Novas oportunidades de emprego crescem em Santa Catarina

06/11/2023

Novidades no setor

Novas oportunidades de emprego crescem em Santa Catarina

O terceiro trimestre de 2023 trouxe ótimas notícias sobre a geração de emprego no Brasil. De acordo com o Novo Caged, considerando o período de janeiro a setembro, o País acumulou um saldo de 1,6 milhão de novas vagas com carteira assinada.

Com isso, o Brasil registrou a menor taxa de desemprego desde 2015, chegando ao índice de 7,7% no trimestre encerrado em setembro deste ano. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do IBGE, ainda mostram que o número de pessoas ocupadas bateu recorde, alcançando a marca de 99,8 milhões de pessoas.

Outro bom resultado é a alta do rendimento médio real do trabalho no País. No terceiro trimestre de 2022, por exemplo, os trabalhadores brasileiros recebiam R$ 2.862, em média. Já no mesmo período de 2023, o valor subiu para R$ 2.982.

Mas e como está a geração de novas oportunidades de emprego em Santa Catarina? O Estado, que fechou o segundo semestre deste ano com uma taxa de desemprego de 3,5%, intensificou a abertura de vagas de trabalho nos meses seguintes. Acompanhe os resultados!

O crescimento das oportunidades de emprego em Santa Catarina

Santa Catarina acumula um saldo de 82.591 novas vagas de trabalho com carteira assinada entre janeiro e setembro de 2023. Ao todo, foram 1.167.834 admissões e 1.085.243 desligamentos durante os três trimestres.

Apenas em setembro, o Estado gerou 12.017 oportunidades de emprego, como revelam os dados do Novo Caged. Esse foi o primeiro mês desde março que a economia catarinense teve um saldo de cinco dígitos nesse indicador.

Setembro também confirmou a trajetória de crescimento das oportunidades de emprego em Santa Catarina. O saldo de 6.733 novas vagas em agosto já representara um importante avanço em relação a julho e o desempenho seguinte foi quase o dobro. Com isso, Santa Catarina liderou a geração de empregos no Sul do Brasil no mês de setembro.

As cidades catarinenses que mais geraram empregos de janeiro a setembro foram:

  1. Joinville: 9.769 novas vagas
  2. Itajaí: 7.220 novas vagas
  3. Chapecó: 4.096 novas vagas
  4. Blumenau: 3.254 novas vagas
  5. Navegantes: 2.772 novas vagas
  6. Jaraguá do Sul: 2.484 novas vagas
  7. Palhoça: 2.428 novas vagas
  8. Criciúma: 2.354 novas vagas
  9. Tubarão: 2.162 novas vagas
  10. Itapema: 2.049 novas vagas

A capital Florianópolis ficou apenas no 11º lugar nessa lista, com 1.898 postos de trabalho abertos no período. Esse resultado é, em grande parte, devido ao desempenho negativo do comércio florianopolitano na geração de oportunidades de emprego em 2023.

Enquanto isso, cidades menores destacaram-se pela força em outros setores da economia catarinense. Itapema, por exemplo, registrou 1.716 novas vagas somente na construção civil graças ao crescimento do mercado imobiliário no litoral do Estado.

Leia também: Mercado imobiliário de SC valoriza acima da média em 2023

Construção civil fortalece o mercado de trabalho em Santa Catarina. (Foto via Freepik)

Consumo das famílias catarinenses puxa geração de emprego

Setembro ainda trouxe a recuperação do comércio catarinense na abertura de oportunidades de emprego. O saldo ficou em 2.351 novas vagas no mês. Até então, em 2023, o setor passou vários meses com resultado negativo nesse quesito.

De acordo com o Observatório FIESC, o consumo das famílias foi um grande impulsionador da geração de emprego em Santa Catarina. Sobretudo a desinflação do preço dos alimentos e o aumento do ganho real dos trabalhadores fortalecem o poder de compra dos catarinenses. Isso estimula os negócios no varejo, que então podem contratar novos colaboradores.

Entretanto, o setor de serviços continua sendo o maior responsável pelas oportunidades de emprego em Santa Catarina. No acumulado de janeiro a setembro de 2023, o saldo ficou em 45.912 novos postos de trabalho, ou 55,6% das vagas abertas no Estado.

Veja os setores que tiveram maior geração de emprego em 2023:

Outro destaque foi a indústria que, somada à construção, abriu mais de 30 mil vagas em Santa Catarina.

Leia também: Produção industrial de SC tem recuperação

Novas vagas de trabalho em Santa Catarina

O final de 2023 ainda promete abrir muitas oportunidades no mercado de trabalho catarinense. No Sistema Nacional de Emprego (Sine/SC) já são mais de 7 mil vagas disponíveis.

Toda semana, os veículos da NSC divulgam centenas de oportunidades, como as mais de 900 em Chapecó, as mais de 300 em Biguaçu e outras tantas na região Norte de Santa Catarina.

Além disso, o Estado deve abrir 16,5 mil vagas de trabalho temporário neste fim de ano, conforme a estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Santa Catarina tem a quinta melhor perspectiva do Brasil para a geração de oportunidades de emprego nesta temporada.

Conheça outras novidades do mercado catarinense baixando os estudos e pesquisas disponíveis no portal.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui