A Revolução da Inteligência Artificial no Mundo de Vendas

27/10/2023

Vendas

A Revolução da Inteligência Artificial no Mundo de Vendas

A Inteligência Artificial (IA) tem desempenhado um papel transformador em diversas indústrias, e essa tendência também se faz presente no setor de vendas. A pesquisa “State of AI in Sales” dos EUA revela que atualmente 95% das empresas estão utilizando alguma forma de IA em suas estratégias de vendas.

Essa mudança está revolucionando o processo de vendas ao automatizar tarefas repetitivas, analisar volumes massivos de dados e possibilitar a personalização em larga escala

Como utilizar IA em Vendas

Tudo isso permite que os profissionais de vendas concentrem seus esforços na construção de relacionamentos significativos e na concretização de negócios bem-sucedidos.

Quando aplicada de maneira eficaz, a personalização impulsiona o engajamento e a fidelização dos clientes, entregando mensagens que atendem às suas necessidades específicas. 

Além disso, a personalização tem um impacto direto nas receitas das empresas, com o potencial de reduzir os custos de aquisição em até 50% e aumentar as receitas em 5 a 15%. A personalização não está restrita apenas às vendas, ela também se estende ao marketing, melhorando a eficiência dos gastos em até 30%.

Agora, no contexto de aprimoramento das estratégias de vendas, é possível integrar a IA a softwares mais tradicionais e otimizar cada etapa do processo de vendas. 

Esse é o caso do Exact Spotter, da empresa catarinense Exact Sales, uma importante provedora de soluções para engajamento e capacitação em vendas no Brasil.

Veja como funciona na prática:

Graças a integração do Spotter com a solução de inteligência artificial do grupo RD Station, agora é possível analisar os dados dos clientes e identificar padrões de comportamento para: personalizar as abordagens de vendas, sugerindo o momento ideal para entrar em contato com um cliente, o tipo de mensagem a ser enviada e a melhor forma de comunicação. 

Essa personalização em larga escala cria experiências mais significativas para cada cliente e aumenta consideravelmente as chances de sucesso nas vendas.

Ao analisar os dados dos clientes e identificar padrões de comportamento, o Spotter consegue personalizar as abordagens de vendas para cada cliente, oferecendo soluções mais relevantes e aumentando as chances de fechar negócios. 

Por exemplo, a ferramenta pode sugerir o melhor momento para entrar em contato com um cliente, o tipo de mensagem a ser enviada e até mesmo a melhor forma de comunicação, como ligação, e-mail ou mensagem no WhatsApp. 

Na área comercial, conseguir informações precisas sobre os leads é essencial para fechar negócios de sucesso. É aí que entra o Profiler — uma ferramenta de inteligência artificial que gera uma descrição sobre o cliente que você está prospectando, facilitando ainda mais esse processo.

Após encontrar esses potenciais clientes, é hora de entrar em contato com eles. Com um clique no Composer, você cria e-mails persuasivos e personalizados para aumentar ainda mais a eficácia das suas abordagens comerciais.

Essas ferramentas refletem diversos dos benefícios da adesão da inteligência artificial à rotina de vendas como forma de aumentar a eficiência das equipes comerciais. Isso porque elas possibilitam a automação de tarefas repetitivas e a economia de tempo do time — que pode focar em outras tarefas, como em realizar mais abordagens, por exemplo.

Com a Inteligência Artificial potencializando o Exact Spotter, cada interação com seus leads ganha muita eficiência.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui