72% dos brasileiros não abrem mão de produtos de beleza

23/09/2025

72% dos brasileiros não abrem mão de produtos de beleza

O Brasil já tem o terceiro maior mercado consumidor de produtos de beleza e cuidados pessoais no mundo todo. De acordo com a Euromonitor International, os 37,4 bilhões de dólares consumidos pelos brasileiros no setor em 2024 ficaram atrás apenas dos Estados Unidos e da China. E esse valor deve seguir crescendo nos próximos anos, porque o público aqui no País não abre mão desse autocuidado, mesmo diante de restrições no orçamento.

Entenda a relação dos brasileiros com os produtos de beleza:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

A resiliência do mercado de beleza no Brasil

O verdadeiro teste de força para qualquer setor é quando o consumidor precisa controlar as compras até do básico. Esse é justamente o retrato do momento atual, como aponta a pesquisa “Consumo em tempos de inflação e repriorização”, de Neogrid e Opinion Box. Em 2025, 95% dos brasileiros perceberam um aumento no preço das compras do dia a dia.

Isso tem gerado uma série de mudanças no comportamento do público no País. Entretanto, o mercado de beleza vem apresentando muita resiliência em tal cenário.

Como a pesquisa demonstra, os brasileiros trocam vários outros itens com mais frequência do que os produtos de beleza.

Categorias substituídas por opções mais baratas nos últimos meses:

Não à toa, o mercado de beleza deve continuar em crescimento no Brasil, segundo uma projeção da Redirection International. O consumo dos brasileiros no setor é previsto para chegar a 40 bilhões de dólares até 2027.

A pressão estética e a relação com a beleza no Brasil.

Os brasileiros não abrem mão dos produtos de beleza

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) destaca, a partir dos dados da Euromonitor International, como o público nacional é um consumidor ávido em diversas categorias do setor.

Posição do Brasil no mercado de beleza global:

Mais ainda, no caso dos produtos de beleza, a NielsenIQ traz um dado bastante revelador sobre a fidelidade dos brasileiros: 72% afirmam que nunca deixariam de comprar cosméticos. Isso faz do nosso consumidor o mais comprometido globalmente com a beleza.

Nesse sentido, a Neogrid e o Opinion Box informam que 73% dos compradores no País não abrem mão de certos produtos, mesmo custando mais que o desejado. E os cosméticos estão entre as principais categorias inegociáveis para eles.

O mesmo Opinion Box revela no relatório “Corpo em Movimento” que um em cada quatro brasileiros gasta com a aparência mais de R$ 201 por mês. Até porque, no Brasil, há uma relação muito forte entre a aparência física e a sensação de bem-estar.

Essa é uma das razões para a resiliência do mercado de beleza em terras brasileiras. Quando o orçamento não permite diferentes prazeres ou passatempos, o cuidado consigo é mantido como uma fonte de preservação de autoestima e de satisfação pessoal.

Saúde e beleza: dados revelam a rotina de cuidados com a pele dos brasileiros.

As mudanças na jornada de compra dos produtos de beleza

Vimos até aqui como os brasileiros têm se mantido fiéis ao mercado de beleza. Entretanto, a pressão sobre o orçamento é real e exige certa criatividade do público para manter o consumo.

Um estudo da MindMiners chamado “Escolhas sob pressão” pontua precisamente que 42% dos consumidores no País perceberam o aumento dos preços nos produtos de beleza, além de todos os outros itens que encareceram a rotina de compras. Mas, se não estão deixando de comprar, que estratégias têm adotado?

A Criteo revela no relatório “Global Health & Beauty Pulse 2025” que uma das saídas foi pesquisar melhor e por mais tempo os produtos. Mundialmente, 66% dos consumidores de beleza comparam preços on-line, 53% veem avaliações e 52% fazem a comparação de preços usando o celular dentro das lojas físicas. Com isso, as jornadas de compra estão mais longas, levando 18 dias, em média, entre a descoberta e a conversão.

Outra estratégia importante é a priorização dos produtos multifuncionais. Como destaca a Nielsen, os consumidores buscam mais utilidades ou benefícios em uma mesma compra, a exemplo dos sticks para maquiagem, proteção solar e cuidado com a pele. Essa é uma tendência em diversas categorias de beleza.Quer continuar por dentro dos conteúdos do Negócios SC para esse mercado? Assine nossa newsletter e receba as novidades!

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui