O que faz de Florianópolis um exemplo de inovação no Brasil?

06/10/2023

Novidades no setor

O que faz de Florianópolis um exemplo de inovação no Brasil?

Florianópolis foi mais uma vez reconhecida como exemplo de inovação no Brasil. Desta vez, a capital catarinense venceu o 8º Prêmio de Inovação Nacional, na categoria “Ecossistema de Inovação de Grande Porte”.

A premiação é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Sebrae. Ela ainda tem correalização de Sesi, Senai e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), além do apoio institucional da CAPES.

Santa Catarina, por sinal, foi o segundo estado com o maior número de indicações ao prêmio, atrás apenas de São Paulo. Foram 12 finalistas catarinenses ao todo. Na ocasião, consagram-se a empresa florianopolitana NanoScoping (Inovação de Produto e Inovação em Saúde e Segurança no Trabalho entre pequenos negócios) e a holding timboense CHRISTAL (Inovação em Sustentabilidade entre pequenos negócios). Letícia Mazzarino, cofundadora da NanoScoping, ainda conquistou a categoria Pesquisador Inovador.

Mas o que torna o Estado e, em especial, Florianópolis um exemplo tão positivo de inovação no Brasil? Destacamos três pontos sobre a capital de Santa Catarina para acompanhar.

Décadas de investimento em inovação

No discurso de agradecimento, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, declarou:

— Há 40 anos, Florianópolis fundou seu ecossistema a partir da colaboração das universidades, entidades da sociedade civil, dos empreendedores e dos governos. Hoje, contamos com mais de 4.500 empresas de base tecnológica instaladas na cidade.

Essa fala demonstra a importância de um planejamento e investimento em inovação no longo prazo. Não à toa, Florianópolis continuamente se destaca nesse e em outros fatores relacionados. A cidade, por exemplo, já foi eleita entre os 20 melhores ambientes de negócio da América Latina pelo Startup Ecosystem Report 2022.

Esses 40 anos mencionados pelo prefeito refletem a história da primeira incubadora de Santa Catarina. O Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta) foi criado em 1986, por iniciativa do Governo do Estado, para aproveitar os talentos e conhecimentos gerados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em soluções empresariais.

De lá para cá, novas iniciativas governamentais e da sociedade civil avançaram ainda mais o ecossistema de inovação em Florianópolis. E, ainda hoje, projetos como o Floripa Mais Tec e o Floripa Conecta continuam desenvolvendo o mercado local.

Nesse sentido, ainda vale a menção à Rede de Inovação Florianópolis, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) que trabalha para gerar e escalar negócios inovadores de forma descentralizada pelo município. Com isso, tem-se um estímulo ainda maior à inovação e mais oportunidades na área.

Leia também: Florianópolis torna-se a cidade mais competitiva do Brasil

Santa Catarina foi reconhecida no Prêmio de Inovação Nacional em 2023. (Foto de Iano Andrade/CNI)

Capital humano

Em diversas premiações recebidas por Florianópolis, o capital humano é sempre um dos fatores mais valorizados na cidade. Por sinal, a capital catarinense ocupa a primeira posição nesse quesito no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com o apoio da Endeavor.

Desse modo, não podemos deixar de celebrar o papel das universidades públicas presentes em Florianópolis que levaram à conquista do Prêmio Nacional de Inovação 2023.

Começando pela UFSC, o QS World University Rankings 2024 elegeu a universidade como a 8ª melhor instituição de ensino superior do Brasil e a 23ª da América Latina e do Caribe. Já os dados do Ministério da Educação (MEC) colocam-na como a 4ª melhor federal do País.

Além dela, temos a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que figura no ranking das melhores universidades do mundo elaborado pela organização Times Higher Education.

Essa formação de qualidade é importante porque, além de atrair talentos de fora, o ecossistema de inovação exige soluções locais para o contínuo desenvolvimento de talentos.

Leia também: Santa Catarina cresce no Índice de Cidades Empreendedoras

Infraestrutura e qualidade de vida

Para que empresas e profissionais se estabeleçam em Florianópolis, a própria estrutura da cidade desempenha uma função essencial.

Então, vale destacar que a cidade é a mais competitiva do Brasil, segundo o Ranking de Competitividade elaborado pelo Centro de Liderança Pública. A força econômica e a qualidade da saúde são alguns dos fatores que embasaram essa escolha, além da própria inovação e do capital humano.

Nem podemos esquecer que essa é a capital mais segura do País, de acordo com os dados do IBGE e do Ministério da Saúde.

Tudo isso faz com que empreendedores e demais profissionais queiram vir para Florianópolis investir, trabalhar e gerar renda.

Além disso, a presença do aeroporto internacional, a conectividade com outras capitais do Brasil e a proximidade de grandes portos são outros pontos favoráveis ao ambiente de negócios em Florianópolis.

Leia também: Veja 5 motivos por que empreender em Florianópolis

Destaque seu negócio no ecossistema de inovação em Florianópolis

Se você tem um negócio inovador, a NSC ajuda a elevar sua comunicação na Grande Florianópolis e em toda Santa Catarina. Cases de sucesso como o da IDataDev e da startup AHOY! mostram que a escolha do veículo certo faz toda a diferença para alcançar o sucesso.

Quer saber mais? Experimente o Simulador de Campanha da NSC e escolha a região que deseja impactar com sua marca.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui