Varejo ampliado catarinense cresce com a venda de veículos

20/09/2024

Novidades no setor

Varejo ampliado catarinense cresce com a venda de veículos

O varejo ampliado em Santa Catarina tem um dos melhores desempenhos do Brasil em 2024. Entre janeiro e julho, o setor catarinense já acumula um crescimento de 7,9% em volume de vendas, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio. Nesse período, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta a venda de veículos como a atividade que mais se destacou positivamente no Estado.

Veja os destaques da venda de veículos em Santa Catarina:

Acompanhe o panorama do mercado com os números que o Negócios SC traz agora para você.

Resultados do varejo ampliado catarinense

O comércio varejista ampliado, como definido pelo IBGE, engloba as atividades de venda de veículos, motocicletas, partes e peças; materiais de construção; e o atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, também conhecido como atacarejo. Na média brasileira, esses três segmentos tiveram uma alta de 4,7% entre janeiro e julho de 2024, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Santa Catarina, por sua vez, desponta com o sexto maior crescimento entre os estados brasileiros no acumulado de 2024 até julho. A alta do varejo ampliado catarinense foi de 7,9% no período.

O resultado ocorre após quatro meses seguidos de um aumento expressivo em volume de vendas na comparação com os respectivos meses de 2023. Tivemos +10,8% em abril, +9,8% em maio, +11,1% em junho e +12,1% em julho. A Fecomércio SC destaca que esse foi o melhor desempenho para o mês de julho desde 2021.

Mas a categoria que realmente puxou a alta do varejo ampliado em Santa Catarina foi a venda de veículos, motocicletas, partes e peças. A atividade cresceu 20,9% no acumulado até julho, enquanto o atacado subiu 7,4% e os materiais de construção tiveram queda de 2%.

O que o consumidor pensa na hora de comprar carro?

O mercado automotivo catarinense vive um bom momento em 2024. (Foto via Freepik)

A venda de veículos em Santa Catarina até julho

Esse resultado de +20,9% para a venda de veículos no Estado é superior à média brasileira em 2024, de +13,4% até julho, frente ao mesmo intervalo do ano anterior.

Ao longo de 2024, apenas em março tivemos um resultado pior em relação a 2023. Os demais meses registraram altas consideráveis na comparação:

Com isso, a venda de veículos em Santa Catarina teve o quarto maior crescimento entre os estados brasileiros no período. Apenas Goiás (+32,5%), Distrito Federal (+23,8%) e Pernambuco (+23,6%) apresentaram um melhor desempenho na categoria.

Já na passagem de junho para julho, Santa Catarina registrou a segunda maior alta no volume de vendas da atividade, com Goiás (+54,6%) em primeiro lugar.

Carros elétricos são a resposta para a sustentabilidade?

Emplacamento de veículos em alta no Estado

Os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) comprovam o bom momento da venda de veículos no Brasil e em Santa Catarina neste ano.

Entre janeiro e agosto, o crescimento geral da categoria foi de 15,67% no Brasil frente ao mesmo intervalo de 2023. O número de emplacamentos de automóveis e comerciais leves subiu 13,4% no período, enquanto o de motos cresceu 19,91%.

Nesse mesmo recorte temporal, Santa Catarina emplacou 141.453 veículos ao todo. Isso representa um aumento de 19,62% em comparação com o ano anterior. Os emplacamentos de automóveis e comerciais leves cresceram 17,12% no Estado, e mais ainda nas motos, com alta de 27,22%.

O Vale do Itajaí foi a região em que a venda de veículos mais cresceu entre janeiro e agosto. Ali o resultado acumulado no período foi de +23,37%, seguido pelo Oeste Catarinense, com 21,23%.

O papel das concessionárias na jornada de compra de carros

Os principais dados do mercado automotivo catarinense

Aqui está um resumo com as informações para você levar do assunto.

Como está o momento para a venda de veículos no Brasil?

O mercado automotivo está aquecido no País, com aumento de 15,67% no número de emplacamentos entre janeiro e agosto deste ano, na comparação com 2023. O dado é da Fenabrave.

Qual é o resultado das vendas em Santa Catarina neste ano?

Em 2024, o número de emplacamentos cresceu 19,62% no acumulado até agosto. Já o volume de vendas analisado pelo IBGE registrou um aumento de 20,9% até julho.

Como isso impacta o varejo catarinense?

O crescimento das vendas de veículos em Santa Catarina impulsionou uma alta de 7,9% no varejo ampliado catarinense entre janeiro e julho.

Saiba agora como atrair o público interessado em comprar carros e motos no Estado. Veja as soluções da NSC para a sua região.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui