O Ano Novo é um período de reflexão para muitos brasileiros, mas principalmente de renovação. Renovam-se os sonhos, as metas e a energia para alcançá-los. A seguir, veja como o público no País pretende comemorar este recomeço e quais são as expectativas para 2026, de acordo com as pesquisas.
Destaques dos planos dos brasileiros para o Ano Novo:
- a confraternização é a atividade mais lembrada pelo público para a Virada;
- já para 2026, os principais objetivos são economizar e cuidar da saúde;
- os brasileiros estão mais otimistas que a média global para o próximo ano;
- é a hora de as marcas inspirarem e criarem associações positivas com as metas pessoais.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
Os planos para comemorar o Ano Novo
A roupa branca, os fogos de artifício, o brinde de espumante… O Réveillon tem suas marcas registradas entre os brasileiros. Mas o ponto central da festa, na verdade, é o momento de união que a data propicia.
A pesquisa “Comemorações de Fim de Ano 2025”, da PiniOn para a Globo, destaca como os planos para a Virada estão mais voltados para a confraternização. Tanto que as duas atividades mais citadas pelo público são justamente aquelas que reforçam as relações.
Formas como os brasileiros pretendem comemorar o Ano Novo:
- Ir à casa de familiares: 37%
- Participar de um jantar: 26%
- Refletir e criar metas: 24%
- Brindar com espumante: 20%
- Assistir aos fogos em lugar público: 17%
- Vestir roupas de cores simbólicas: 17%
- Participar de uma festa de Réveillon: 13%
- Ir à casa de amigos: 11%
Também é interessante notar como o consumo de conteúdo está diretamente envolvido na celebração para muitas pessoas. Ver a queima de fogos pela televisão, assistir a canais de TV e a plataformas de streaming são outras atividades citadas no planejamento.
Oito em cada dez brasileiros vão dar presentes no Natal 2025.
Como a comemoração de Ano Novo movimenta o varejo?
Onde há festa tem consumo. E o consumo leva às compras. Os atacarejos, supermercados e hipermercados são os principais beneficiados com isso no Ano Novo.
Entre os itens que os brasileiros mais costumam comprar para a ceia estão:
- Espumante: 35%
- Carne bovina: 35%
- Cortes de carne: 31%
- Carne suína: 28%
- Destilados: 15%
- Frutos do mar: 12%
- Pratos congelados: 12%
Mas 90% dos consumidores que farão a ceia de Ano Novo em casa devem aproveitar as compras de Natal para garantir os itens para as duas datas.
Além do mercado, a pesquisa revela que 37% dos entrevistados têm o hábito de presentear na Virada. Roupas são os produtos mais visados na ocasião, seja para dar a outras pessoas, seja para si mesmo. Aparecem bem depois na preferência dos consumidores: perfumes e cosméticos, calçados, acessórios, chocolates e panetones, entre outros presentes.
Descubra três formas de destacar sua marca no verão 2025/2026.
Cuidar das finanças e da saúde é prioridade
Quatro em cada dez entrevistados acreditam que o Ano Novo é o momento de estabelecer novas metas e resoluções. A Globo então ressalta que nesse contexto as marcas podem inspirar começos e se associar à jornada das conquistas pessoais.
Por exemplo, economizar e cuidar da saúde física e mental são os dois maiores objetivos para 2026, de acordo com o levantamento “Verão na Globo 2026”. Esta é a hora de os negócios que tenham tais atributos se destacarem na mídia para chamar a atenção do público.
Planos para o próximo ano dos brasileiros:
- Economizar: 39%
- Cuidar da saúde: 36%
- Fazer exercícios regularmente: 19%
- Comprar ou reformar a casa: 18%
- Aprender algo novo: 15%
- Se manter mais informado(a): 14%
- Fazer uma viagem nacional: 13%
Depois aparecem os planos profissionais, como começar a trabalhar, mudar de emprego ou abrir o próprio negócio.
Brasileiros cortam gastos, mas compras por impulso se mantêm.
As expectativas financeiras dos brasileiros para 2026
Não é à toa que os brasileiros têm como meta principal para 2026 a economia. De acordo com o “Monitor do Custo de Vida 2025”, da Ipsos, 35% do público no País afirma estar em uma situação financeira difícil ou muito difícil.
No entanto, os consumidores daqui ainda se permitem certo nível de otimismo em relação ao próximo ano, até maior que a média global. No País, 35% dos entrevistados creem que a renda pessoal vai aumentar em 2026, enquanto internacionalmente o resultado ficou em 29%. O Brasil então aparece entre as oito nações mais otimistas do ranking, que contabiliza 30 países ao todo.
Além disso, a própria Ipsos mostra que 52,5% dos brasileiros acreditam que o Brasil vai melhorar de situação econômica até o fim do primeiro semestre de 2026.
Acompanhe mais novidades com a newsletter do Negócios SC. Você receberá direto no e-mail os dados sobre o comportamento do consumidor e as maiores tendências do mercado.


