Florianópolis é a cidade mais competitiva do Brasil graças à economia

01/09/2025

Novidades no setor

Florianópolis é a cidade mais competitiva do Brasil graças à economia

Florianópolis foi eleita em 2025, pelo terceiro ano consecutivo, a cidade mais competitiva do Brasil no Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Ao todo, 11 cidades catarinenses aparecem entre o top 100 nacional. Veja os detalhes da lista a seguir!

Destaques do Ranking de Competitividade dos Municípios 2025:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

O que faz de Florianópolis a cidade mais competitiva do Brasil?

Florianópolis continua no topo do Ranking de Competitividade dos Municípios em 2025, mas o resultado, embora mereça ser comemorado, também serve de alerta para a cidade.

A primeira posição na lista foi garantida com um ótimo desempenho na dimensão da economia, na qual lidera em nível nacional, especialmente no quesito de capital humano, mantendo-se na terceira posição geral, e em inovação e dinamismo econômico, subindo para o primeiro lugar.

No capital humano, o CLP avalia o nível educacional e a qualificação dos trabalhadores. Aqui, vale lembrar que Santa Catarina tem um maior percentual de jovens e adultos com ensino superior que a média brasileira, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) da Educação.

Já em inovação e dinamismo econômico, fatores como os recursos para pesquisa e desenvolvimento científico, produto interno bruto (PIB) per capita, crédito, renda média do trabalho formal e complexidade econômica são analisados. No quesito renda, por exemplo, os catarinenses também apresentam uma das maiores médias nacionais.

Por outro lado, Florianópolis perdeu posições em duas outras dimensões. Em instituições, a capital catarinense encontra-se agora no 59º lugar, enquanto aparecia em 46º no ano anterior. Na dimensão social, em que entram fatores como saúde, educação, segurança e meio ambiente, a cidade caiu cinco colocações e aparece na 69ª neste ano.

A própria liderança geral de Florianópolis foi por uma margem muito menor em 2025. Isso mostra que, para a cidade continuar sendo a mais competitiva do Brasil, será preciso mais que a força econômica e dos trabalhadores.

Veja quais são as maiores carências do comércio de Florianópolis.

Outras cidades catarinenses no Ranking de Competitividade dos Municípios

Na lista de 2025, Santa Catarina perdeu uma cidade entre as 100 mais competitivas do Brasil — eram 12 no ano anterior —, com a queda de Navegantes. 

Além da capital catarinense aparecendo em primeiro lugar, Jaraguá do Sul se destacou mais uma vez, mantendo-se na 12ª posição geral. Inclusive, foi o quarto município mais bem colocado na dimensão de sociedade.

Cidades de SC entre as 100 mais competitivas do Brasil:

As maiores mudanças foram registradas nas cidades de Concórdia, que ganhou 22 lugares no ranking, e de Balneário Camboriú, que caiu 20 posições.

Outros destaques de Santa Catarina no Ranking de Competitividade dos municípios podem ser apontados em pilares específicos da avaliação.

Cidades catarinenses entre as cinco melhores nos pilares individuais:

Com esses bons resultados individuais dos municípios, Santa Catarina se manteve como o segundo estado mais competitivo do País, ainda de acordo com o CLP.

Como os catarinenses avaliam a vida em Santa Catarina?

Sobre o Ranking de Competitividade dos Municípios

O Centro de Liderança Pública avalia anualmente os municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes nas dimensões de sociedade, economia e instituições. O estudo de 2025 abrangeu 418 municípios, sendo 19 deles em Santa Catarina.

A dimensão social tem o maior peso no ranking geral, correspondendo a 42,4% da avaliação. A economia vem depois, com 38,1%. Por fim, as instituições respondem por 19,5%. Cada dimensão ainda inclui uma série de pilares, subdivididos em 65 indicadores ao todo.

Estes são os pilares avaliados no ranking:

Individualmente, o pilar de inovação e dinamismo econômico tem o maior peso proporcional na metodologia do CLP, de 16,1%, o que ajuda a explicar o primeiro lugar geral para Florianópolis mesmo ficando atrás em outras dimensões avaliadas.

Quer estar sempre por dentro dos principais resultados de Santa Catarina? Então assine a newsletter do Negócios SC e receba as novidades por e-mail.

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui