Santa Catarina recebe 67,3% mais turistas estrangeiros

23/06/2025

Novidades no setor

Santa Catarina recebe 67,3% mais turistas estrangeiros

A entrada de turistas estrangeiros no Brasil vem batendo recordes em 2025 e Santa Catarina está entre os estados que mais cresceram nesse sentido. Com isso, o volume de atividades turísticas teve uma enorme evolução em solo catarinense. Acompanhe os resultados do setor com os dados que o Negócios SC traz agora para você.

Sobre a entrada de turistas estrangeiros no Brasil e em Santa Catarina:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

O Brasil bate recorde de turistas estrangeiros em 2025

Nos cinco primeiros meses de 2025, o País já alcançou 70% da meta de entrada de visitantes do exterior prevista para este ano todo no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. Foram 4,8 milhões de turistas estrangeiros no período, um salto de 49,7% frente ao mesmo intervalo de 2024.

Os dados de Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal mostram que, apenas no mês de maio, o Brasil recebeu 461.341 viajantes vindos de fora. Como referência, no mesmo mês do ano anterior foram 125.689 ingressos no País.

O Brasil então deve alcançar a marca de 8 milhões de turistas internacionais ao longo de 2025. Esse número supera em muito a previsão inicial de 6,9 milhões de pessoas entrando em solo brasileiro até dezembro.

Nesse contexto, cinco mercados foram responsáveis por emitir 72,9% dos turistas estrangeiros que o Brasil recebeu entre janeiro e maio de 2025:

Mas foram os argentinos que mais contribuíram para o Brasil bater o recorde na entrada de turistas estrangeiros nos cinco primeiros meses do ano. Entre 2024 e 2025, houve uma alta de 96,8% em visitantes originários da Argentina.

Brasileiros planejam gastar mais com turismo no País; veja como!

Santa Catarina tem a segunda maior alta do turismo internacional

Os destinos catarinenses estão entre os mais procurados no Brasil pelos turistas estrangeiros. Tanto que, de janeiro a maio deste ano, o Estado recebeu 512 mil visitantes de fora do País.

Na comparação com o mesmo período de 2024, Santa Catarina registrou um crescimento de 67,3% no turismo internacional. Apenas o Rio Grande do Sul, com alta de 94%, teve um desempenho mais acentuado nesse intervalo.

— Santa Catarina é um dos estados mais encantadores do Brasil. Tem praias de tirar o fôlego, turismo de aventura, cultura rica, festas tradicionais e agora colhe os frutos de um trabalho de promoção muito bem feito — declarou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

O resultado fez com que Santa Catarina tivesse o segundo maior crescimento do turismo no Brasil durante a temporada de verão. A alta foi de 11,5%, de acordo com um levantamento da Fecomércio de São Paulo, com base no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Mais de um terço dos turistas que o Estado recebeu no período, ou 35% do total, era de estrangeiros, conforme destaca Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio SC.

O volume de atividades turísticas da economia catarinense ainda cresceu 10,5% no acumulado do ano até abril. De novo, apenas um estado superou o desempenho de Santa Catarina: o Rio de Janeiro acumulou uma evolução de 14% na comparação com o mesmo intervalo de 2024. Enquanto isso, a média brasileira avançou 6,4%.

Veja o novo perfil de turistas de verão no litoral catarinense.

Gastos dos turistas estrangeiros atinge um patamar histórico

Outro recorde que o setor turístico brasileiro registrou no início de 2025 diz respeito aos gastos dos visitantes internacionais. O Banco Central informa que eles movimentaram 3,09 bilhões de dólares, ou 17,6 bilhões de reais, somente no primeiro quadrimestre do ano.

O valor observado foi 15,2% superior ao do mesmo intervalo de 2024. Além disso, foi o maior já registrado para esses quatro meses do ano.

Com isso, Santa Catarina elevou também a arrecadação de impostos com o turismo. O ICMS turístico gerou R$ 234,76 milhões para o Estado entre janeiro e maio. Em 2024, no mesmo período, foram arrecadados R$ 216,93 milhões, de acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda.

O Negócios SC tem muitos outros conteúdos sobre turismo. Descubra agora três dicas para impulsionar o setor em Santa Catarina.

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui