Veja as melhores práticas de conteúdo e patrocínio da marca

26/04/2024

Comunicação

Veja as melhores práticas de conteúdo e patrocínio da marca

A comunicação da marca é um mundo de possibilidades que vai além dos anúncios. Por exemplo, o marketing de conteúdo e as ações de patrocínio podem trazer resultados excelentes se feitos da forma correta. Mas você conhece as melhores práticas nesse sentido?

O Negócios SC traz as dicas para sua empresa:

Acompanhe a explicação e fique por dentro do assunto!

Uma estratégia de conteúdo e patrocínio para as vendas

Há certa ideia de que o público não gosta de publicidade. Isso está longe de ser uma verdade geral. O que o consumidor procura evitar é a comunicação invasiva.

Aí entra a importância de conhecer as boas práticas de conteúdo e ações de patrocínio. Elas conectam sua marca com o consumidor por meio do contexto. Assim, despertam um interesse orgânico pelos produtos e serviços, além de ajudar a tornar a marca famosa.

Dados da Globo mostram, por exemplo, que 83% dos consumidores consideram a emissora — e, portanto, a NSC TV como afiliada em Santa Catarina — como uma vitrine importante para as marcas. Empresas que fazem ações de patrocínio na televisão ainda são mais reconhecidas, segundo um estudo da ThinkBox. E tudo isso nos leva à informação da Kantar IBOPE Media de que 64% do público acredita que marcas conhecidas são melhores.

Ou seja, conteúdo e patrocínios, quando bem feitos, têm impacto direto na intenção de compra e nas vendas. Aí está um bom motivo para você incluir essas práticas na estratégia de comunicação da marca.

Leia também: Impulsione sua estratégia de marketing de conteúdo com a NSC

Anote estas dicas para quando montar sua estratégia de comunicação. (Foto via Freepik)

Melhores práticas de conteúdo e patrocínio da marca

Marketing de conteúdo e ações de patrocínio são recursos de comunicação bem próximos. Ambos procuram apresentar o negócio, seus produtos e serviços a partir de um interesse já estabelecido do consumidor. Isso contribui para o reconhecimento e o fortalecimento da marca.

Dada essa proximidade, podemos fazer uma definição conjunta do que seria uma boa prática. Mas, antes, vamos ver o que definitivamente não é uma ação adequada de conteúdo ou patrocínio:

Agora, quais seriam as boas práticas de conteúdo e patrocínio da marca?

Alinhamento editorial

Existem inúmeras possibilidades de ação não só na internet, como também na televisão, na rádio, em impressos, eventos, além da multiplicidade de veículos. Então, como escolher?

Como o objetivo da ação é criar um contexto natural para a marca, o alinhamento editorial é imprescindível. Entenda não só onde está seu público-alvo, mas também qual é a mensagem do espaço que abriga a ação. A transição do conteúdo original para o conteúdo patrocinado será leve e sutil? Há sintonia entre os dois?

Se as respostas para essas questões forem positivas, as chances de sucesso são grandes.

Rapidez e discrição

Conteúdos e ações de patrocínio da marca não atrapalham desde que caminhem juntos com o meio em que estão inseridos e sejam breves. 

Ainda é importante notar que, diferentemente de um comercial, essa estratégia não procura atrair a atenção exclusiva para si. Ela traz a identidade visual da marca de fundo, algum produto em cena ou até mesmo sendo mencionado por apresentadores ou personagens, mas o conteúdo original nunca para em função da marca.

Diversidade de meios

Entre as melhores práticas, também podemos focar na otimização da campanha. Nesse sentido, é interessante incluir pelo menos cinco pontos de contato no mix de mídia. A Globo aponta que isso ajuda a promover um maior alcance da comunicação e trabalhar diferentes objetivos do negócio. Por exemplo, enquanto a televisão foca na construção da marca, anúncios nas redes sociais e em Google Ads podem ter uma abordagem comercial mais direta.

Estratégia de longo prazo

O marketing de conteúdo e as ações de patrocínio visam, sobretudo, ao fortalecimento da marca. Isso não se faz em um mês ou dois. É preciso pensar em estratégias de longo prazo, acima de seis meses, para colher os melhores resultados.

Leia também: Estratégia de patrocínio: torne sua marca famosa com a NSC

Resumindo as melhores práticas de conteúdo e patrocínio

Por que investir nessa estratégia?

Em primeiro lugar, porque ela fortalece a marca. Mas os impactos dela podem se estender ao aumento da intenção de compra e, por consequência, das vendas.

O que define uma boa ação de conteúdo ou patrocínio da marca?

É alinhada com o meio e veículo, além de ser discreta, natural, breve e não atrapalhar o consumidor.

Quais são as outras boas práticas recomendadas para a marca?

Invista em um mix de mídia diverso para sua campanha e tenha uma estratégia de longo prazo. Assim, potencializará seus resultados.

Descubra agora todas as possibilidades que a NSC oferece para a comunicação da sua marca baixando o guia One Stop Shop NSC.

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