômicos do Estado.

Melhores cidades catarinenses para fazer negócios no comércio

Ao todo, foram sete categorias analisadas: comércio, serviços, mercado imobiliário, educação, indústria, agropecuária e saúde. Nas diferentes listas, as cidades de Santa Catarina só não ficaram entre as dez mais bem colocadas na área educacional e no agronegócio.

Já no comércio, o Estado emplacou três municípios entre os dez primeiros. Itajaí foi a cidade de Santa Catarina mais bem posicionada, aparecendo em terceiro lugar. Florianópolis, na quinta colocação, e Palhoça, na sétima, ainda figuram no topo da lista.

Posições de Santa Catarina ranking do comércio:

Leia também: Itajaí celebra 163 anos como 2ª maior economia de SC

Itajaí foi o principal destaque catarinense do comércio no ranking da Urban Systems. (Foto via Freepik)

Melhores cidades de Santa Catarina no setor de serviços

Apesar de Santa Catarina ter um dos melhores resultados do setor de serviços no Brasil, no acumulado de 2023 até outubro, somente Florianópolis aparece à frente do ranking da categoria, na quinta posição. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE, o volume de serviços em SC teve alta de 8,7% neste ano, em relação ao mesmo período de 2022.

Estela Benetti, comentarista de economia do NSC Total, aponta uma importante ausência nessa lista:

— Alguns resultados da pesquisa chamam a atenção por não terem captado potenciais cidades catarinenses fortes em determinadas áreas. Um exemplo é Blumenau não ser destaque em serviços — observa a colunista.

Ranking das cidades catarinenses em serviços:

Leia também: O que faz de Florianópolis um exemplo de inovação no Brasil?

Joinville tem o melhor ambiente de negócios no Brasil para a indústrias

O ranking das melhores cidades para fazer negócios na indústria tem uma presença muito maior dos municípios catarinenses. Joinville, a cidade mais populosa e a maior economia de Santa Catarina, aparece já na primeira posição nacional. A Urban Systems destaca os seguintes fatores para essa escolha:

Além disso, a proximidade com os portos do litoral de Santa Catarina e Paraná, de especial importância para o setor industrial, é outro aspecto que tornou Joinville o melhor ambiente de negócios no Brasil para a indústria.

Cidades de Santa Catarina mais bem colocadas no setor:

Leia também: Saiba como a indústria impulsiona o PIB de Santa Catarina

Ranking da agropecuária é incompleto sem Chapecó

Uma categoria em que o ranking “Melhores cidades para fazer negócios no Brasil em 2023” parece equivocar-se é o agronegócio. Enquanto cidades como Criciúma, Tubarão e Camboriú aparecem na lista, Chapecó não é sequer mencionada.

O município do Oeste catarinense não é apenas um polo agropecuário do Estado. Ali está, por exemplo, a terceira maior empresa de alimentos do Brasil e a maior exportadora de carne suína do País.

Ao todo, sete cidades de SC aparecem na lista da agropecuária:

Para completar, Santa Catarina figura com os seguintes destaques: Florianópolis é o terceiro melhor ambiente de negócios na saúde, o décimo no mercado imobiliário e o vigésimo quinto na educação. São José ainda aparece em nono lugar como melhor lugar para fazer negócios na área da saúde.

Quer descobrir mais oportunidades de negócio em Santa Catarina? Então baixe nossos estudos gratuitos sobre o mercado catarinense.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui