5 maneiras como a publicidade na rádio impacta suas vendas

06/05/2025

5 maneiras como a publicidade na rádio impacta suas vendas

A rádio é muito popular em Santa Catarina. Em apenas 14 dias, ela alcança 76% dos catarinenses, de acordo com um estudo do IRP Rádios para a ACAERT. Graças a essa popularidade, marcas como a Méz Móveis, a Marco Têxtil e a Inovar Incorporadora e Construtora tiveram retornos expressivos com a publicidade nesse meio. Mas você sabe como pode impactar as vendas da sua marca?

Entenda o impacto da publicidade na rádio:

Mais dados sobre o assunto você encontra a seguir.

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

Como a publicidade na rádio impacta suas vendas?

1. A rádio acompanha o consumidor o tempo todo

O levantamento do IRP Rádios revela que o meio atrai uma audiência de mais de 1 milhão de ouvintes por minuto em Santa Catarina por mais de dez horas diárias.

A rádio, diferentemente de outras mídias, tem a capacidade de acompanhar os consumidores em todo o lugar. Ela está em casa, no trabalho, no carro, nos outros deslocamentos do dia a dia…

Nesse sentido, uma pesquisa da Edison Research aponta que a rádio é a principal opção de entretenimento e informação no ambiente de trabalho. Seis em cada dez entrevistados preferem acompanhar esse meio na rotina profissional, sobretudo pela praticidade e pela diversidade de conteúdos.

Mas a audiência das rádios da NSC mostra que o fim de semana, quando as pessoas estão em casa, pode atrair um público ainda maior.

Fim de semana na rádio é uma mina de ouro para sua marca.

2. É a mídia preferida dos consumidores de alto padrão

Uma análise da Katz, a partir de dados da MRI-SImmons, coloca a rádio como a mídia favorita dos consumidores de maior poder aquisitivo.

Esse público de alto padrão já é maioria nas emissoras da NSC na Grande Florianópolis, por exemplo. A Kantar IBOPE Media aponta que 76% dos ouvintes da Atlântida, 66% da Itapema FM e 70% da CBN Floripa encontram-se nas classes A e B.

Isso quer dizer que a rádio conecta diretamente sua marca a consumidores com maior capacidade de gastar. Aí está um dos segredos para a Inácio Veículos multiplicar o retorno com a publicidade dentro de um mês ao anunciar na rádio.

3. Maior credibilidade entre os brasileiros

Mais de 80% dos adultos pelo mundo se preocupam com desinformação e notícias falsas. Mas as mídias tradicionais ainda são um refúgio para o público.

Inclusive, de acordo com a agência de inteligência de dados Ponto Map, em parceria com a V-Tracker, a rádio lidera a credibilidade na mídia no Brasil. O levantamento revela que 81% dos brasileiros têm confiança no meio, à frente até mesmo da televisão, com 75% de credibilidade.

O IRP Rádios ainda ressalta que, em Santa Catarina, as pessoas confiam mais na mídia radiodifusora que em outras fontes de informação. Isso se traduz em maior confiança também para os anunciantes: 64% dos catarinenses confiam na publicidade de rádio.

Confiança na rádio é o segredo para atrair os catarinenses.

4. Os comunicadores de rádio influenciam a decisão de compra

A influência dos próprios radialistas é outra enorme vantagem de anunciar na rádio.

Uma pesquisa da Audacy traz um dado relevante a esse respeito. Ela diz que os anúncios de rádio falados diretamente pelos comunicadores podem aumentar em até 67% a intenção de compra dos ouvintes. 

Uma explicação para isso está no levantamento para a ACAERT. Em Santa Catarina, 65% dos ouvintes consideram os locutores como influenciadores.

— Isso só reforça o que já sabemos na prática: o comunicador é o coração do rádio. Ele cria laços, gera credibilidade e, com isso, potencializa resultados comerciais para as marcas que apostam nesse formato — destaca Roberto Cervo Melão, presidente do SindiRádio, ao portal Making Of.

Anunciar na rádio: 5 fatos que você precisa saber.

5. A publicidade na rádio impulsiona as buscas na internet

Sabia que a rádio também é capaz de aumentar o tráfego do site e, consequentemente, as vendas da sua marca pela internet?

Uma prova disso vem do estudo “Radio: The Online Multiplier”, da Radiocentre. Os anúncios na rádio elevam as buscas virtuais pela marca em 52%, na média. 

Além disso, o meio tem um custo-benefício quatro vezes melhor, no geral, para estimular as pesquisas on-line. E cerca de 60% das buscas estimuladas pela rádio acontecem dentro de 24 horas à exposição ao anúncio. Ou seja, é uma publicidade de impacto rápido.

Quer saber como incluir a rádio na sua comunicação? Faça uma simulação de campanha com nossa ferramenta gratuita ou fale diretamente com nossos consultores pelo WhatsApp

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui