Florianópolis é líder em estilo de vida saudável

02/05/2024

Novidades no setor

Florianópolis é líder em estilo de vida saudável

A capital de Santa Catarina é famosa pela qualidade de vida para seus habitantes, fato que atrai milhares de novos moradores todos os anos. Florianópolis é segunda melhor cidade para morar no Brasil, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), aparece em quinto no levantamento “As melhores cidades do Brasil”, da Austin Rating, e está em primeiríssimo lugar no ranking “Connected Smart Cities”, da Urban Systems.

No meio disso tudo, Florianópolis se destaca como referência em estilo de vida saudável da população. Veja os detalhes a seguir.

Por que Florianópolis é exemplo de vida saudável?

Boa leitura!

Saúde e cenário econômico andam juntos

Primeiramente, devemos ressaltar que ter um estilo de vida saudável não é apenas uma escolha individual. Para que as pessoas possam cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos, é preciso um cenário que permita isso.

Santa Catarina se sai muito bem nessa área. Os dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Estado tem o maior índice de segurança alimentar do Brasil. Em 2023, 88,9% dos lares catarinenses tiveram acesso permanente à alimentação adequada em termos quantitativos e qualitativos. Como comparação, a média nacional ficou em 72,4%.

Não à toa, o Estado lidera no indicador de expectativa de vida entre as unidades federativas brasileiras. A média é de 80,4 anos em solo estadual, como aponta o IBGE.

Os catarinenses também podem se orgulhar de ter a menor desigualdade de renda no País, assim como o quarto maior rendimento médio entre os brasileiros, com o valor de R$ 3.316. Contribuiu para esse resultado o fato de que Santa Catarina registra a menor taxa de desemprego do Brasil, conforme os números do IBGE. No último trimestre de 2023, a taxa de desocupação foi de 3,2%.

Tudo isso favorece um estilo de vida saudável porque permite às pessoas cuidarem melhor de si mesmas. Depois, temos a questão da estrutura de saúde. Florianópolis aparece nesse quesito como a segunda melhor cidade do Brasil no ranking “Connected Smart Cities” de 2023. Um destaque da capital catarinense é o investimento per capita na saúde dos habitantes, de acordo com a Urban Systems.

Leia também: Florianópolis torna-se a cidade mais competitiva do Brasil

Pessoas praticam exercícios físicos em Florianópolis. (Foto via Freepik)

Alimentação para um estilo de vida saudável

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece alguns parâmetros para o que seria uma alimentação saudável. Entre os indivíduos adultos, isso inclui uma dieta diversificada, com a ingestão de frutas, verduras, legumes, nozes e cereais integrais. Indica ainda o consumo de pelo menos 400 gramas diárias de frutas e verduras, o equivalente a cinco porções.

Para saber se os brasileiros estão no caminho certo de uma alimentação saudável, a pesquisa Vigitel Brasil 2023 analisou o consumo de frutas e hortaliças nas capitais do País. Foi definida uma ingestão regular desses alimentos quando incluídos na dieta somando cinco ou mais porções diárias.

Na média nacional, 21,4% dos brasileiros têm esse hábito. Já Florianópolis aparece como a capital com o maior índice de alimentação saudável no Brasil, com 27,5% dos habitantes consumindo regularmente frutas e hortaliças.

As mulheres florianopolitanas apresentam mais esse costume que os homens. Enquanto 32,2% delas declararam ter bons hábitos alimentares, o percentual deles foi de 22,2%.

Leia também: Os maiores desafios para a alimentação saudável no Brasil

A prática de exercícios físicos em Florianópolis

Mover-se de maneira regular é outro pilar de um estilo de vida saudável. Nisso os florianopolitanos igualmente são referência no Brasil.

Para adultos, a OMS recomenda a prática mínima de atividade aeróbica — de moderada a vigorosa — durante 150 a 300 minutos por semana. No entanto, apenas 40,6% dos brasileiros relatam o costume de se exercitar dessa forma no tempo livre.

O percentual de Florianópolis mais uma vez fica acima da média nacional, chegando a 47,3% da população, ou 38,9% das mulheres e 56,7% dos homens. A capital catarinense fica atrás somente de Vitória nesse quesito, com o índice de 53,3% dos habitantes praticando exercícios físicos.

A proporção de florianopolitanos fisicamente inativos também é uma das menores do País. Enquanto 13,1% dos brasileiros não praticam qualquer atividade física, em Florianópolis são 11,5%.

Leia também: Mercado fitness: como as academias podem crescer no Brasil?

O estilo de vida saudável em Florianópolis

Quais fatores contribuem para que os florianopolitanos tenham uma vida mais saudável?

O cenário econômico, com segurança alimentar, renda elevada e baixo desemprego, permite que os catarinenses de um modo geral possam praticar hábitos saudáveis. A estrutura urbana e de saúde em Florianópolis é outro destaque.

Como a alimentação se encaixa no estilo de vida saudável da cidade?

Florianópolis é a capital brasileira com o maior percentual de habitantes que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde para uma alimentação equilibrada. Um em cada quatro moradores (27,5%) estão nesse grupo, segundo a Vigitel Brasil 2023.

Por que Florianópolis é exemplo também em atividades físicas?

Ainda de acordo com a pesquisa, 47,3% da população da capital catarinense pratica exercícios moderados durante 150 a 300 minutos por semana, no mínimo. Esse é o recomendado pela OMS.

Saiba mais sobre os hábitos dos catarinenses baixando as pesquisas e estudos gratuitos do Negócios SC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui