Nove em cada dez responsáveis pela comunicação das marcas estão usando uma estratégia de vídeo marketing em 2026. Isso é o que mostram as estatísticas da Wyzowl para este ano. Se você ainda não investe na produção audiovisual para seu negócio, descubra a seguir algumas vantagens que está perdendo.
Dados em destaque para sua estratégia de vídeo marketing:
- 93% dos profissionais aumentaram o reconhecimento da marca;
- 83% também observaram um crescimento nas vendas;
- 84% dos consumidores querem mais vídeos das empresas;
- e 96% dos internautas veem vídeos na internet toda semana.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
5 vantagens do vídeo marketing
Como os profissionais de marketing avaliam o uso do vídeo na comunicação? A resposta está no “Video Marketing Statistics 2026”, da Wyzowl, que o Negócios SC traz agora para você.
1) Reconhecimento da marca
A pesquisa feita no setor revelou que 93% dos entrevistados tiveram um aumento do reconhecimento da marca com a estratégia de vídeo marketing.
Mas, atenção: 89% dos consumidores dizem que a qualidade do vídeo impacta a confiança no negócio. Então, invista em uma boa produção para transmitir a melhor imagem ao público.
Veja 5 dicas para aumentar o reconhecimento da marca.
2) Aumento do tráfego
Oito em cada dez profissionais entrevistados também relataram um aumento no tráfego do site. Mais ainda, 82% perceberam um maior tempo de permanência dos usuários nesse canal.
3) Mais leads
Quer mais contatos para seu negócio? O vídeo marketing pode ser a solução que procurava, já que em 85% dos casos houve a geração de leads, de acordo com a pesquisa.
4) Crescimento das vendas
Uma consequência natural do aumento dos leads é a capacidade de vender mais. Foi isso que 83% dos profissionais presenciaram com a estratégia de marketing de vídeo. Esse dado é corroborado pela perspectiva do consumidor: 83% do público já foi convencido a comprar um produto ou serviço após ver conteúdos do gênero.
5) Redução de chamadas no suporte
Os vídeos podem ser usados além das vendas e contribuir para o sucesso do cliente. Experimente produzir vídeos mostrando o uso dos produtos ou serviços, com resoluções dos problemas mais comuns, e seus clientes vão agradecer por não precisarem entrar em contato com o suporte.
Para 57% dos profissionais ouvidos pela Wyzowl, essa estratégia de vídeo ajudou a reduzir o número de chamados.
Aprenda a reverter a queda de engajamento nas redes sociais.
Como as marcas estão executando o marketing de vídeo?
As vantagens acima explicam por que 93% dos entrevistados consideram a estratégia de vídeo importante para seus negócios. Mas como as marcas a estão colocando em prática?
Para começar, o tipo de vídeo mais produzido tem sido com pessoas, atores e produtos reais. Eles estão presentes em 51% das criações, à frente das animações (23%) e das gravações de tela (19%).
Ao mesmo tempo, 63% dos profissionais relatam já ter usado ferramentas com inteligência artificial para ajudar na criação ou edição de vídeos. Isso mostra a preferência por um aspecto mais real na produção, com a IA entrando secundariamente como apoio técnico.
Já os formatos de vídeos mais usados são:
- vídeos para redes sociais: 69%
- vídeos explicativos: 68%
- depoimentos: 57%
- apresentações: 48%
- anúncios: 48%
- teasers: 45%
- demonstrações de produtos: 39%
- vídeos de vendas: 27%
E não se preocupe em criar roteiros longos ou gravações extensas. De acordo com o público do setor, os vídeos que funcionam melhor têm até dois minutos.
Tamanhos que funcionam melhor na estratégia de vídeo:
- menos de 30 segundos: 20%
- 30 a 60 segundos: 51%
- 61 a 120 segundos: 20%
- 121 a 180 segundos: 5%
- mais de 180 segundos: 4%
Mas isso tem a ver, é claro, com o formato. Vídeos explicativos, depoimentos e apresentações podem demandar mais tempo e funcionar bem assim. Por outro lado, as redes sociais e anúncios pedem vídeos mais curtos, salvo se o roteiro for capaz de sustentar a atenção dos espectadores.
Aprenda a criar anúncios de vídeo com o método ABCD.
Mais motivos para ter uma estratégia de vídeo marketing
O levantamento da Wyzowl também destaca o fato de que 84% dos consumidores querem mais vídeos das marcas. Afinal, essa é uma forma divertida e informativa de entrar em contato com elas, seus produtos e seus serviços.
Ainda podemos justificar a importância da estratégia de vídeo marketing com o seguinte dado do relatório Digital 2026: 95,9% dos brasileiros conectados assistem a vídeos on-line semanalmente. E estamos falando de um consumo médio semanal de 17 horas e 7 minutos.
Quer saber como a NSC pode ajudar na sua estratégia? Baixe o guia de Branded Vídeo e descubra como criamos histórias que geram valor para sua marca.


