Para 68% dos brasileiros ouvidos em uma nova pesquisa da Globo, o verão é a estação preferida no ano. Os sentimentos de alegria, gratidão e diversão despontam entre os mais associados com esta época, que coincide com as férias de boa parte do público no País. Entenda melhor essa relação e como destacar sua marca neste período com outros dados que o Negócios SC traz a seguir.
Como os brasileiros esperam a temporada de verão 2025/2026:
- sete em cada dez consumidores afirmam gastar mais durante o verão;
- quase metade do público tem certeza de que vai viajar nesta temporada;
- 69% gostam quando as marcas ajudam nas preparações para a estação;
- e 56% acham que a publicidade dá mais vontade de comprar nesta época.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
Os cuidados dos brasileiros na temporada de verão
“Autocuidado” talvez não seja a primeira palavra que venha à sua mente ao pensar na estação mais quente do ano, mas ela está muito presente no comportamento do consumidor.
De acordo com o levantamento “Verão 2025/2026”, do Opinion Box, 43% dos brasileiros afirmam se cuidar mais nesta temporada, enquanto 52% se cuidam igualmente ao longo do ano.
Por um lado, há uma questão estética. Quatro em cada dez pessoas fazem dieta para estar com um bom corpo para a estação. Por outro, o calor típico desta época força uma mudança de hábitos, tanto que 81% do público prioriza alimentos mais frescos e leves, como complementam os dados da Globo.
Inclusive, cuidar da saúde física e mental é o segundo plano mais citado pelos brasileiros para 2026. Ele vem atrás apenas de economizar.
Aproveite as oportunidades para bares e restaurantes no fim de ano.
O verão e os planos de viagem
As duas pesquisas relatam um aumento de gastos dos consumidores no verão. Ao Opinion Box, 71% afirmaram gastar mais, enquanto à Globo 62% especificaram destinar uma verba maior a passeios, refeições e eventos. Afinal, as temperaturas elevadas e o tempo livre das férias convidam ao lazer e às viagens.
A temporada de verão é sinônimo de viajar para os brasileiros:
- 81% têm o costume de viajar neste período (Opinion Box);
- 72% consideram esta a melhor época para fazer viagens (Globo);
- 69% preferem tirar férias durante o verão (Opinion Box).
Inclusive, de acordo com o levantamento “Verão 2025/2026”, 49% dos brasileiros com certeza viajarão entre dezembro e março próximos.
As praias são, naturalmente, o destino mais procurado pelos viajantes na estação mais acalorada do ano. Oito em cada dez pessoas que costumam viajar no verão buscam o litoral. Santa Catarina se destaca nesse sentido, atraindo um público cada vez mais qualificado, com alta dos turistas internacionais.
5 tendências de turismo para 2026 presentes em Santa Catarina.
Oportunidades para a comunicação das marcas no verão 2025/2026
A partir dos dados acima, podemos encontrar três formas especiais de destacar sua marca dentro do contexto da estação.
Propagandas
O Opinion Box traz um número interessante: 56% dos consumidores acham que a publicidade no verão dá mais vontade de comprar.
Essa motivação é ainda maior quando se trata de curtir a temporada. De acordo com a Globo, 60% do público se sente motivado a viajar nesta época quando vê alguma propaganda de empresas de viagem na televisão.
O fato é que, mesmo durante o verão, a maioria da audiência procura manter o consumo de mídia e 79% consideram que ver meios como a televisão vale como entretenimento. Ou seja, os anunciantes não perdem a exposição.
Conteúdo patrocinado
Existem várias outras maneiras de contextualizar seu negócio durante a estação. Por exemplo, a Globo também diz que 69% dos consumidores gostam quando as marcas ajudam nas preparações para os dias de maior calor. Além disso, 72% têm interesse em consumir conteúdo relacionado a este período do ano.
O autocuidado, como já vimos, é um comportamento presente ao longo da temporada. E sua estratégia de comunicação deve levar isso em conta, aproveitando as oportunidades de patrocínio que se oferecem.
Eventos
Outro modo de destacar sua marca no verão 2025/2026 é patrocinar ações culturais e de lazer que os brasileiros tanto apreciam neste período. Isso porque 69% das pessoas ouvidas pela Globo valorizam as empresas que apoiam eventos e festivais.
Aliás, os eventos da NSC são conhecidos por agitar o litoral catarinense. O Conexão Verão e o Floripa Tem atraem milhares de pessoas todos os anos, estabelecendo uma ponte entre os patrocinadores e o público em Santa Catarina.
Então, quer saber como a NSC pode impulsionar sua marca na temporada? Veja nossos cases de sucesso em conteúdo patrocinado ou fale diretamente com nossos consultores pelo WhatsApp.


