Veja os destaques de comércio, serviços e indústria até junho

22/08/2024

Novidades no setor

Veja os destaques de comércio, serviços e indústria até junho

No primeiro semestre de 2024, dois setores da economia catarinense cresceram mais que a média brasileira, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado geral do comércio, dos serviços e da indústria foi bastante positivo no período, como você pode ver a seguir.

Destaques de comércio, serviços e indústria em SC:

Acompanhe agora com o Negócios SC os detalhes dessas boas notícias para a economia de Santa Catarina.

Comércio tem alta de 3,9% no primeiro semestre de 2024

A Pesquisa Mensal de Comércio, do IBGE, mostra um crescimento de 3,9% no varejo restrito catarinense no acumulado do semestre, na comparação com o mesmo período de 2023. Enquanto isso, o varejo ampliado, que inclui também a venda de veículos, materiais de construção e atacarejo, registrou uma alta acumulada de 7,2%.

Os segmentos que tiveram o melhor resultado no primeiro semestre de 2024 foram os seguintes:

Já no âmbito nacional, o comércio varejista brasileiro teve um crescimento de 5,2% no volume de vendas do varejo restrito e de 4,3% no ampliado.

O comércio catarinense ainda foi responsável pela geração de 6,5 mil novos postos de trabalho com carteira assinada no Estado durante o semestre. A informação é do Painel de Informações do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

Leia também: Varejo tem o maior crescimento de vendas desde 2021

O segmento de artigos farmacêuticos e afins teve a maior elevação do comércio em SC. (Foto via Freepik)

Serviços em Santa Catarina crescem 5,2%

No primeiro semestre do ano, o setor de serviços em Santa Catarina teve uma alta de 5,2% frente ao mesmo intervalo do ano anterior. Isso é o que informa a Pesquisa Mensal de Serviços, também do IBGE.

Um dos destaques catarinenses nesse sentido foi o turismo. Entre janeiro e junho, o crescimento acumulado do volume de atividades turísticas no Estado chegou a 6,1%. Como comparação, a média brasileira ficou em +1,3%.

Já os serviços prestados à família, que incluem atividades importantes como a alimentação fora do lar, apresentou uma alta de 4,4%.

O Brasil como um todo cresceu apenas 1,6% em volume de serviços no período. Ou seja, Santa Catarina teve um resultado mais de três vezes superior à média nacional.

Na geração de emprego, o Novo Caged informa que os serviços tiveram um saldo estadual de 42,3 mil novas oportunidades de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre. Isso representa 44,3% dos empregos formais criados pelo Estado no período.

Leia também: Turismo puxa o crescimento dos serviços em Santa Catarina

Produção industrial do Estado avança 5,6%

A produção da indústria catarinense também ficou à frente da média brasileira nos primeiros seis meses de 2024. Enquanto a produção física de Santa Catarina registrou um salto de 5,6% no acumulado do semestre, o patamar brasileiro foi menos da metade disso, ou 2,6%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, com informações adicionais do Observatório FIESC.

A indústria de Santa Catarina teve como destaque os equipamentos elétricos, cuja produção subiu 17,6% em relação ao primeiro semestre de 2023.

Segmentos com o maior crescimento da indústria de SC:

O setor ainda foi responsável por 49,5% dos empregos formais gerados em Santa Catarina no semestre. Somando as novas vagas criadas na indústria geral e na construção, o total chegou a 47 mil postos de trabalho a mais com carteira assinada.

Leia também: Veja os planos de consumo dos brasileiros até o fim de 2024

Resumo da economia catarinense no semestre

Aqui estão os principais dados para você levar desse assunto.

Qual foi o resultado do comércio catarinense no primeiro semestre de 2024?

O IBGE aponta um crescimento de 3,9% no volume de vendas do varejo restrito em Santa Catarina, enquanto o varejo ampliado teve alta de 7,2%, ambos em relação ao mesmo período do ano anterior.

Qual foi o desempenho do setor de serviços em Santa Catarina?

Entre janeiro e junho de 2024, o setor acumulou uma alta de 5,2% no Estado ante os seis primeiros meses de 2023.

E como a indústria estadual se saiu na primeira metade do ano?

A produção industrial de Santa Catarina teve um crescimento de 5,6%, portanto acima da média brasileira, que ficou na casa de 2,6%.

Saiba agora como impulsionar as vendas da sua empresa no Estado com a NSC. Faça uma simulação gratuita e personalizada para sua necessidade.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui