Como ações de patrocínio de programas impulsionam as marcas?

28/03/2024

Comunicação

Como ações de patrocínio de programas impulsionam as marcas?

Se você quer saber como atrair a atenção do consumidor para sua marca, este conteúdo oferece a resposta. Como mostraremos, ações de patrocínio de programas na televisão e na rádio foram a chave para muitas marcas conquistarem o público e aumentarem as vendas.

Os dados a seguir vão convencer você da importância e das vantagens dessa estratégia de marketing.

Veja alguns destaques do conteúdo:

Quer entender melhor os benefícios de uma estratégia de patrocínio? Então acompanhe a explicação!

Atraia a atenção com ações de patrocínio de programas

Ter visibilidade é essencial para vender mais. Mas é preciso ter uma visibilidade qualificada para atrair de fato a atenção do consumidor. Afinal, diversas marcas de um mesmo segmento estão disputando a atenção em diferentes mídias e formatos de publicidade.

Nesse sentido, ações de patrocínio de programas colocam as marcas patrocinadoras em uma posição de destaque. Como demonstra um estudo divulgado pela Globo, tais ações recebem um nível de atenção do público maior que os anúncios no intervalo. Isso porque o patrocínio está inserido dentro do conteúdo que o consumidor deseja ver. 

A NSC, como empresa de comunicação líder de audiência e relevância em Santa Catarina, possui diversos cases de sucesso com patrocínio. Ações na televisão e na rádio provaram-se essenciais para ajudar os anunciantes a atingir seus objetivos, desde o fortalecimento da marca até o aumento das vendas.

O patrocínio de programas ainda se destaca como uma forma mais orgânica de despertar a atenção do consumidor. Além das tradicionais vinhetas e assinaturas, é possível produzir conteúdos patrocinados e realizar ações de merchandising, entre outros formatos espontâneos de apresentar negócios, produtos e serviços.

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A rádio é uma boa opção para sua estratégia de patrocínio. (Foto via Freepik)

O patrocínio de programas gera lembrança e conexão emocional

Uma das vantagens de fazer uma ação de patrocínio é associar a marca ao programa e às personalidades que aparecem nele. Assim, a televisão e a rádio emprestam seu status e sua influência para as marcas patrocinadoras. Isso aumenta a receptividade do público em relação aos anunciantes.

No quesito memorização, por exemplo, há um ganho para a marca de 4 pontos percentuais entre a vinheta de abertura e de encerramento, de acordo com a Globo.

Além disso, as ações de patrocínio de programas fortalecem a conexão emocional com os consumidores. A audiência está ali fazendo o que gosta, consumindo um conteúdo de interesse, e a marca participa desse momento em sintonia. Os atributos positivos do programa passam então para o negócio, em um processo de fortalecimento da marca.

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Marcas patrocinadoras tornam-se famosas

Os números da Globo mostram que a percepção de que a marca é bem conhecida sobe em até 10% entre os fãs do conteúdo após o patrocínio na televisão.

A impressão de ser uma marca famosa está diretamente ligada ao aumento das vendas. Isso porque a popularidade de um negócio é um dos principais fatores da decisão de compra pelo consumidor.

Como indica a Kantar IBOPE Media, 64% dos consumidores no Brasil acreditam que as marcas conhecidas são as melhores. Além disso, uma pesquisa da MindMiners revela que 63% das pessoas preferem comprar de marcas mais conhecidas.

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Aumente a intenção de compra com ações de patrocínio

Tudo isso vai contribuir para a melhora da percepção da marca. Segundo a Globo, há um aumento de 5 pontos percentuais na sensação de qualidade e de 6 pontos percentuais em custo-benefício dos patrocinadores.

Mais ainda, a intenção de compra pode crescer até 19% com ações de patrocínio de programas.

Esse é um efeito da atenção qualificada que o patrocínio gera, da maior conexão emocional com o anunciante, do aumento da lembrança pelo público e da melhor percepção do negócio.

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Lições do patrocínio da marca para aumentar as vendas

Veja as principais respostas sobre o porquê de ter uma estratégia de patrocínio de programas na televisão e na rádio.

Como atrair a atenção do consumidor para sua marca?

O patrocínio da marca em programas de TV e rádio atrai uma atenção orgânica e qualificada para o negócio. Os números levantados pela Globo mostram que a atenção do público em ações de patrocínio é maior que nos comerciais do intervalo.

Quais são as vantagens das ações de patrocínio?

Os benefícios dessa estratégia incluem o aumento do interesse pela marca, maior receptividade à mensagem, maior lembrança do público e uma melhor imagem do negócio.

Por que investir na presença da marca em programas de TV e rádio?

Há uma associação positiva entre os valores do conteúdo e das personalidades com a marca. É, também, uma excelente maneira de situar os produtos ou serviços no centro dos interesses do público.

Como o patrocínio aumenta a intenção de compra?

As marcas mais conhecidas — mais vistas e mais ouvidas — são as preferidas pelos consumidores na hora de comprar. A Globo indica um aumento de até 19% na intenção de compra com ações de patrocínio.

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