Um estudo recente da Globo trouxe dados relevantes para o setor de beleza e cuidado pessoal no Brasil. Ele diz que 50% dos consumidores no País gastam acima de R$ 150 por mês nesse mercado. Nos próximos seis meses, 73% ainda pretendem aumentar os gastos com autocuidado. Mas você sabe como atrair esses consumidores?
Entenda o comportamento no mercado de beleza e cuidado pessoal:
- 84% do público escolhe onde comprar conforme o tipo de produto;
- os consumidores são leais a marcas e produtos que os atendem bem;
- mas têm interesse de experimentar marcas e produtos recém-lançados;
- e 65% já compraram itens da categoria após ver o anúncio na televisão.
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Hábitos de compra em beleza e cuidado pessoal no Brasil
A cesta de compras dos brasileiros nesse mercado é composta principalmente por cuidados de higiene básica, ou seja, aqueles itens mais usados no dia a dia.
O “Panorama do Consumo de Higiene e Beleza no Brasil” mostra, nesse sentido, que mais de 80% dos consumidores costumam comprar desodorantes, produtos de higiene bucal e sabonetes. Mas apenas 41% têm o hábito de consumir maquiagem.
O tipo de produto então é determinante na escolha do canal de venda para 84% do público. Entre os itens que são mais frequentes nas compras do mês, mais consumidores preferem a loja física. No caso da higiene bucal, 68% compram só dessa forma.
Os supermercados, hipermercados, farmácias e drogarias são os pontos de venda mais procurados nessas horas. Entretanto, 85% do público afirma pesquisar na internet antes de visitar a loja física.
Já o meio digital é uma opção mais atraente para aquelas categorias com uma frequência de compra menor. Por exemplo, 46% dos consumidores compram maquiagem ao menos uma vez por mês, um número muito abaixo dos itens de higiene bucal. E é justamente o segmento de maquiagem que tem o maior índice de compradores tanto na loja física quanto no e-commerce, de 32%.
Pesquisa: 72% dos brasileiros não abrem mão de produtos de beleza.
Como atrair o público no mercado de autocuidado?
O setor de beleza e cuidado pessoal é marcado pela lealdade do público. Oito em cada dez consumidores dizem ser leais a marcas e produtos que atendem bem às suas necessidades e 33% compram sempre o mesmo produto, quando este acaba.
Ainda assim, o comportamento dos compradores indica algumas formas de atraí-los para experimentar novas opções. Fique de olho nessas oportunidades para seu negócio!
Amostras grátis
A primeira opção e mais efetiva é a distribuição de amostras grátis. Quando perguntados quais ações das marcas mais despertariam o interesse em produtos de beleza, 49% dos brasileiros indicaram esse tipo de demonstração.
O efeito positivo é tanto maior em lançamentos, já que 74% dos interessados relataram o interesse de experimentar marcas e produtos recém-lançados.
Recomendações de influenciadores
O marketing de influência tem um papel central na estratégia de comunicação do setor. De acordo com a Globo, sete em cada dez brasileiros acompanham nas redes sociais os criadores de conteúdo que falam sobre beleza, cuidados pessoais e maquiagem.
Além disso, 39% dos consumidores acreditam que as recomendações desses influenciadores pesam na decisão de compra. E, ao todo, 62% revelam já ter comprado por essa motivação.
Eficácia comprovada
Quase metade dos compradores no setor declara já gastar muito com cosméticos e higiene pessoal.
Gasto médio mensal dos brasileiros com beleza e autocuidado:
- Até R$ 100: 30%
- Entre R$ 101 e R$ 200: 37%
- Entre R$ 201 e R$ 300: 20%
- Entre R$ 301 e R$ 400: 8%
- Acima de R$ 400: 5%
Ao mesmo tempo, como vimos, o público está disposto a aumentar os gastos nesse mercado.
Uma razão para isso está no fato de que 65% dos entrevistados consideram que o produto vale o que custa quando os resultados são efetivos e visíveis. Daí a importância de ter uma comunicação voltada para a comprovação dos benefícios.
Brasileiros cortam gastos, mas compras por impulso se mantêm.
A comunicação em beleza e cuidados pessoais
O “Panorama do Consumo de Higiene e Beleza no Brasil” ainda destaca o papel da mídia para as marcas do setor se conectarem com esse público. Afinal, o consumidor de beleza no País também é um consumidor de conteúdo multiplataforma.
Só na mídia tradicional:
- 76% consumiram canais de TV aberta;
- 76% entraram em sites e portais;
- 55% ouviram emissoras de rádio;
- 34% leram jornais impressos.
Inclusive, 65% dos brasileiros dizem já ter comprado algum produto de beleza ou de cuidados pessoais depois de ver a propaganda dele na televisão.
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