73% dos brasileiros devem gastar mais com beleza e cuidado pessoal

19/11/2025

73% dos brasileiros devem gastar mais com beleza e cuidado pessoal

Um estudo recente da Globo trouxe dados relevantes para o setor de beleza e cuidado pessoal no Brasil. Ele diz que 50% dos consumidores no País gastam acima de R$ 150 por mês nesse mercado. Nos próximos seis meses, 73% ainda pretendem aumentar os gastos com autocuidado. Mas você sabe como atrair esses consumidores?

Entenda o comportamento no mercado de beleza e cuidado pessoal:

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Hábitos de compra em beleza e cuidado pessoal no Brasil

A cesta de compras dos brasileiros nesse mercado é composta principalmente por cuidados de higiene básica, ou seja, aqueles itens mais usados no dia a dia.

O “Panorama do Consumo de Higiene e Beleza no Brasil” mostra, nesse sentido, que mais de 80% dos consumidores costumam comprar desodorantes, produtos de higiene bucal e sabonetes. Mas apenas 41% têm o hábito de consumir maquiagem.

O tipo de produto então é determinante na escolha do canal de venda para 84% do público. Entre os itens que são mais frequentes nas compras do mês, mais consumidores preferem a loja física. No caso da higiene bucal, 68% compram só dessa forma. 

Os supermercados, hipermercados, farmácias e drogarias são os pontos de venda mais procurados nessas horas. Entretanto, 85% do público afirma pesquisar na internet antes de visitar a loja física.

Já o meio digital é uma opção mais atraente para aquelas categorias com uma frequência de compra menor. Por exemplo, 46% dos consumidores compram maquiagem ao menos uma vez por mês, um número muito abaixo dos itens de higiene bucal. E é justamente o segmento de maquiagem que tem o maior índice de compradores tanto na loja física quanto no e-commerce, de 32%.

Pesquisa: 72% dos brasileiros não abrem mão de produtos de beleza.

Como atrair o público no mercado de autocuidado?

O setor de beleza e cuidado pessoal é marcado pela lealdade do público. Oito em cada dez consumidores dizem ser leais a marcas e produtos que atendem bem às suas necessidades e 33% compram sempre o mesmo produto, quando este acaba.

Ainda assim, o comportamento dos compradores indica algumas formas de atraí-los para experimentar novas opções. Fique de olho nessas oportunidades para seu negócio!

Amostras grátis

A primeira opção e mais efetiva é a distribuição de amostras grátis. Quando perguntados quais ações das marcas mais despertariam o interesse em produtos de beleza, 49% dos brasileiros indicaram esse tipo de demonstração.

O efeito positivo é tanto maior em lançamentos, já que 74% dos interessados relataram o interesse de experimentar marcas e produtos recém-lançados.

Recomendações de influenciadores

O marketing de influência tem um papel central na estratégia de comunicação do setor. De acordo com a Globo, sete em cada dez brasileiros acompanham nas redes sociais os criadores de conteúdo que falam sobre beleza, cuidados pessoais e maquiagem.

Além disso, 39% dos consumidores acreditam que as recomendações desses influenciadores pesam na decisão de compra. E, ao todo, 62% revelam já ter comprado por essa motivação.

Eficácia comprovada

Quase metade dos compradores no setor declara já gastar muito com cosméticos e higiene pessoal. 

Gasto médio mensal dos brasileiros com beleza e autocuidado:

Ao mesmo tempo, como vimos, o público está disposto a aumentar os gastos nesse mercado. 

Uma razão para isso está no fato de que 65% dos entrevistados consideram que o produto vale o que custa quando os resultados são efetivos e visíveis. Daí a importância de ter uma comunicação voltada para a comprovação dos benefícios.

Brasileiros cortam gastos, mas compras por impulso se mantêm.

A comunicação em beleza e cuidados pessoais

O “Panorama do Consumo de Higiene e Beleza no Brasil” ainda destaca o papel da mídia para as marcas do setor se conectarem com esse público. Afinal, o consumidor de beleza no País também é um consumidor de conteúdo multiplataforma. 

Só na mídia tradicional:

Inclusive, 65% dos brasileiros dizem já ter comprado algum produto de beleza ou de cuidados pessoais depois de ver a propaganda dele na televisão.

Então, quer impulsionar sua marca em Santa Catarina com a líder de audiência na televisão do Estado? A NSC TV ajuda seu negócio a alcançar os resultados que almeja.

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