Os setores da indústria catarinense que mais geram empregos

04/11/2024

Novidades no setor

Os setores da indústria catarinense que mais geram empregos

Santa Catarina tem o menor índice de desemprego do Brasil em 2024. O Estado fechou o primeiro semestre do ano com apenas 3,2% da população desocupada, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E a indústria catarinense é uma das principais responsáveis por esse ótimo resultado.

Veja então os setores que mais empregam na indústria de SC:

Acompanhe as novidades do mercado catarinense com o Negócios SC!

A geração de emprego em Santa Catarina

O Brasil está em uma crescente de empregabilidade que não se via desde 2014. Tanto que a taxa de desemprego no País ficou em 6,8% no trimestre encerrado em julho, como aponta o IBGE, com o número recorde de 102 milhões de brasileiros ocupados.

Santa Catarina vem acompanhando esse movimento do mercado e, entre janeiro e agosto de 2024, acumulou um saldo de 115.795 novos postos de trabalho com carteira assinada. O resultado é 63% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior. Os dados são do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE) e estão presentes no painel do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

O setor de serviços foi o principal gerador de emprego em Santa Catarina nos primeiros oito meses de 2024. Ele respondeu por 45,9% das novas vagas com carteira assinada no Estado. Em seguida, vem a indústria, com 35,9%. Já a construção aparece em terceiro lugar, com 11,2% de participação.

Não é coincidência que os dois setores que mais empregaram em Santa Catarina também tiveram bons desempenhos econômicos no período. Os serviços, por exemplo, apresentaram alta de 5,6% frente ao mesmo intervalo de 2023, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE. Enquanto isso, a indústria catarinense cresceu 6,4% no acumulado do ano, mais que o dobro da média brasileira, também de acordo com o IBGE.

O que faz de SC o 2º estado mais competitivo do Brasil?

A construção é a área da indústria de SC com mais oportunidades. (Foto via Freepik)

Os setores da indústria catarinense que mais empregam

O saldo de mais de 41 mil vagas de trabalho com carteira assinada da indústria catarinense coloca o Estado como o segundo no Brasil que mais gerou empregos no setor em 2024. Santa Catarina ficou atrás apenas de São Paulo, que registrou um saldo de 109.908 novas oportunidades formais.

Na construção civil, um braço forte da indústria catarinense, o saldo de empregos foi o sexto melhor do País entre janeiro e agosto de 2024. Os 12.959 novos postos de trabalho em Santa Catarina ficaram atrás de São Paulo (109.908), Minas Gerais (26.266), Rio de Janeiro (17.830), Paraná (17.030) e Goiás (13.705).

Ainda vale ressaltar que a construção representa um terço do emprego formal de Santa Catarina, como indicam os dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Depois da construção, o setor industrial que mais gerou empregos no Estado foi o de têxtil, confecção, couro e calçados. Ele adicionou 9 mil postos formais de trabalho à economia catarinense, como destaca o Observatório FIESC. Na terceira posição aparece a atividade de confecção de peças de vestuário, com 4,1 mil vagas no período acumulado até agosto.

Entenda a importância da construção civil em Santa Catarina.

Os cinco setores que ainda vão criar mais empregos até 2027

A expectativa é de que a indústria catarinense continue crescendo nos próximos anos. Isso é o que sugere o Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027, elaborado pela CNI. Até 2027, cinco setores específicos ainda terão um impacto mais significativo na geração de emprego em Santa Catarina.

1) Logística e transporte: 224,9 mil

As oportunidades estarão sobretudo nas funções de técnicos de controle da produção, motoristas de veículos de cargas, almoxarifes e armazenistas.

2) Operação industrial: 116,3 mil

O estudo prevê a demanda por profissionais nas áreas de alimentação das linhas de produção, embalagem, etiquetagem, carga e descarga de mercadorias.

3) Metalmecânica: 86,5 mil

Serão necessárias novas vagas para montadores de veículos automotores, profissionais de soldagem e corte de ligas metálicas, trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos.

4) Construção: 77,5 mil

O mercado demandará operadores de máquinas de terraplanagem, ajudantes de obras, trabalhadores de estruturas de alvenaria, entre outros profissionais.

5) Têxtil e vestuário: 70 mil

Há necessidade de pessoas na operação de máquinas para a costura de peças do vestuário, preparação da confecção de roupas, tear e máquinas similares.

Aproveite para saber mais sobre a indústria catarinense baixando um estudo exclusivo sobre o mercado da construção civil no Estado.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui