Dados mostram a intenção de comprar carro no Brasil em 2024

23/02/2024

Novidades no setor

Dados mostram a intenção de comprar carro no Brasil em 2024

Entre os proprietários de carro no Brasil, 66% pretendem trocar o automóvel atual por um mais novo ou melhor ainda neste ano. Isso é o que diz a pesquisa “A Relação do Brasileiro com o Automóvel” de 2024, realizada pela Serasa em parceria com o Opinion Box.

Ao comprar carro, o brasileiro busca sobretudo ter mais conforto nos deslocamentos. E seis em cada dez donos de automóveis no País os utilizam diariamente, o que mostra a capacidade de um veículo transformar a rotina do consumidor.

Mas essa escolha é raramente feita por impulso. Tanto que 59% das compras no setor automotivo não são pagas à vista, sendo o financiamento (36%) uma das principais formas de pagamento. Além disso, há o impacto financeiro do automóvel no dia a dia do orçamento familiar.

Entenda melhor como é essa relação dos brasileiros com o carro e quais são as perspectivas para o mercado automotivo em 2024 com os dados a seguir.

O resultado da venda de automóveis no Brasil em 2023

Para 2024, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) estima um crescimento de 13,5% nos emplacamentos do setor.

A projeção vem de um resultado bastante positivo em 2023, quando o Brasil emplacou mais de 4,1 milhões de veículos ao longo do ano. Esse desempenho representou um crescimento de 12% na comparação com 2022.

O maior destaque da venda de automóveis em 2023 foi para a categoria de comerciais leves, que teve alta de 20,44% no número de emplacamentos. Apenas o segmento de caminhões apresentou um resultado negativo no período, com queda de 16,39%.

Enquanto isso, Santa Catarina registrou um crescimento próximo ao da média nacional. O Estado demonstrou alta de 11,46% no número total de emplacamentos, de acordo com a Fenabrave SC. Em automóveis e comerciais leves o aumento foi de 18% em 2023. Ao todo, 183.840 veículos foram emplacados em terras catarinenses durante o ano.

O Vale do Itajaí foi a região de Santa Catarina que mais emplacou nesse período. No acumulado de janeiro a dezembro, ali foram emplacados 52.084 veículos.

Outro bom sinal para a venda de automóveis no Brasil em 2024 são os dados de janeiro da Fenabrave. Logo no início do ano, o setor automotivo cresceu 20,16% frente a janeiro de 2023 na média nacional. Já o mercado catarinense teve um crescimento de 22,72% na mesma base de comparação.

Leia também: O que o consumidor pensa na hora de comprar carro?

Setor automotivo prevê crescimento de 13,5% nos emplacamentos em 2024. (Foto via Freepik)

O gasto dos brasileiros com o carro

Os brasileiros veem o carro não só como um meio de locomoção, apesar de o principal motivo de uso do veículo para 34% do público seja o trajeto para o trabalho ou local de estudo, segundo a Serasa e o Opinion Box.

Para 58% dos entrevistados, o carro também é um patrimônio de sua família.

Mas isso não diminui o impacto financeiro de manter um automóvel. Os gastos com o carro chegam a representar entre 20% e 40% da renda anual para dois em cada dez brasileiros motorizados. Outros 58% dos proprietários gastam até 19% da renda anual nesse sentido.

No geral, 67% dos lares brasileiros colocam os gastos com automóvel entre as três maiores despesas. Essa opção vem atrás apenas dos gastos com alimentação, presentes em 69% das respostas.

Mesmo cientes dos custos e sabendo que até existem alternativas de transporte mais econômicas, a praticidade de locomoção ainda fala mais alto. Tanto que quatro em cada dez proprietários aumentaram a frequência de uso do carro nos últimos 12 meses. O mesmo número de pessoas manteve o nível de utilização nesse período.

Além disso, comprar carro continua sendo uma das principais metas dos brasileiros, como veremos adiante.

Leia também: Como o brasileiro avalia os preços e custo de vida no País?

Trocar ou comprar carro está nos planos para 2024

De acordo com a Fecomércio SC, no estudo “Expectativas do consumidor para o ano de 2024”, comprar ou trocar de automóvel ou moto é a terceira meta financeira mais citada pelos catarinenses para 2024. Esse objetivo só vem atrás de economizar e de comprar um imóvel neste ano.

Comprar carro também é um dos itens de desejo mais mencionados pelos brasileiros em uma pesquisa do Instituto Locomotiva. A intenção de compra de veículo foi citada por 57% dos entrevistados nessa consulta.

Já os números da EY Brasil indicam que 70% dos consumidores no País têm a intenção de comprar carro, colocando os brasileiros muito acima da média global, de 44%. Inclusive, 64% dos potenciais compradores em território nacional pretendem realizar a compra ainda em 2024. Os demais devem fazê-lo em 2025.

Quer saber mais sobre a relação do consumidor com o automóvel e como os catarinenses pretendem comprar carro? Baixe agora o estudo sobre o mercado automotivo produzido pelo Negócios SC com muitos outros dados.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui