Força da economia criativa impulsiona Santa Catarina

28/04/2023

Novidades no setor

Força da economia criativa impulsiona Santa Catarina

Santa Catarina tem uma das economias mais pujantes no Brasil graças à diversidade das atividades econômicas aqui realizadas. Serviços, comércio, indústria e agropecuária desempenham um importante papel para manter o Estado em crescimento.

Mas não podemos nos esquecer de que Santa Catarina possui uma rica cultura, capaz de gerar ainda mais riquezas para os catarinenses.

Não à toa, o Estado foi destaque no estudo do Observatório Itaú Cultural sobre a economia criativa no País. A cultura e a criatividade catarinenses respondem por 8,5% do PIB do setor.

Por sinal, você sabe o que é economia criativa? Veja mais detalhes sobre essa indústria no Brasil e em Santa Catarina a seguir.

O que é economia criativa?

A indústria criativa é um setor da economia baseado no capital intelectual. Ou seja, é a economia do conhecimento. Isso pode dar origem a bens tangíveis e intangíveis.

Veja o caso de atividades como moda e gastronomia. Ambas criam produtos tangíveis: roupas e pratos. Mas a criatividade por trás de uma coleção ou de uma receita, assim como os processos incorporados pelo conhecimento ao longo do tempo, são bens intangíveis. É também um setor muito associado à inovação e à produção cultural.

O Observatório Itaú Cultural, por exemplo, inclui as seguintes atividades na economia criativa: arquitetura, atividades artesanais, artes cênicas, artes visuais, cinema, rádio, televisão, desenvolvimento de software e jogos digitais, demais serviços de TI, design, editorial, gastronomia, moda, museus, música e publicidade.

Na última década, essas indústrias criativas tiveram uma participação crescente na composição do PIB brasileiro. Em 2012, elas respondiam por 2,72% da economia nacional. Então, em 2020, esse percentual subiu para 3,11%. 

Com isso, a participação do PIB da economia criativa no Brasil ultrapassou em 2020 o de setores como o automobilístico e a indústria extrativa.

Além disso, vale destacar que a indústria cultural impulsiona diversos outros segmentos. Um grande espetáculo musical movimenta o aluguel de equipamentos, montagem do espaço, prestadores de serviços, hotelaria, alimentação etc. Livros e revistas geram receita para a indústria de papel, as gráficas, as transportadoras, o comércio e assim por diante.

Portanto, não é exagero dizer que a cultura e a criatividade são fundamentais para o crescimento da economia brasileira como um todo.

Leia também: Dicas para incluir o marketing cultural na sua estratégia

A moda gera mais de 1 milhão de empregos na indústria criativa no Brasil. (Foto via Freepik)

Número de empregos e empresas na indústria criativa

De acordo com os dados do Observatório Itaú Cultural, o Brasil tem mais de 7,46 milhões de trabalhadores envolvidos na economia criativa. Desse total, 4,74 milhões são empregos formais e 2,72 milhões são informais.

A maioria desses postos de trabalho estão concentrados nas atividades de moda (562.234), demais serviços de TI (378.374), desenvolvimento de softwares e jogos digitais (346.374) e atividades artesanais (305.178). Mas esses números referem-se apenas aos trabalhadores especializados que atuam diretamente na indústria da criatividade.

Como destaca o relatório, há também os trabalhadores de apoio (trabalhadores não criativos empregados pelo setor criativo) e os incorporados (trabalhadores criativos empregados fora do setor criativo). Na moda, por exemplo, há outros 53.297 empregados de apoio e 615.532 incorporados.

Santa Catarina desponta nesse contexto como o quarto estado com o maior número de empregos na indústria criativa, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Por aqui, são mais de 490 mil trabalhadores no setor, com renda média de R$ 3.638,28.

Outro ponto positivo da economia criativa em Santa Catarina é o terceiro lugar na quantidade de empresas culturais e de criatividade. Dos 127.200 negócios brasileiros no setor, o Estado participa com 14.331 mil deles.

Leia também: Patrocínio da marca: acerte nessa estratégia de marketing

O PIB criativo de Santa Catarina

O Estado de Santa Catarina ainda é o terceiro maior contribuidor para o PIB da indústria criativa no Brasil, com 8,5% do total. Nesse quesito, São Paulo responde por mais da metade do produto interno bruto do setor, com 52,95%, seguido por Minas Gerais, com 9,28%.

Santa Catarina destaca-se principalmente no desenvolvimento de softwares e jogos digitais, assim como nos demais serviços de TI. Essas atividades têm um grande peso na composição do PIB da economia criativa.

Nesse sentido, também vale apontar que Santa Catarina é o estado onde o setor cultural tem a maior participação na economia: 4,03%.

Por fim, outra importante função da indústria criativa está no comércio exterior. Segundo dados do Ministério da Economia, o setor participou com 1,68 bilhão de dólares nas exportações catarinenses em 2022.

Quer saber mais? Veja outras matérias sobre a economia catarinense em Conheça SC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui