A Black Friday dispensa introduções entre os brasileiros. De acordo com um levantamento do Google em parceria com a Offerwise, 89% dos consumidores no País conhecem a data. Mas o impacto dela vai muito além de novembro. Os dados mostram que o cliente conquistado em novembro tem grandes chances de voltar a comprar nos meses seguintes.
Veja como a Black Friday permite fidelizar o consumidor:
- seis em cada dez brasileiros devem aproveitar as promoções neste novembro;
- a intenção de gastos com as compras da Black Friday 2025 é de R$ 600;
- 68% podem mudar os planos para a data se encontrarem um bom preço;
- 54% voltaram a comprar das marcas de que foram clientes na data de 2024.
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Os planos dos brasileiros para a Black Friday 2025
Quanto mais perto chegamos da Black Friday de 2025, maior é a intenção de compra dos brasileiros. Uma pesquisa da Globo divulgada em julho apontava que 43% do público planejava comprar na data deste ano. Agora o levantamento revelado em setembro pelo Google com a Offerwise revela que seis em cada dez brasileiros esperam aproveitar os descontos.
A intenção de gastos é de R$ 600, em média. Entretanto, vale lembrar que as compras não se limitam à última sexta-feira de novembro, que em 2025 será no dia 28/11.
O Opinion Box, em parceria com a Dito, mostra que na Black Friday de 2024 apenas 10% dos consumidores compraram no dia exato. Segundo o estudo “Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2025”, 39% fizeram as compras na semana da data, 44% compraram ao longo de todo o mês e outros 7% até fizeram isso após o término do evento.
Para este ano, o Google indica que 48% dos brasileiros já elaboraram uma lista de desejos. Mais da metade dos entrevistados, ou 54%, também vêm guardando dinheiro para as compras.
Porém, mesmo esse consumidor que se planeja está aberto a ser disputado pelas marcas. Oito em cada dez consumidores pesquisam ofertas no período da Black Friday e 68% afirmam que podem mudar a compra se encontrarem um bom preço.
Para muitos brasileiros, esta é a única oportunidade do ano de comprar bens duráveis e de alto valor. Mas categorias de produtos do dia a dia, como alimentos e bebidas, ou itens de farmácia e saúde, também estão na mira do público do País. As compras de supermercado, por exemplo, foram a quarta categoria preferida pelos consumidores na última Black Friday, como destacam Opinion Box e Dito, atrás de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, roupas e acessórios, e produtos de beleza e cosméticos.
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A oportunidade de fidelização na Black Friday
O “Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2025” revela que mais da metade dos compradores voltaram a comprar das marcas com que se relacionaram na data de 2024.
Comportamento após a compra na Black Friday:
- 54% fizeram novas compras;
- 17% não compraram novamente;
- 16% ainda não compraram, mas pretendem;
- 11% comprarão em algumas lojas, mas em outras não;
- 2% não comprarão novamente.
Esse alto índice de recompra significa para os negócios que a Black Friday deve ser vista como uma estratégia de vendas muito além do quarto trimestre. Os resultados na data podem repercutir ao longo de todo o ano.
Então, é preciso dar atenção especial aos fatores que levam o consumidor à compra, ou o fazem desistir dela.
A primeira metade da equação é mais simples. Preços baixos e frete grátis são aquilo que os brasileiros mais valorizam na hora de comprar na Black Friday. A outra parte, aquela que afasta os compradores, é um pouco mais complexa, especialmente no caso do e-commerce.
Principais fatores que afastam o consumidor virtual:
- Frete muito caro: 45%
- Reclamações negativas sobre a loja: 40%
- Preço não tão atrativo: 35%
- Falta de segurança na hora do pagamento: 24%
- Prazo de entrega demorado: 19%
- Falta de informações sobre o produto: 17%
Já nas lojas físicas, os maiores obstáculos à compra se dividem entre preços acima do esperado e alguma falta de estrutura do estabelecimento, como atendimento ruim, filas longas e desorganização.
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