Turismo no Brasil: como o setor avalia a demanda em 2022?

17/10/2022

Novidades no setor

Turismo no Brasil: como o setor avalia a demanda em 2022?

Seis em cada dez brasileiros pensam que férias de verdade devem sempre incluir uma viagem. Um número ainda maior de pessoas, sete em dez, gostaria de viajar e conhecer novos lugares. Esses dados da Kantar IBOPE Media reforçam como o turismo ocupa um lugar de destaque nos sonhos de consumo do País.

Outro número positivo para a recuperação do setor turístico no Brasil vem do estudo Narrativa Travel – 2022, da Meta. Nele, 66% dos entrevistados afirmaram que pretendem viajar até o final de 2022.

Então, isso quer dizer que o turismo no Brasil está crescendo? Acompanhe os indicadores a seguir e descubra!

Demanda do turismo no Brasil em 2022

De acordo com a Pesquisa Mensal dos Serviços, do IBGE, as atividades relacionadas ao turismo cresceram mais que a média do total de serviços no Brasil.

No acumulado entre janeiro e agosto de 2022, os serviços de alojamento e alimentação tiveram alta em volume de 33,8% na comparação com o mesmo período de 2021. Enquanto isso, a média dos serviços no País registrou alta de 8,4%. Já os transportes cresceram 13,8% nesse intervalo.

No primeiro semestre deste ano, metade das agências e operadores de turismo avaliados pelo Ministério do Turismo relataram que a demanda turística no Brasil aumentou em relação aos seis primeiros meses de 2021. Outros 21,4% apontaram uma estabilidade nesse sentido.

Mais importante ainda, 45,9% das empresas do setor apresentaram aumento de faturamento, ante 20% que se mantiveram estáveis.

A expectativa para o final de ano anima o mercado de turismo no Brasil, já que 77% dos brasileiros que desejam viajar têm destinos dentro do próprio território nacional, como informa a Kantar Ibope Media.

Além disso, os turistas estrangeiros estão voltando ao País. De janeiro a julho de 2022, os gastos deles cresceram 84% no Brasil, na comparação com o mesmo período de 2021. O valor superou os 2,7 bilhões de dólares, conforme os números do Ministério do Turismo. Até o final do ano, esperam-se 4,2 milhões de turistas estrangeiros em nossas terras.

Leia também: Quem é o turista na temporada de verão em Florianópolis?

Turistas estrangeiros voltam ao Brasil em grande número. (Foto via Freepik)

Turismo em Santa Catarina está mais otimista que a média nacional

Na média dos estados avaliados pelo Ministério do Turismo, 71,5% das empresas do setor esperam aumento da demanda pelos serviços ofertados neste segundo semestre de 2022. A expectativa também é de alta no faturamento para 67,7% delas.

Já o número de empregados no mercado turístico deve se manter estável, com essa tendência apontada por 53,9% das agências e operadores de turismo. Um número menor, mas ainda relevante, de 34,9%, deve contratar mais colaboradores até o final do ano.

Nesse aspecto, o turismo em Santa Catarina está mais otimista que a média nacional. Inclusive, tem a segunda melhor expectativa do setor entre os estados analisados, atrás apenas do Paraná.

Expectativa das empresas de turismo em Santa Catarina:

A diversidade turística do Estado alimenta esse otimismo. Aqui estão tradicionais destinos de praia, que motivam as viagens a lazer de cinco a cada dez brasileiros, alguns dos destinos mais sustentáveis do mundo, opções de aventura, de gastronomia, de vida noturna e muito mais.

Leia também: Consumidor em Santa Catarina está mais confiante

Estratégias do marketing turístico segundo o Sebrae

Se a demanda turística está em alta, como as empresas do setor podem atrair o consumidor interessado? O Sebrae traz algumas dicas a esse respeito.

1. Entenda quem é seu público-alvo

Sua empresa tem serviços mais voltados para famílias ou viajantes solo? Para o turismo de negócios, de lazer ou de aventura? Conhecer o perfil socioeconômico, os interesses e as dificuldades desse viajante é necessário para fazer um marketing turístico eficiente. Por exemplo, na hora de definir as mídias para anunciar seu negócio, o turista de negócios e o que procura experiências culturais e gastronômicas podem estar em meios diferentes no dia a dia.

2. Invista em conteúdos valiosos

Na internet, trabalhe em torno das palavras-chave com conteúdos interessantes para o público-alvo. Compartilhe dicas de lugares para aproveitar que vão além do seu próprio negócio, valorizando o destino como um todo. Aproveite também as tendências de vídeo marketing e marketing de influência para ampliar o alcance da comunicação.

Se tem dúvidas sobre como fazer isso, a NSC tem um núcleo especializado em criação de conteúdo para marcas.

3. Aproveite as redes sociais

As redes sociais são usadas como buscadores pelos consumidores tanto quanto o Google. Então, é importante ter uma presença consistente na internet, com páginas atualizadas e conteúdos com boa produção visual para despertar o desejo do público. 

Veja agora todas as soluções da NSC em publicidade digital, incluindo as redes sociais e o conteúdo patrocinado, para se destacar no marketing turístico.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui