Oito em cada dez consumidores conectados no Brasil já compraram na Black Friday, segundo o QualiBest. Para este ano, até 91% deles podem aproveitar a data, aponta a pesquisa “Black Friday 2025”. Então, descubra a seguir quais são os planos desse público até o próximo 28 de novembro.
Dados sobre o planejamento para a Black Friday 2025:
- seis em cada dez consumidores só comprarão diante de boas promoções;
- 48% consideram o varejo físico e o e-commerce em pé de igualdade nas ofertas;
- 95% afirmam prestar atenção nas promoções relacionadas à data;
- e os itens de higiene pessoal e beleza lideram a intenção de compra este ano.
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Os objetivos dos brasileiros na Black Friday 2025
1) Dar uma chance a boas ofertas (mesmo de produtos acessíveis)
A data é reconhecida como uma oportunidade de comprar bens duráveis com melhor preço. No entanto, os dados do QualiBest revelam um público consumidor com uma alta expectativa de economizar até nos produtos não tão caros.
Dois em cada três entrevistados (66%) esperam comprar produtos mais acessíveis, mas que valem a pena quando estão em promoção.
Por sinal, o frete grátis é a forma de desconto preferida para 59% do público, enquanto 43% mencionam o abatimento direto no valor do produto.
Os brasileiros estão mesmo empenhados em encontrar bons negócios neste ano, tanto que 94% pretendem pesquisar preços. E as mulheres são as que mais prestam atenção às ofertas.
Itens de vestuário, calçados e acessórios lideram a intenção de compra entre os produtos intermediários: 72% das pessoas estão de olho nas promoções da categoria. Outros segmentos importantes nesse sentido são os de utensílios domésticos, com 63% de intenção de compra, e os artigos de cama, mesa e banho, com 58%
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2) Comprar produtos mais caros em promoção
O segundo grupo mais representativo é o dos 59% que esperam a Black Friday 2025 para poder comprar produtos de valor mais alto com alguma promoção. O perfil de público, nesse caso, é ainda mais cuidadoso com o planejamento para a data.
No geral, 74% dos consumidores conectados no País se planejam para as compras. Inclusive, 34% só compram o que previram no orçamento.
Então, se encontrarem boas promoções neste ano:
- 64% devem comprar eletrodomésticos;
- 53% pretendem adquirir celulares e tablets;
- 43% farão compras de móveis e decoração.
Essas categorias estão, justamente, entre as que registram a maior percepção de boas ofertas. Os eletrodomésticos são os campeões na avaliação do público, seguidos por celulares e tablets.
Black Friday é uma oportunidade para fidelizar o consumidor.
3) Antecipar as compras de Natal
Outra tendência da Black Friday é o comportamento de aproveitar a data para antecipar as compras de Natal. De acordo com o QualiBest, 44% dos internautas pretendem fazer isso em 2025.
Um dado interessante nesse sentido é o de que 78% dos brasileiros têm a intenção de presentear no próximo 25 de dezembro, segundo o levantamento “Comemorações de Fim de Ano 2025”, de Globo e PiniOn. A Black Friday, portanto, ganha o atrativo extra da economia nas compras natalinas.
Oito em cada dez brasileiros vão dar presentes no Natal 2025.
4) Economizar nas compras do dia a dia
Para completar, 37% dos entrevistados estão de olho nas promoções da Black Friday 2025 para estocar produtos do dia a dia e economizar nas compras regulares para casa.
Em relação a 2024, o relatório “Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2025”, elaborado por Dito e Opinion Box, já destacou que os itens de supermercado foram a quarta categoria mais comprada na data.
Neste ano, o QualiBest traz dois segmentos de uso diário entre os três mais procurados: 73% planejam comprar produtos de higiene pessoal e beleza, enquanto 68% incluíram nos planos os alimentos básicos.
Black Friday movimenta as vendas em categorias de giro rápido.
Encontre a mídia certa para destacar suas promoções
Um dado essencial da pesquisa “Black Friday 2025” diz que 58% dos consumidores não têm certeza de que vão comprar e esperarão para ver as ofertas. Daí a importância de uma boa comunicação do seu negócio para chamar a atenção do público e impulsionar suas vendas.
Aliás, aqui vai outra informação importante para você. A mesma pesquisa mostra que 43% dos brasileiros conectados se informam sobre as promoções de Black Friday pelas redes sociais e 29% têm na televisão uma referência para isso.
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