Santa Catarina atrai milhões de visitantes todos os anos. Somente em 2024, o número estimado pela Secretaria de Turismo (Setur) é de 6,1 milhões de pessoas.
O litoral catarinense já tem fama mundial, sendo um dos destinos brasileiros mais procurados por residentes no País e estrangeiros, especialmente na época de final de ano. Mas são 15 regiões turísticas para conhecer no Estado, com destinos para todos os gostos e bolsos.
Então, o que fazer em Santa Catarina?
- o litoral oferece muito além de praias, com atrações culturais e parques estaduais;
- a gastronomia é um dos pontos fortes do Estado, com destaque para o enoturismo;
- o turismo de aventura e o turismo rural estão presentes em diversas regiões;
- assim como os destinos de águas termais, espalhados por vários municípios catarinenses.
Conheça a seguir os principais atrativos de Santa Catarina e o que fazer em cada uma das regiões.
Turismo em Santa Catarina: destaques das 15 regiões turísticas
Alto Uruguai Catarinense
O Alto Uruguai Catarinense abrange os municípios no entorno de Concórdia, no Oeste do Estado. É uma ótima opção para recarregar as energias em contato com a natureza. Os destaques da região incluem as águas termais de Piratuba e Itá, sítios arqueológicos, além do Parque Estadual Fritz Plaumann, uma das dez unidades de conservação e um dos sete parques estaduais em território catarinense.
Caminho dos Canyons
O Caminho dos Canyons, no extremo sul de Santa Catarina, tem vistas de tirar o fôlego. A região compartilha com o Rio Grande do Sul o Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, que oferece o melhor em turismo de aventura: voos de balão, quadriciclo, rapel, ciclismo, parapente, piscinas naturais, cachoeiras e, claro, a paisagem dos cânions. Mas a área também abriga belas praias para quem prefere o mar.
Caminho dos Príncipes
Do extremo sul para o extremo norte, na divisa com o Paraná, o Caminho dos Príncipes marca o encontro de duas colonizações: a germânica e a portuguesa. Em Joinville, a cidade mais populosa do Estado, os visitantes poderão encontrar influências alemãs na cultura local. Por falar em cultura, vale a visita em meados de julho, quando ocorre o Festival de Dança.
Já São Francisco do Sul se destaca como a terceira cidade mais antiga do Brasil e a mais antiga de Santa Catarina, fundada em 1658 após ocupações de colonizadores portugueses e espanhóis.
3 dicas para impulsionar o turismo em Santa Catarina.

São Francisco do Sul é a cidade mais histórica de Santa Catarina. (Foto via Unsplash)
Caminhos da Fronteira
Na margem mais a oeste está a região turística Caminhos da Fronteira, ao lado da Argentina. É um destino rico em história, paisagens naturais e atrativos para os praticantes de esportes radicais. A região ainda é pouco explorada pelo turismo, como evidenciado pelos números do portal Almanach, da Setur. Os Caminhos da Fronteira têm a menor taxa média de ocupação no Estado, de 39,52%. Mas, para quem procura atividades como rapel, pedaladas, trilhas ecológicas, pesca e águas termais, há muitos encantos para descobrir. Outra dica é visitar a Oktoberfest mais antiga de Santa Catarina, em Itapiranga.
Caminhos do Alto Vale
Na parte central do Estado, em torno de Rio do Sul, estão os Caminhos do Alto Vale. A região é propícia para o turismo rural e o turismo de aventura, com rios que permitem a prática de rafting, canoagem e boia-cross. E não deixe de provar a gastronomia local, com destaque para a ótima produção cervejeira. Inclusive, Rio do Sul realiza anualmente um festival para os apreciadores da bebida.
Caminhos do Contestado
No palco da Guerra do Contestado, que marcou a história de Santa Catarina e do Brasil, está uma região rica em culturas e belezas naturais. Ali se estabeleceram diferentes povos, como os alemães, os italianos e os austríacos, que influenciaram o jeito de ser local. Além disso, a erva-mate dali é considerada uma das melhores do País.
Costa Verde & Mar
É difícil não se apaixonar pelo visual e pela qualidade de vida na Costa Verde & Mar. Tanto que essa é a região com a maior valorização imobiliária no Brasil, de acordo com o índice FipeZAP. Os parques temáticos locais, como o Beto Carrero World em Penha e o Aventura Jurássica em Balneário Camboriú, também são diversão garantida para toda a família. Balneário Camboriú, por sinal, lidera a procura por reservas no Brasil para o Natal 2024 pela plataforma Booking.
