A rádio é a maior aliada das marcas que procuram aumentar a visibilidade da comunicação com um investimento acessível em mídia. Em apenas 14 dias, o meio alcança 76% dos catarinenses, segundo uma pesquisa divulgada pela ACAERT. O patrocínio de programa de rádio ainda permite impulsionar seus resultados por cinco razões especiais que vamos apresentar a seguir. Acompanhe!
O que precisa saber sobre o patrocínio de programa de rádio?
- sua marca ganha mais atenção do público dentro da programação;
- a maior atenção está relacionada ao aumento da intenção de compra;
- os patrocinadores também criam uma conexão mais profunda com a audiência;
- e conseguem isso otimizando o investimento em marketing.
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Patrocínio de programa de rádio: o que é e como fazer?
Os patrocínios de programas elevam os anunciantes a um patamar de visibilidade especial na rádio porque inserem as marcas dentro do conteúdo que os consumidores desejam ouvir.
Um patrocínio de rádio geralmente inclui vinhetas ou citações ao anunciante na abertura e no encerramento do programa. Ele também pode abranger menções ao vivo pelos comunicadores e outras mídias no intervalo e até mesmo em outros meios de comunicação, como as redes sociais.
Uma boa ação de patrocínio é aquela em que o conteúdo da atração e a mensagem da marca se alinham. Daí a importância de conhecer bem o programa e o respectivo público. Esse alinhamento será melhor para a audiência e para a própria marca.
Também é importante ter em mente que a estratégia de patrocínio de rádio é focada no fortalecimento da marca. Estar dentro de um programa dá autoridade e traz maior reconhecimento ao anunciante, o que influencia positivamente as vendas no longo prazo — mas isso é consequência de uma marca fortalecida.
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Patrocinar programas ou anunciar no intervalo?
A publicidade na rádio, assim como na televisão, oferece dois caminhos para os anunciantes. Sua marca pode anunciar durante os intervalos ou dentro dos programas. Cada solução traz benefícios próprios.
Nos intervalos, os comerciais têm diferentes durações, indo de 10 segundos até 2 minutos em uma rádio como a Atlântida. Sua empresa também pode veicular o anúncio em quantos horários e quantas vezes o orçamento permitir.
O patrocínio de programa de rádio, por outro lado, tem um período mínimo de contrato, além de um tempo predefinido de exposição e um número exato de aproveitamentos por mês. Cada atração tem um limite de cotas publicitárias, o que exige certo planejamento prévio dos anunciantes quanto à disponibilidade do horário e do início da veiculação.
Mas patrocinar tem uma grande vantagem sobre os anúncios do intervalo: por estar junto ao conteúdo da emissora, o público tem a atenção no nível máximo. Nesse sentido, as pesquisas mostram que uma maior atenção está associada ao aumento na intenção de compra.
Em todo caso, sua estratégia pode incluir as duas opções. Mídias avulsas são ótimos complementos ao patrocínio na rádio por dar mais alcance à comunicação da marca. Elas ainda permitem perseguir objetivos mais concretos, como as vendas.
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Cinco razões para fazer um patrocínio de programa de rádio
Aqui estão mais vantagens de incluir o patrocínio no seu planejamento de mídia.
1. O consumidor prefere marcas conhecidas
Seis em cada dez consumidores no Brasil pensam que as marcas conhecidas são as melhores, segundo a Kantar IBOPE Media. Já a MindMiners aponta que 63% dos brasileiros preferem comprar das marcas mais famosas.
Como destacamos acima, o patrocínio de programa de rádio é excelente para o fortalecimento da marca porque a coloca no centro da programação. Isso muda a forma como o público percebe o anunciante.
2. O patrocínio gera conexão emocional
A rádio é a mídia mais confiável para os brasileiros, em grande parte por ser tão próxima da audiência. Ter sua marca dentro dos programas, então, contribui para fortalecer a conexão com o público, assimilando os atributos emocionais de cada atração.
3. Patrocinar programas aumenta a intenção de compra
Além da maior atenção do público durante o programa, o patrocínio de rádio tem outro impacto na intenção de compra. De acordo com uma pesquisa da Audacy, anúncios narrados pelos próprios locutores da emissora podem elevar em até 67% a intenção de compra dos ouvintes. Por sinal, diversos programas das rádios da NSC contam com textos ao vivo no pacote de mídia.
4. As rádios da NSC oferecem presença digital
Patrocinar com a ajuda da NSC também amplia o alcance da sua marca nas redes sociais. Em alguns programas selecionados, a cota de patrocínio inclui ações com os comunicadores no feed e nos Stories.
5. A estratégia de patrocínio otimiza o investimento em marketing
Um patrocínio de rádio é um pacote de mídia com um custo-benefício muito mais acessível para o anunciante do que se investisse apenas em mídias avulsas. Ou seja, é uma escolha que aproveita melhor seu investimento.
Então, quer impulsionar os resultados da sua marca? Descubra os valores do patrocínio de programa de rádio com as emissoras da NSC ou solicite uma proposta pelo WhatsApp.