Falar sobre tendências de marketing é sempre um desafio de tentar conciliar os termos da moda com a realidade brasileira. No Brasil, vale lembrar, 94% dos empreendimentos são pequenos negócios. Para essa vasta maioria, conceitos como gêmeos digitais ou realidade virtual ainda são pouco palpáveis. Mas aqui estão três tendências para 2026 ao alcance de todos.
Destaques das tendências de marketing para 2026:
- 74% dos usuários de IA buscam a tecnologia para obter recomendações;
- a estratégia de conteúdo então deve ser otimizada para ferramentas do tipo;
- 61% dos profissionais de marketing pretendem investir mais em influenciadores;
- e a retail media é outra grande aposta dos anunciantes para a comunicação.
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Veja as tendências de marketing mais acessíveis para 2026
Abaixo, selecionamos três temas entre os dez abordados no relatório Marketing Trends 2026, da Kantar, trazendo o foco para o cenário brasileiro e o dia a dia dos negócios.
1) Inteligência artificial
A inteligência artificial tem um enorme potencial de impacto no marketing, tanto que a Kantar dedica quatro tendências apenas a essa tecnologia. Mas é especialmente interessante ressaltar o papel dela na jornada de compra.
Os dados mostram que 24% dos usuários de IA já a empregam como assistente de compras e 74% a usam para obter recomendações com uma frequência no mínimo semanal.
Diante disso, é importante pensar em SEO também para esses assistentes virtuais. Um direcionamento prático nesse sentido, de acordo com a Backlinko, seria incluir na sua estratégia de conteúdo:
- listas com os “melhores” ou “mais” de uma categoria;
- tabelas de comparação;
- páginas com dúvidas comuns;
- e conteúdos opinativos com direcionamentos claros.
Esses formatos facilitariam a leitura por ferramentas de IA como o ChatGPT e o Gemini. Além disso, são uma ótima forma de aparecer nos destaques do Google.
“No próximo ano, as decisões de compra serão cada vez mais mediadas por IA generativa e agentes, que vão recomendar as marcas e o conteúdo delas”, resume a Kantar.
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2) Foco em comunidades
O marketing de influência segue como uma das principais tendências de marketing em 2026. Segundo a Kantar, 61% dos profissionais de marketing pretendem aumentar o orçamento dessa área.
Isso é, de certa forma, uma resposta à tendência da inteligência artificial e também aos algoritmos que mediam o consumo de conteúdo digital. “Diante de espaços cheios e impessoais, as pessoas estão rumando para microcomunidades em que elas podem falar e percentecer de maneiras mais significativas”, explica o Marketing Trends 2026.
Aí entram os influenciadores não só como elementos mediadores, mas como criadores desses ambientes.
O estudo da Dentsu, “Verdades Humanas na Era Algorítmica: Tendências de Mídia para 2026, é outro a colocar os influenciadores como um caminho para as marcas dialogarem com diferentes comunidades na internet e fora dela.
Aliás, é importante salientar que a influência não se resume ao meio digital. De acordo uma pesquisa divulgada pela Acaert, 65% dos catarinenses que ouvem rádio consideram os locutores como influenciadores. Um levantamento da Audacy também aponta que os anúncios narrados pelos próprios comunicadores podem aumentar em até 67% a intenção de compra dos ouvintes.
A força das parcerias regionais no marketing de influência.
3) Comunicação e vendas juntas
Outro destaque é a retail media, ou mídia do varejo. Uma das grandes tendências de marketing para 2026, ela aparece também no Kantar Media Reactions 2025 como o canal favorito de propaganda pelos consumidores globais.
O investimento brasileiro nessa área chega ao valor de 1,06 bilhão em 2025, conforme a estimativa da eMarketer, e deve quase dobrar até 2028.
Quando falamos de retail media hoje, temos como referência principal os grandes varejistas da internet. Nesse caso, o objetivo é colocar o anúncio no momento de maior intenção de compra, o que tende a trazer melhores resultados para a marca.
Entretanto, é interessante notar que essa aproximação entre comunicação e vendas é mais antiga e vem desde o PDV físico. Além disso, os meios de comunicação estão se tornando canais de venda, propondo a mesma ligação pelo sentido inverso.
Um bom exemplo de mídia como canal de vendas é a televisão — a própria Kantar chama a atenção para isso. Os anúncios compráveis pela TV já são uma realidade e se tornarão cada vez mais acessíveis com a chegada da TV 3.0 ao Brasil. Os telespectadores então poderão comprar mais facilmente pelo próprio televisor com o controle remoto.
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