Sete em cada dez brasileiros preferem ver esportes na TV aberta

24/10/2024

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Sete em cada dez brasileiros preferem ver esportes na TV aberta

Mais de 158 milhões de brasileiros acompanham esportes, seja assistindo às transmissões ao vivo, seja buscando informações sobre os times e modalidades. Esse dado da Globo já destaca a importância do mercado esportivo no Brasil. Mas uma nova pesquisa da MindMiners também mostra a preferência pela TV aberta na hora de consumir conteúdos do gênero.

Acompanhe o consumo de esportes no Brasil:

Veja mais dados que o Negócios SC traz agora para você, com dicas para conectar sua marca com o público por meio do esporte.

TV aberta lidera a preferência dos brasileiros ao ver esportes

O estudo “Faces do Esporte”, da MindMiners, ouviu 1.400 pessoas para entender melhor a relação dos brasileiros com o tema. Incluem-se aí homens e mulheres acima de 18 anos, das classes A, B e C, de todas as regiões do País.

No geral, sete em cada dez entrevistados (67%) consomem conteúdos esportivos. O meio favorito para isso é a TV aberta, mencionada por 65% dos interessados. Depois aparecem as redes sociais (48%), os canais pagos de televisão (38%), os serviços de streaming (31%) e os portais de internet (28%).

Também fica evidente a paixão dos brasileiros por futebol. Dos cinco eventos esportivos que o público no País mais gosta de acompanhar, quatro são futebolísticos.

Eventos esportivos preferidos dos brasileiros:

Todos esses eventos são transmitidos pela NSC TV, a afiliada Globo em Santa Catarina. Além deles, a NSC TV tem uma parceria com a Federação Catarinense de Futebol (FCF) para a transmissão do Campeonato Catarinense de Futebol Masculino.

Marketing esportivo: uma oportunidade de ouro para as marcas.

Os fãs de esportes sentem-se mais próximos dos eventos nas transmissões. (Foto via Freepik)

A relação dos brasileiros com o futebol impulsiona as marcas

O futebol é o esporte preferido de 70% dos brasileiros, de acordo com dados do Google. Nesse sentido, a pesquisa Futlovers, da Globo, confirma a preferência nacional por assistir aos jogos na televisão.

Mas ver o esporte é muito mais que um momento de lazer ou entretenimento. Um estudo da Associação Europeia de Clubes (ECA) aponta que um em cada quatro torcedores acompanha o futebol como um compromisso social. Já uma pesquisa da Offerwise ressalta o fato de que, para 84% dos entrevistados, as transmissões das partidas pela televisão proporcionam instantes de união com amigos e familiares.

O esporte tem, ainda, um papel emocional. Segundo a Offerwise, 85% do público sente-se emocionado ao assistir às transmissões ao vivo.

Esse clima de torcida apaixonada gera uma relação muito próxima entre os telespectadores e as marcas associadas ao conteúdo esportivo. Isso vale tanto para os patrocinadores quanto para os anunciantes no intervalo. Inclusive, a PiniOn diz que há um aumento médio de 37% na intenção de compra dos produtos exibidos em programas de esportes.

Globo Esporte conecta sua marca com um público engajado.

Como conectar sua marca por meio dos esportes?

Ver esportes também é ver as marcas ligadas a esse tipo de conteúdo. Então, para os anunciantes que desejam causar uma impressão mais profunda e obter melhores resultados com essa estratégia, a Globo compartilha uma série de dicas. Os insights vêm de testes com anúncios realizados na plataforma System1.

Transmita valores universais

Ao criar uma campanha publicitária com a temática esportiva, lembre-se de que nem todos os consumidores são fãs de esportes. Mas todos podem se conectar com valores humanos universais que fazem parte do jogo.

Mostre o que sua marca tem de único

Uma boa dica é trazer a temática esportiva para dentro do campo da sua marca. Quais elementos são característicos da sua identidade? Que histórias só você pode contar? Ter algo próprio na publicidade ajudará seu anúncio a ser mais lembrado pelo público.

Destaque a cultura brasileira

Como vimos, os esportes são um fenômeno nacional. Eles fazem parte da cultura brasileira. Diante disso, não deixe de investir nessa identificação para potencializar sua campanha.

Foque na história

Os testes revelam que ter uma celebridade estampando a campanha não é garantia de sucesso. Uma boa história, um roteiro emocionante, uma trilha sonora marcante e até a capacidade de entreter os fãs de esportes na TV aberta são mais eficientes.

Insira um elemento esportivo surpresa

Existem muitas formas de inserir a temática esportiva na sua publicidade. Ela nem precisa ser o eixo central da campanha, se a comunicação da marca pedir algo mais consistente com o que já é realizado. Incluir um elemento esportivo surpresa, bem encaixado na história, pode ser o bastante.

Aproveite agora para descobrir mais dicas de como adicionar o marketing esportivo à sua estratégia de comunicação.

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