Todos os dias, milhões de brasileiros acompanham reality shows como o Big Brother Brasil (BBB), pela televisão, nas plataformas de streaming ou nas redes sociais. De acordo com uma pesquisa do Opinion Box, 87% das pessoas no País assistem a programas do gênero com maior ou menor frequência. Isso quer dizer muito em uma população de mais de 203 milhões de indivíduos, como aponta o Censo de 2022.
Saiba mais sobre o consumo de reality shows no Brasil:
- um em cada quatro brasileiros é espectador regular desses programas;
- 72% acompanham pela TV aberta, mais que o dobro dos streamings;
- 69% já assistiram ao BBB, que é líder dentro dessa categoria no País;
- 83% consideram atraentes os produtos e serviços promovidos em reality shows.
Veja a seguir mais dados sobre essa paixão dos brasileiros e conheça as oportunidades para sua marca.
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O hábito dos brasileiros de assistir a reality shows
Apenas 13% dos mais de 1,2 mil entrevistados na pesquisa “Reality Shows no Brasil”, do Opinion Box, afirmaram não acompanhar atrações como o BBB. Nesse sentido, um em cada quatro brasileiros, ou 26%, dizem assistir frequentemente. Outros 40% são mais esporádicos e 21% veem raramente.
O consumo desse tipo de conteúdo se dá sobretudo pela TV aberta — 72% dos respondentes acompanham dessa forma. Os streamings, como o Globoplay, aparecem em seguida, com 31%. A televisão por assinatura (29%) e o YouTube (28%) são outros meios populares.
Falando em popularidade, o relatório confirma o Big Brother Brasil como o reality show mais conhecido. O programa exibido na tela da NSC TV em Santa Catarina é de conhecimento de 81% do público. Além disso, ele é o mais assistido em todo o País.
Outra pesquisa recente, desta vez da empresa de marketing de influência Wake Creators, já havia apontado o BBB como o reality show favorito dos brasileiros. Ele tem a preferência de seis em cada dez pessoas.
O interesse por esse gênero televisivo é tamanho que mesmo quem não assiste costuma se manter atualizado sobre o que acontece nas atrações. Esse é o comportamento de 45% dos que se declararam não espectadores de reality shows, segundo o Opinion Box.
Pesquisa revela: BBB é o reality show preferido dos brasileiros.
BBB permanece um fenômeno nas redes sociais
Embora a televisão seja o meio favorito de consumo, os reality shows são um fenômeno midiático que se estende muito além, em muitas telas. Alguns dados do levantamento mais recente mostram isso:
- 48% do público costuma interagir com os perfis oficiais dos reality shows nas redes;
- 45% têm o hábito de opinar ou interagir com outras pessoas nas redes sobre os programas;
- 53% costumam votar ou interagir pela internet com os programas ao vivo.
Inclusive, como revela a Globo, apenas o segundo paredão do BBB 25 recebeu mais de 32,3 milhões de votos da audiência.
Logo no dia de estreia da edição de 2025, o reality show gerou 302 mil publicações na rede social X (antigo Twitter). Então, ao longo de toda a primeira semana da atração no ar, a plataforma STILINGUE by Blip identificou mais de 1,3 milhão de conversas a respeito do programa, como divulgado pelo portal Meio & Mensagem. A segunda semana teve uma repercussão ainda maior e despertou 1,75 milhão de conversas nas redes sociais.
A STILINGUE também destaca o fato de que 81% de todas as menções ao conteúdo televisivo nas redes durante a transmissão do Big Brother Brasil referem-se ao próprio BBB.
Em 2025, os fãs do programa têm mais um canal on-line para ver informações sobre a casa mais vigiada do País. Isso porque a Globo desenvolveu, em parceria com a Meta, o chatbot BBBOT para WhatsApp. A ferramenta oferece atualizações do BBB em tempo real ao público e é capaz de responder perguntas dos usuários.
4 reality shows para ficar de olho na tela da NSC TV em 2025.
Sete em cada dez telespectadores conheceram marcas em reality shows
Além da enorme audiência, outros dados do Opinion Box explicam por que os reality shows são um gênero tão atrativo para os patrocinadores na televisão.
Em primeiro lugar, a pesquisa ressalta que 69% do público já descobriu alguma marca por ela patrocinar programas do tipo. Mais ainda, os reality shows apresentam produtos e serviços de uma maneira interessante na visão de 83% dos entrevistados.
Tal interesse então se reflete em resultados concretos para os anunciantes. Seis em cada dez consumidores já compraram um produto divulgado em competições televisivas e, inclusive, 57% fizeram isso por meio de links ou códigos promocionais oferecidos durante os programas. As categorias de alimentos e bebidas, produtos de beleza, roupas, acessórios e eletrônicos têm o maior engajamento nesse quesito.
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