Entre janeiro e julho de 2024, Santa Catarina arrecadou mais de R$ 292,3 milhões em impostos com o turismo, de acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda. O resultado é 20,4% superior ao registrado no mesmo período de 2023. E um dos fatores que ajudam nessa maior arrecadação é o aumento dos voos de Florianópolis que conectam os destinos catarinenses com turistas de diferentes partes do mundo.
É justamente sobre esse mercado de voos internacionais que vamos falar em seguida. Aproveite para ficar por dentro do assunto!
Destaques do turismo em Santa Catarina:
- 1,77 milhão de passageiros aéreos visitaram o Estado em 2024;
- o número de chilenos cresceu consideravelmente em Florianópolis;
- isso prova como a abertura de trechos diretos atrai mais turistas;
- o que contribui para o fortalecimento da economia catarinense.
Entenda melhor a importância dos voos de Florianópolis ao exterior com os dados que o Negócios SC traz agora para você.
Mercado chileno expande o turismo em Santa Catarina
Desde o ano passado, Santa Catarina vem ganhando uma série de rotas internacionais diretas a partir do aeroporto de Florianópolis. Elas reforçam a posição do Estado como player global no mercado turístico.
Os voos de Florianópolis a Santiago e vice-versa são um bom exemplo disso e ganharam a atenção do público. Tanto que a Zurich Airport Brasil, que administra o aeroporto da capital catarinense, aponta o Chile como o terceiro maior mercado do Floripa Airport. Ele vem atrás somente de Congonhas e Guarulhos, dois dos maiores aeroportos brasileiros.
As três companhias aéreas que percorrem esse trecho internacional — JetSmart, Latam e Sky — perceberam uma movimentação crescente entre os destinos. Dos 145 mil passageiros que voaram em 2023, esse número subiu para 279 mil pessoas no período entre janeiro e agosto de 2024.
Apenas em agosto deste ano, o Ministério de Portos e Aeroportos relatou a movimentação de 44,5 mil passageiros. E, a cada quatro turistas que chegam a Santa Catarina, o Estado gera um emprego, segundo informou o ministro Silvio Costa Filho.
No acumulado até junho, a Secretaria de Turismo de Santa Catarina revela que 1,77 milhão de passageiros aéreos desembarcaram em solo catarinense. Esse número supera o público de 1,69 milhão registrado no mesmo período de 2023.
Como a mídia inspira a jornada de compra no turismo?

O turismo em Santa Catarina oferece muito mais que mar e praia. (Foto via Freepik)
Dos voos internacionais ao crescimento da economia catarinense
O volume de atividades turísticas no País cresceu 1,3% de janeiro a julho deste ano, na comparação com o mesmo intervalo de 2023. Esse dado da Pesquisa Mensal de Serviços, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ressalta o excelente desempenho catarinense. No mesmo período, o turismo em Santa Catarina teve alta de 7%.
O resultado contribuiu para o crescimento de 5,6% no volume de serviços no Estado entre janeiro e julho. Isso, por sua vez, permitiu que a economia de Santa Catarina tivesse um aumento de 4,3%, de acordo com o Banco Central, superando a média brasileira de 2,6%.
Isso mostra não só a importância do turismo, mas de termos um turismo diversificado que atraia turistas o ano inteiro, impulsionando a economia catarinense em todas as estações. E Santa Catarina, com suas 15 regiões turísticas com encantos próprios, tem plenas condições.
Turismo puxa o crescimento dos serviços em Santa Catarina.
Novos voos de Florianópolis aquecem ainda mais a economia do Estado
O mercado chileno não é o único foco do turismo catarinense. Vários outros países estão se abrindo às belezas de Santa Catarina com voos diretos de e para Florianópolis.
Em setembro deste ano começou a operar a rota Florianópolis-Lisboa, com duração de cerca de 11 horas, operada pela TAP Air Portugal. O Governo de Santa Catarina aproveitou esse momento para trazer jornalistas portugueses com o objetivo de mostrar os variados destinos catarinenses.
Pouco antes disso, em junho, a Copa Airlines estreou as viagens entre o Aeroporto Internacional de Florianópolis e o Panamá. Esse trecho conecta mais facilmente o Estado com os países da América do Norte e do Caribe.
Uma novidade para a temporada de verão 2024/2025 serão os voos de Florianópolis para Montevidéu, a capital uruguaia. A operação será feita pela Azul entre dezembro deste ano e março de 2025.
Já a GOL Linhas Aéreas anunciou 680 voos para a temporada, intensificando a ligação com a Argentina. Além de Buenos Aires, os turistas vindos de Córdoba e Rosário terão trechos diretos para a capital catarinense.
Hotel Termas aumenta a ocupação de leitos com anúncios na NSC.
A importância dos voos de Florianópolis para o exterior
Quais são as rotas recentes que conectam Santa Catarina com o mundo?
A partir do aeroporto de Florianópolis, Santa Catarina está conectada diretamente com diferentes cidades na Argentina, com o Chile, com o Panamá, com Portugal e, em breve, estará também com o Uruguai.
Há um impacto real da abertura de novas rotas aéreas?
O exemplo do Chile mostra que sim. Entre janeiro e novembro de 2023, cerca de 43 mil chilenos aterrissaram em Santa Catarina. Já em 2024, com a maior oferta de voos de Florianópolis, o número subiu para 55 mil turistas só nos primeiros três meses do ano. Os dados são da Secretaria de Turismo.
E o que isso significa para a economia catarinense?
O Estado aumenta a arrecadação, os negócios em Santa Catarina geram mais empregos e a economia catarinense cresce como um todo.
Aproveite os estudos e pesquisa do Negócios SC para conhecer melhor as oportunidades em outros setores de Santa Catarina.