A sustentabilidade da marca está mais importante que nunca

23/05/2024

Sustentabilidade

A sustentabilidade da marca está mais importante que nunca

Desastres naturais como as enchentes no Rio Grande do Sul estão se tornando cada vez mais frequentes por causa das mudanças climáticas aceleradas pela ação humana. O ano de 2023 já foi o mais quente da história, segundo o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, e a temperatura do planeta ainda pode atingir 1,5 °C acima da era pré-industrial nos próximos anos. Isso exige uma resposta rápida, inclusive das empresas, na busca pela sustentabilidade da marca.

Saiba por que ser uma marca sustentável tornou-se imprescindível:

Acompanhe a análise completa do Negócios SC e entenda a urgência de ser uma marca sustentável para a sobrevivência do próprio negócio.

Os hábitos sustentáveis dos brasileiros

A quarta edição do “Sustentabilidade Dossiê Brasil”, da consultoria A Arte da Marca, mostra a procura diária dos brasileiros por um mundo mais sustentável.

Em primeiro lugar, o relatório aponta que 38% da população no País está preocupada e bastante engajada quando o assunto é sustentabilidade. Outros 26% estão mais atentos a esse tema com o passar do tempo.

A preocupação com o meio ambiente então se reflete no comportamento:

Já uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) informa que o número de consumidores que se preocupam em ter hábitos sustentáveis sempre ou frequentemente chegou a 81%.

Isso repercute nas decisões de compra, como indica um levantamento da EY. Sete em cada dez brasileiros (73%) estão até trocando de produtos para alternativas sustentáveis.

Ao mesmo tempo, o consumidor sabe que há um limite para os efeitos das ações individuais. A sustentabilidade da marca é igualmente importante para proteger o meio ambiente. Como prova disso, 44% dos entrevistados em uma pesquisa de Google, MindMiners e Sistema B Brasil acreditam que marcas e grandes corporações têm responsabilidade nessa questão.

Por sinal, o Dossiê liga um alerta: 46% dos brasileiros não conseguem nomear uma só marca comprometida com a sustentabilidade.

Leia também: ESG é fundamental para a sustentabilidade dos negócios

Ser sustentável e comunicar esse trabalho é um desafio das empresas. (Foto via Freepik)

Expectativas em relação à sustentabilidade da marca

Então, o que o consumidor brasileiro espera exatamente de uma marca sustentável? Os dados do “Sustentabilidade Dossiê Brasil” trazem uma resposta para isso.

Características importantes para a escolha das marcas:

A indústria precisa ter um cuidado especial nesse sentido. Como destaca uma pesquisa da Quaest feita em consequência das enchentes no Rio Grande do Sul, 29% dos brasileiros consideram a poluição industrial como a principal responsável pelas mudanças climáticas. Ela está empatada com o desmatamento e à frente da ocupação desordenada das cidades e do uso de combustíveis fósseis. 

No entanto, os resultados d’A Arte da Marca mostram que o consumidor está atento a todo o ciclo produtivo. Mesmo aquelas empresas que se encarregam apenas da venda precisam cuidar não só dos impactos da produção, como da logística reversa para descarte.

Leia também: O significado de ESG para as empresas responsáveis

Marcas sustentáveis podem crescer mais rápido

Com a maior incidência de enchentes, ondas de calor e afins, o consumidor sente na pele os impactos da mudança climática. Além disso, os negócios percebem no bolso. Por exemplo, o Sebrae do Rio Grande do Sul calcula que 600 mil micro e pequenas empresas foram afetadas pelas chuvas, somando-se à grande indústria, ao agronegócio e a tantos outros segmentos.

A resposta precisa ser urgente porque as consequências são perceptíveis e severas. Isso elevará ainda mais as exigências do consumidor em relação à sustentabilidade da marca, no cenário em que 50,8% dos catarinenses já deixam de comprar das empresas que desrespeitam o meio ambiente, segundo a Fecomércio SC.

Outra forma de olhar essa questão é que os consumidores estão direcionando os gastos a produtos com alegações ESG, de acordo com a McKinsey. A sigla, para lembrar, refere-se às práticas ecológicas, sociais e de governança dos negócios.

Os dados da McKinsey mostram que “os produtos que fizeram alegações relacionadas a ESG cresceram mais rapidamente do que os que não as fizeram”. Isso foi válido tanto para marcas de pequeno porte quanto para as grandes marcas. Ou seja, posicionar-se como uma empresa ecológica é um bom investimento.

Leia também: Como o ESG afeta a decisão de compra do consumidor?

Hora de colocar a sustentabilidade em prática

Veja um resumo das principais informações que trouxemos neste conteúdo.

Os brasileiros se preocupam com a sustentabilidade?

Sim. De acordo com a CNI, oito em cada dez consumidores no País procuram ter hábitos sustentáveis para preservar o meio ambiente.

Quais são as práticas sustentáveis mais comuns no dia a dia?

Uso racional de água, economia de energia, reutilização de embalagens e descarte adequado do lixo são alguns hábitos sustentáveis dos brasileiros. Mas o público também adota escolhas mais conscientes na hora de comprar, preferindo empresas que reduzam a poluição, poupem os recursos naturais e tenham cuidado com as matérias-primas e o descarte de lixo.

Por que ser uma marca sustentável?

O consumidor acredita que as empresas têm responsabilidade nas mudanças climáticas e devem proteger a natureza. Portanto, ele está disposto a apoiar aquelas que têm atitudes positivas, levando-as ao crescimento. Além disso, sem uma mudança sistemática, os impactos do clima serão cada vez maiores nos negócios e no público em geral.

Aproveite o embalo para descobrir o que é a economia circular e como ela se relaciona com o tema da sustentabilidade.

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