A economia de Santa Catarina segue crescendo com a força da indústria catarinense. O setor estadual é um dos que mais crescem no Brasil em 2025, como indicam os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em seguida, trazemos os principais resultados desse pilar econômico do Estado, com destaque para a construção civil. Acompanhe!
O desempenho da indústria catarinense em 2025:
- Santa Catarina tem o terceiro maior resultado da indústria nacional no ano;
- o Estado registrou uma alta de 4,8% na produção entre janeiro e maio;
- no acumulado de 12 meses, o crescimento do setor estadual chega a 6,3%;
- SC tem a terceira maior geração de empregos da indústria e da construção.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
Produção da indústria catarinense tem crescimento em 2025
A Pesquisa Industrial Mensal (PIM), do IBGE, coloca o resultado da indústria de Santa Catarina muito acima da média brasileira neste ano.
No acumulado entre janeiro e maio, a produção industrial catarinense cresceu 4,8%, na comparação com o mesmo período de 2024. Já a média brasileira apresentou uma alta de 1,8% nesse intervalo. Isso quer dizer que a indústria do Estado vem crescendo em 2025 mais que o dobro do patamar nacional.
Mais ainda, Santa Catarina registra o terceiro melhor desempenho do setor no País. Apenas os estados do Pará (alta de 9,6%) e do Paraná (alta de 5,7%) tiveram melhores resultados no acumulado dos cinco primeiros meses do ano.
— O setor industrial é um orgulho para Santa Catarina, pois produz com qualidade, inovação e competitividade. Nossa produção é reconhecida tanto no Brasil quanto internacionalmente, o que garante um crescimento robusto e consolidado — comemorou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
O crescimento da indústria catarinense repete os feitos do comércio e do setor de serviços. O volume de vendas no varejo restrito de Santa Catarina evoluiu 7% entre janeiro e maio, contra 2,2% do Brasil no mesmo período. Enquanto isso, o volume de serviços no Estado cresceu 5,7%, ante os 3,6% da média brasileira.
Vendas no comércio e serviços de SC resistem à alta dos juros.
Possíveis sinais de desaceleração para a indústria catarinense
O crescimento da indústria de Santa Catarina neste ano é percebido em todos os 14 segmentos analisados pelo IBGE no Estado. Nesse sentido, o bom desempenho foi puxado principalmente por quatro categorias: a fabricação de produtos de metal, com exceção de máquinas e equipamentos; a fabricação de móveis; a fabricação de produtos de minerais não metálicos; e a fabricação de máquinas e equipamentos.
Segmentos da indústria catarinense com maior crescimento em 2025:
- Produtos de metal, com exceção de máquinas e equipamentos: +19,3%
- Móveis: +10,3%
- Produtos de minerais não metálicos: +9,4%
- Máquinas e equipamentos: +8,8%
- Máquinas, aparelhos e materiais elétricos: +5,5%
- Metalurgia: +5,1%
- Produtos têxteis: +4,7%
No entanto, a perspectiva para o restante de 2025 é de uma desaceleração do crescimento. Isso já foi sentido no resultado de maio, quando o setor estadual apresentou um recuo na produção de 0,2% em relação a abril deste ano.
O resultado acumulado em 12 meses, então, vem caindo aos poucos para a indústria catarinense. O crescimento, que era de 8% até março, passou a 6,8% em abril, e 6,3% em maio.
A desaceleração do setor é um efeito esperado diante dos juros em alta e da taxação dos produtos brasileiros pelos Estados Unidos. Vale lembrar que o mercado estadunidense é o principal destino das exportações de Santa Catarina.
Estudo detalha a procura por materiais de construção no Brasil.
Construção civil de SC é destaque na geração de empregos
Outra contribuição importante da indústria para a economia catarinense está na geração de empregos. Inclusive, Santa Catarina foi o terceiro estado que mais gerou postos de trabalho com carteira assinada no setor industrial em 2025, conforme os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).
Estados com maior saldo de empregos na indústria até maio:
- São Paulo: 63,6 mil
- Rio Grande do Sul: 35,6 mil
- Santa Catarina: 28,8 mil
Nesse sentido, a construção civil também merece destaque por sua posição nacional. A indústria construtiva do Estado é a terceira que mais abre oportunidades formais no País.
Estados com maior saldo de empregos na construção até maio:
- São Paulo: 35,4 mil
- Minas Gerais: 19 mil
- Santa Catarina: 11,5 mil
A construção civil catarinense, por sinal, responde por 5,5% do produto interno bruto (PIB) da categoria no Brasil, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Categoria essa que tem a projeção de crescer 2,3% em nível nacional neste ano.
Continue por dentro dos principais resultados do mercado de Santa Catarina com o Negócios SC. Assine nossa newsletter e as novidades estarão sempre a um e-mail de distância.