Desastres naturais como as enchentes no Rio Grande do Sul estão se tornando cada vez mais frequentes por causa das mudanças climáticas aceleradas pela ação humana. O ano de 2023 já foi o mais quente da história, segundo o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, e a temperatura do planeta ainda pode atingir 1,5 °C acima da era pré-industrial nos próximos anos. Isso exige uma resposta rápida, inclusive das empresas, na busca pela sustentabilidade da marca.
Saiba por que ser uma marca sustentável tornou-se imprescindível:
- 81% dos brasileiros se preocupam em ter hábitos sustentáveis;
- 73% trocam de produtos em nome da sustentabilidade;
- 44% acreditam que as marcas são responsáveis pelo meio ambiente;
- 46% não identificam uma só marca comprometida com a preservação.
Acompanhe a análise completa do Negócios SC e entenda a urgência de ser uma marca sustentável para a sobrevivência do próprio negócio.
Os hábitos sustentáveis dos brasileiros
A quarta edição do “Sustentabilidade Dossiê Brasil”, da consultoria A Arte da Marca, mostra a procura diária dos brasileiros por um mundo mais sustentável.
Em primeiro lugar, o relatório aponta que 38% da população no País está preocupada e bastante engajada quando o assunto é sustentabilidade. Outros 26% estão mais atentos a esse tema com o passar do tempo.
A preocupação com o meio ambiente então se reflete no comportamento:
- 65% declaram usar água de maneira racional;
- 65% economizam energia elétrica;
- 53% reutilizam embalagens;
- 50% separam lixo para reciclagem;
- 45% reaproveitam sobras dos alimententos;
- 38% evitam plásticos de uso único;
- 23% fazem compostagem do lixo.
Já uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) informa que o número de consumidores que se preocupam em ter hábitos sustentáveis sempre ou frequentemente chegou a 81%.
Isso repercute nas decisões de compra, como indica um levantamento da EY. Sete em cada dez brasileiros (73%) estão até trocando de produtos para alternativas sustentáveis.
Ao mesmo tempo, o consumidor sabe que há um limite para os efeitos das ações individuais. A sustentabilidade da marca é igualmente importante para proteger o meio ambiente. Como prova disso, 44% dos entrevistados em uma pesquisa de Google, MindMiners e Sistema B Brasil acreditam que marcas e grandes corporações têm responsabilidade nessa questão.
Por sinal, o Dossiê liga um alerta: 46% dos brasileiros não conseguem nomear uma só marca comprometida com a sustentabilidade.
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Ser sustentável e comunicar esse trabalho é um desafio das empresas. (Foto via Freepik)
Expectativas em relação à sustentabilidade da marca
Então, o que o consumidor brasileiro espera exatamente de uma marca sustentável? Os dados do “Sustentabilidade Dossiê Brasil” trazem uma resposta para isso.
Características importantes para a escolha das marcas:
- Reduzir a poluição e emissão de carbono: 62%
- Reutilizar e economizar água: 61%
- Cuidar do lixo industrial: 60%
- Ter cuidado com a origem da matéria-prima: 54%
- Usar energias limpas: 50%
- Evitar plásticos de uso único: 48%
- Ter selo orgânico ou sustentável: 45%
A indústria precisa ter um cuidado especial nesse sentido. Como destaca uma pesquisa da Quaest feita em consequência das enchentes no Rio Grande do Sul, 29% dos brasileiros consideram a poluição industrial como a principal responsável pelas mudanças climáticas. Ela está empatada com o desmatamento e à frente da ocupação desordenada das cidades e do uso de combustíveis fósseis.
No entanto, os resultados d’A Arte da Marca mostram que o consumidor está atento a todo o ciclo produtivo. Mesmo aquelas empresas que se encarregam apenas da venda precisam cuidar não só dos impactos da produção, como da logística reversa para descarte.
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Marcas sustentáveis podem crescer mais rápido
Com a maior incidência de enchentes, ondas de calor e afins, o consumidor sente na pele os impactos da mudança climática. Além disso, os negócios percebem no bolso. Por exemplo, o Sebrae do Rio Grande do Sul calcula que 600 mil micro e pequenas empresas foram afetadas pelas chuvas, somando-se à grande indústria, ao agronegócio e a tantos outros segmentos.
A resposta precisa ser urgente porque as consequências são perceptíveis e severas. Isso elevará ainda mais as exigências do consumidor em relação à sustentabilidade da marca, no cenário em que 50,8% dos catarinenses já deixam de comprar das empresas que desrespeitam o meio ambiente, segundo a Fecomércio SC.
Outra forma de olhar essa questão é que os consumidores estão direcionando os gastos a produtos com alegações ESG, de acordo com a McKinsey. A sigla, para lembrar, refere-se às práticas ecológicas, sociais e de governança dos negócios.
Os dados da McKinsey mostram que “os produtos que fizeram alegações relacionadas a ESG cresceram mais rapidamente do que os que não as fizeram”. Isso foi válido tanto para marcas de pequeno porte quanto para as grandes marcas. Ou seja, posicionar-se como uma empresa ecológica é um bom investimento.
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Hora de colocar a sustentabilidade em prática
Veja um resumo das principais informações que trouxemos neste conteúdo.
Os brasileiros se preocupam com a sustentabilidade?
Sim. De acordo com a CNI, oito em cada dez consumidores no País procuram ter hábitos sustentáveis para preservar o meio ambiente.
Quais são as práticas sustentáveis mais comuns no dia a dia?
Uso racional de água, economia de energia, reutilização de embalagens e descarte adequado do lixo são alguns hábitos sustentáveis dos brasileiros. Mas o público também adota escolhas mais conscientes na hora de comprar, preferindo empresas que reduzam a poluição, poupem os recursos naturais e tenham cuidado com as matérias-primas e o descarte de lixo.
Por que ser uma marca sustentável?
O consumidor acredita que as empresas têm responsabilidade nas mudanças climáticas e devem proteger a natureza. Portanto, ele está disposto a apoiar aquelas que têm atitudes positivas, levando-as ao crescimento. Além disso, sem uma mudança sistemática, os impactos do clima serão cada vez maiores nos negócios e no público em geral.
Aproveite o embalo para descobrir o que é a economia circular e como ela se relaciona com o tema da sustentabilidade.