Santa Catarina já tem alguns dos destinos mais prestigiados e procurados do Brasil. Além disso, certas tendências de turismo para 2026 devem movimentar ainda mais o mercado catarinense, e não só pelo fato de os brasileiros planejarem gastar mais com viagens no próprio País. Entenda melhor o assunto com os destaques a seguir!
Tendências do turismo que impactam Santa Catarina:
- os grupos de turistas no Estado têm uma configuração cada vez mais familiar;
- além de conhecer o lugar, os viajantes procuram se conectar com pessoas;
- os mais jovens costumam escolher o destino por causa da acomodação;
- e nosso Estado pode atrair amantes de esportes com alto poder aquisitivo.
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1. Viagens em família no topo das tendências de turismo para 2026
Nas últimas duas temporadas do turismo em Santa Catarina, os dados da Fecomércio SC confirmaram um processo em andamento. A pesquisa “Turismo de Verão no Litoral Catarinense 2025” mostrou que, mesmo na estação mais quente e badalada do ano, o perfil de turistas no Estado vem amadurecendo e assumindo um caráter mais conjugal ou familiar.
Depois, durante o inverno na Serra Catarinense, famílias e casais representaram 85% dos grupos que viajaram para lá.
Essa é uma tendência de turismo não só nacional, como também global. No Brasil, 53% dos entrevistados pela pesquisa da Globo “O Viajante Brasileiro” pretendem fazer a próxima viagem em família. Mundialmente, o relatório “Travel Trends 2026”, da Skyscanner, destaca igualmente esse aspecto familiar como um dos movimentos mais interessantes do mercado turístico atual.
3 dicas para impulsionar o turismo em Santa Catarina.
2. O turismo como forma de conexão pessoal
Mesmo entre aqueles que viajam sozinhos, há um desejo crescente por maior proximidade com as pessoas e por experiências emocionais. De acordo com a Skyscanner, metade dos turistas viaja também para se reconectar, além de mudar de ares. Eles procuram:
- conhecer pessoas de diferentes culturas;
- fazer amizades significativas;
- e desbravar o destino com alguém local.
Entre essas pessoas, o interesse vai desde encontrar amigos virtuais, formar novas relações até viver um romance de viagem. Inclusive, 42% do público fica mais aberto a conhecer outros enquanto viaja, com 29% mencionando uma maior liberdade para ser quem se é. Daí o sucesso de aplicativos como o Timeleft, que reúne desconhecidos para jantar em diferentes cidades do País.
Para o turismo em Santa Catarina, esse é um sinal de investir em experiências que aproximem pessoas e incentivem o contato entre viajantes e locais.
3. A própria hospedagem é o destino
Ainda conforme o “Travel Trends 2026”, 56% dos turistas já escolheram um destino somente por causa da acomodação. Esse comportamento é mais forte entre a Geração Z (65%) e os millennials (70%).
Há boas razões por trás dessa tendência de turismo para 2026:
- uma acomodação especial estabelece o tom para toda a viagem;
- permite relaxar de verdade, sem muitos deslocamentos;
- oferece uma escapada mais imersiva da rotina.
Nesse sentido, a hotelaria catarinense deve continuar investindo em oferecer espaços que valham a pena, por si próprios, o investimento na viagem, assim como em proporcionar experiências completas para ocupar a estadia.
Turismo no Brasil é a escolha de 92% dos futuros viajantes do País.
4. Os aventureiros de luxo em Santa Catarina
A Explore! ressalta um perfil cada vez mais representativo de viajantes para 2026: o dos ciclistas.
Esse, por sinal, é um tópico já debatido há muito tempo no podcast do Negócios SC. O Estado, com sua beleza cênica e paisagens diversas, oferece percursos inesquecíveis para quem ama a pedalada.
Mas é preciso ver esses aventureiros além do suor e dos sapatos sujos da estrada. Estamos falando de um público de alto poder aquisitivo, que investe em equipamentos de ponta, alimentação específica e experiências verdadeiramente revigorantes.
Além do ciclismo, o turismo em Santa Catarina favorece uma série de outros esportes, dos náuticos, passando pela escalada, até as atividades que tomam os céus.
5. Tendências de turismo além das redes sociais
É difícil negar a influência das redes sociais na escolha do destino turístico. Uma pesquisa de Expedia Group e Luth Research mostra, por exemplo, que 61% dos viajantes têm essas plataformas como fonte de inspiração em 2025.
Entretanto, outros meios são capazes de gerar tendências de turismo. Esse é o caso da televisão. De acordo com a PiniOn, 45% dos brasileiros sentem mais motivação para viajar no verão ao verem propagandas de viagens. Novelas e notícias também apresentam esse poder de influenciar o público.
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