Geração de empregos em Santa Catarina volta a crescer

15/09/2023

Novidades no setor

Geração de empregos em Santa Catarina volta a crescer

Para quem procura vagas de emprego em Santa Catarina, o Estado tem 6.488 oportunidades disponíveis pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). Blumenau (712 vagas), São Miguel do Oeste (408) e Tubarão (367) são as cidades com mais postos anunciados.

Nesse sentido, o mercado de trabalho catarinense continua entre os melhores do Brasil. No entanto, o saldo de empregos desacelerou mês a mês durante o primeiro semestre. Apenas em julho os dados do Novo Caged mostraram uma recuperação do crescimento.

Quer ver mais detalhes sobre a geração de empregos em Santa Catarina? Acompanhe os dados que separamos para você!

Saldo de empregos no Brasil e em Santa Catarina

Como revela o painel de informações do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), a geração de emprego vem desacelerando no Brasil em 2023.

O País teve um saldo de 142.702 novos postos de trabalho com carteira assinada em julho. Esse foi o segundo resultado mais baixo no ano, atrás apenas de janeiro, quando o Brasil gerou um saldo de 85.964 empregos. De fevereiro em diante, houve um desempenho decrescente.

Santa Catarina vem apresentando um ritmo ainda mais lento. Em julho, o saldo foi de apenas 2.220 novas oportunidades. Como comparação, no mesmo período de 2022, o saldo registrado foi de 4.791.

No acumulado de janeiro a julho de 2022, Santa Catarina teve um saldo de 92.781. Enquanto isso, no mesmo intervalo de 2023, o resultado ficou em 63.660.

Por outro lado, o desempenho catarinense de julho na geração de emprego representa um retorno ao crescimento. Isso porque o saldo de junho havia sido ainda menor: 1.845 empregos.

O setor de serviços foi o maior responsável pelas contratações em Santa Catarina nos primeiros sete meses de 2023. Sozinho, ele gerou 54,9% dos novos postos com carteira assinada no Estado.

Saldo de empregos por setores da economia catarinense:

Apesar da desaceleração da geração de empregos, Santa Catarina reduziu a taxa de desocupação no mercado de trabalho. O índice, que era de 3,8% no primeiro trimestre do ano, caiu para 3,5% no segundo trimestre. Isso deixa Santa Catarina com o terceiro menor nível de desemprego no Brasil, atrás de Rondônia (2,4%) e Mato Grosso (3%).

O cenário catarinense, portanto, continua sendo muito positivo e a taxa de desocupação do Estado é comparável à das maiores economias do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, o índice ficou em 3,8% no mês de agosto.

Leia também: Comércio e serviços de SC têm 1º semestre de 2023 positivo

O setor de serviços gerou mais da metade dos empregos em SC. (Foto via Freepik)

Prodec e Pró-Emprego geram empregos em Santa Catarina

Para estimular a criação de empregos no Estado, o Governo de Santa Catarina vem fortalecendo iniciativas ligadas ao Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec) e ao Pró-Emprego. Ambos visam à geração de emprego e renda para os catarinenses por meio de incentivos fiscais.

No caso do Prodec, o Governo posterga um percentual do valor do ICMS das empresas participantes para que elas possam investir em novos projetos. Já o Pró-Emprego prevê a desoneração do imposto na aquisição de bens, mercadorias e serviços.

Em 2023, foram assinados 77 contratos desses dois programas. Eles totalizam R$ 6,9 bilhões que serão investidos até 2030 e devem gerar 4.902 empregos diretos, ou 8.117 empregos diretos e indiretos. Esses investimentos serão voltados à instalação e expansão de unidades no Estado, assim como à aquisição de insumos e maquinário para o aumento da produtividade industrial.

— Com este tipo de política pública que avançamos para tornar a economia de Santa Catarina ainda mais diversificada e descentralizada, fazendo com que, para além dos grandes centros já consolidados, o Estado como um todo seja cada vez melhor para se viver, investir e trabalhar — comenta Edgard Usuy, secretário de Estado do Planejamento.

Leia também: Desburocratização de Xanxerê impulsiona novos negócios

Turismo no segundo semestre aquece a geração de empregos

Outra boa notícia para a geração de empregos em Santa Catarina vem do turismo. Em julho, o segmento fechou o mês com saldo de 223 postos de trabalho gerados.

A expectativa da Fecomércio SC também é positiva para os próximos meses. Vale destacar nesse aspecto que o Estado recentemente ampliou a oferta de cruzeiros e voos internacionais. Empresas como Sky e JetSMART agora fazem a conexão aérea de Florianópolis com Lima (Peru) e Santiago (Chile), além dos trajetos para a Argentina e o Uruguai.

As festas de outubro em Santa Catarina são outro fator importante para o turismo e para a geração de empregos. Estima-se que a Oktoberfest de Blumenau, por exemplo, vá gerar 6 mil postos de trabalho temporários durante o mês. Isso inclui não somente o evento realizado no Parque Vila Germânica, como toda a cadeia turística, de outros serviços e do comércio.

Acompanhe mais indicadores da economia catarinense com as notícias de Conheça SC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui