7 tecnologias revolucionárias em beleza e cuidados pessoais

24/07/2024

Diversidades

7 tecnologias revolucionárias em beleza e cuidados pessoais

O mercado de tecnologia em beleza deve atingir um faturamento de 8,46 bilhões de dólares em 2024, segundo dados do portal Statista. Até 2028, o segmento ainda deve crescer 5,27% ao ano.

É fato que a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas. Isso é perceptível também nos cuidados pessoais, em que a inteligência artificial e outras inovações vêm revolucionando a forma como abordamos as questões de saúde e aparência.

Então, fique por dentro das tendências:

Acompanhe a seguir a análise completa do Negócios SC.

Conheça as tecnologias que revolucionam o mercado de beleza e cuidados pessoais

As inovações apresentadas aqui acompanham as transformações sociais, as mudanças no comportamento do público e as novas fronteiras tecnológicas que estão sendo descobertas. E você, tem acompanhado esse tema?

1) Inteligência artificial

De acordo com uma pesquisa da McKinsey, 76% dos consumidores têm maiores chances de comprar das marcas que oferecem a possibilidade de personalização. Já a probabilidade de recompra chega a 78%.

Aí entra a inteligência artificial. Ela é capaz de personalizar não só o relacionamento com o consumidor, a partir dos hábitos de compra e outros dados fornecidos, como oferece uma personalização em nível de produto.

Por exemplo, a Perfect conta com uma ferramenta de diagnóstico 180° do rosto por meio de fotos do usuário. A solução oferece uma análise detalhada do caso, sugerindo produtos e rotinas de skincare customizadas.

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A tecnologia pode diversificar a oferta de produtos no mercado de beleza. (Foto via Freepik)

2) Realidade aumentada e realidade virtual

A McKinsey ainda projetou que as vendas de produtos de beleza e cuidados pessoais continuarão crescendo no e-commerce. Até 2027, esse canal ocupará mais de um terço do mercado.

Então, como oferecer uma boa experiência pela internet? Esse é o papel das ferramentas de realidade aumentada e realidade virtual. Elas proporcionam mais interação com o público, permitindo a experimentação de maquiagens e penteados à distância. Tudo que o consumidor precisa ter é um smartphone com câmera para usar essa tecnologia.

3) Dispositivos inteligentes

Vivemos em uma era de dispositivos inteligentes. Temos smartphones, smart TVs, smartwatches e, por que não?, espelhos igualmente inteligentes.

Na área da saúde, já é comum o uso de relógios conectados para avaliar a qualidade do sono, o número de passos dados ou os batimentos cardíacos. A introdução de espelhos inteligentes deve ser uma continuidade dessa tendência.

Eles servem a diferentes funções. Podem ser uma ferramenta de realidade aumentada para salões de beleza, como o Mirart AI Mirror, ou assistentes pessoais completos, capazes de analisar as condições da pele no dia e sugerir uma maquiagem específica.

4) Análise genética

Uma das grandes promessas do mercado de beleza e cuidados pessoais vem da genética. Quer personalização maior que essa?

O conceito já é utilizado, por exemplo, na área da nutrição. Agora, iniciativas como “The Skin Genome Project”, da Proven, desenvolvem produtos individualizados com base em 47 fatores diferentes. Incluem-se aí a genética do indivíduo, o estilo de vida e o ambiente.

5) Impressão 3D

Falamos bastante sobre a personalização até aqui. Mas como as marcas de beleza podem entregar, de fato, produtos personalizados?

Uma solução possível é a impressão de maquiagens. A ideia em si não é nova: em 2015, empresas como Mink e Adorn já eram notícia nessa área. Embora a prática ainda não tenha se popularizado, ela continua sendo promissora.

Talvez o caminho seja trazer essa tecnologia para o ponto de venda, em vez de levá-la diretamente para o público. Isso reduziria o custo para o consumidor final e ainda geraria um diferencial para o PDV físico. 

6) Bioengenharia

O Future Today Institute considera que a bioengenharia tem o potencial de influenciar toda a economia e transformar a sociedade. No mercado de beleza e cuidados pessoais, ela se encaixa em diversas tendências de comportamento e até mesmo em outras tecnologias.

7) Nanotecnologia

A manipulação da matéria em uma escala atômica ou molecular também promete maior eficácia no cuidado com a pele e com os cabelos. As nanopartículas permitem a liberação controlada dos ingredientes ativos, prolongando o efeito desejado, e podem ser direcionadas a alvos específicos no corpo, maximizando o custo-benefício.

Até 2030, o mercado da nanotecnologia para beleza deve atingir o valor de 26,8 bilhões de dólares, de acordo com o relatório “Nanotechnology in Cosmetics Market”.

Leia também: Novo estudo mostra as oportunidades no mercado de beleza

As tecnologias em destaque no mercado de beleza

Qual é o papel da inteligência artificial em beleza e cuidados pessoais?

Ela é um agente de personalização tanto da jornada de compra quanto de recomendação de produtos a partir de um diagnóstico específico do consumidor.

Quais dispositivos prometem revolucionar esse mercado?

São promissores os recursos de realidade aumentada e realidade virtual, os dispositivos inteligentes para casa ou para usar junto ao corpo, assim como os equipamentos de impressão de maquiagens.

Que outras inovações do mercado de beleza vale acompanhar?

A análise genética, a bioengenharia e a nanotecnologia trazem novas oportunidades de negócio, novas formas de atender às necessidades do público e um impacto considerável na economia.

Conheça melhor o mercado de beleza em Santa Catarina baixando o estudo exclusivo do Negócios SC sobre o tema.

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