Encantos do Sul
O Sul de Santa Catarina também oferece lindas praias, como as de Imbituba e Garopaba, que costumam atrair surfistas em busca de boas ondas. Laguna, na mesma região, tem um encanto à parte devido à tradição e à arquitetura açoriana — a cidade foi fundada em 1676. Já Nova Veneza se destaca por outra influência, a italiana, onde os visitantes podem se deliciar com pratos típicos e até subir em uma gôndola veneziana. Para completar, os Encantos do Sul ainda abrigam estâncias termais como as de Gravatal, a “Disney” dos idosos.
Grande Florianópolis
A beleza das praias de Florianópolis, Palhoça e Governador Celso Ramos é conhecida internacionalmente. Mas há muito mais para fazer na região turística próxima à capital de Santa Catarina. Há o turismo religioso para visitar o Santuário de Santa Paulina, a primeira santa brasileira, em Nova Trento. Cidades como Rancho Queimado oferecem belos retiros em meio à natureza. E as águas termais de Santo Amaro de Imperatriz também são ótimas para se desconectar e relaxar.
A própria capital é destino de compras e do turismo cultural, com shows nacionais e internacionais ao longo do ano. A Maratona Cultural, o Folianópolis, o Floripa Jazz Festival, o TUM Festival e o Festival Saravá são alguns eventos que enchem a cidade de música. Além disso, Florianópolis recebe importantes encontros de negócios, tecnologia e inovação.
Novos voos de Florianópolis conectam SC com o mundo.
Grande Oeste
O Grande Oeste, na região de Chapecó, oferece um encontro marcante com a natureza. O ecoturismo aqui tem diversas alternativas, como o Parque Estadual das Araucárias, o Parque das Quedas, o Mirante Volta do Dedo, as cataratas do Salto Saudades e muitas outras.
Serra Catarinense
A Serra Catarinense é um dos destinos mais procurados de Santa Catarina, especialmente no inverno, quando visitantes de diferentes partes do Brasil vêm ver a neve. Curtir o clima frio em um chalé provando delícias elaboradas com pinhão é uma experiência única. Por sinal, a Festa do Pinhão, em Lages, é um dos principais atrativos da região. E o enoturismo é outra marca da Serra, graças à presença de vinícolas de qualidade em municípios como São Joaquim, Bom Retiro e Campo Belo do Sul.
Vale das Águas
As águas são realmente um ponto forte do turismo em Santa Catarina. O Vale das Águas então faz jus ao nome com opções termais, minerais, hidrominerais e sulfurosas. Elas apresentam diferentes propriedades, que vão desde o simples relaxamento até tratamentos medicinais. A região ainda oferece experiências autênticas, em contato direto com as pequenas propriedades locais, que é uma das grandes tendências do turismo mundial.
Vale dos Encantos
A “caçula” entre as regiões turísticas de Santa Catarina foi oficializada em 2024. Ela vai desde o litoral, em Barra Velha, até a Serra do Mar, em Corupá, passando por Jaraguá do Sul. Além da rota de cachoeiras, outro diferencial do Vale dos Encantos é o passeio de Maria Fumaça, um trem que liga Corupá a Rio Negrinho em viagens de 60 quilômetros por túneis, pontes e muito verde.
Vale dos Imigrantes
No Meio-Oeste catarinense está o Vale dos Imigrantes. Aqui se notam as influências alemãs, italianas e austríacas na formação de Santa Catarina. A imigração austríaca, por sinal, é celebrada anualmente na Tirolerfest de Treze Tílias. A região também é conhecida pela produção de maçã e de uva, sendo outro destino indicado para o enoturismo.
Vale Europeu
Outubro costuma ser o mês mais agitado no Vale Europeu, marcado por festas regadas a chope como a Oktoberfest de Blumenau, a Fenarreco de Brusque e a Festa do Imigrante de Timbó. Mas vale conhecer a região com mais calma ao longo do ano para aproveitar melhor a arquitetura de enxaimel, os costumes e a gastronomia alemã. No verão, por exemplo, a Festa Pomerana é um bom motivo para a visita. As sobremesas ainda são um capítulo à parte no livro de encantos do Vale Europeu, com as cucas, strudels e chocolates produzidos localmente.
Agora que você sabe o que fazer nos destinos de Santa Catarina, aproveite para descobrir como a mídia inspira a jornada de compra no turismo.