A relação do consumidor brasileiro com a indústria de bebidas

11/09/2024

Vendas

A relação do consumidor brasileiro com a indústria de bebidas

A bilionária indústria de bebidas tem uma importante contribuição para a economia do Brasil e uma relação muito próxima com o consumidor. A demanda interna é tão expressiva que 99% da nossa produção é destinada ao consumo dos próprios brasileiros, como destaca a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Entenda melhor essa relação com a indústria de bebidas:

Fique por dentro do assunto com a explicação do Negócios SC.

A relação com a indústria de bebidas no Brasil

O consumo de bebidas é algo tão natural que muitas vezes os brasileiros não se dão conta do que bebem. Então, a pergunta sobre qual é a bebida mais consumida no Brasil costuma ter respostas diferentes de acordo com a maneira como é colocada.

A Embrapa, por exemplo, leva em consideração a quantidade. Nesse caso, a água vem em primeiro lugar, com o café em segundo (que também é água!).

Um levantamento de 2023 publicado pelo Statista, por sua vez, aponta as bebidas consumidas com maior frequência. Então aparecem:

Mas também temos “O dossiê das bebidas”, da MindMiners, divulgado em 2024. O estudo adota outra abordagem, desta vez a do percentual de brasileiros que consomem determinada bebida. No geral, 98% dos entrevistados consomem as bebidas não alcoólicas e 57% bebem as alcoólicas.

As bebidas não alcoólicas mais populares são:

Já as bebidas alcoólicas com maior percentual de consumo são:

Por sinal, “O dossiê das bebidas” traz uma curiosidade: as mais consumidas nem sempre são as mais lembradas. As duas palavras que mais vêm à mente dos brasileiros quando se trata da indústria de bebidas são “cerveja” e “refrigerante”.

Estudo revela os dados do consumo de café em Santa Catarina.

O café é a segunda bebida mais popular no Brasil. (Foto via Freepik)

As bebidas mais consumidas pelos brasileiros em cada ocasião

Não é preciso ser um sommelier ou uma sommelière para entender que cada momento pede uma bebida apropriada. Essas preferências dos brasileiros estão expressas no levantamento da MindMiners, começando pelas refeições.

No café da manhã as mais consumidas são:

No almoço:

No lanche da tarde:

No jantar:

Os perfis de consumidores mostram-se bastante equilibrados. Isso mostra que há margem para diferentes categorias da indústria de bebidas estarem presentes na rotina dos brasileiros. 

Além das refeições, as ocasiões especiais também impulsionam o consumo de bebidas. Veja a seguir as opções mais escolhidas para cada momento.

Oportunidade para aumentar as vendas de bares e restaurantes.

O consumo de bebidas pela Geração Z

Uma das principais mudanças para a indústria de bebidas vem da Geração Z. Os dados da MindMiners mostram como os consumidores mais jovens no Brasil consomem menos bebidas alcoólicas que os demais:

As maiores razões para isso são a falta de interesse (58%) e o sabor (35%). Mas, de acordo com a consultoria Go Magenta, também pesa o receio da “ressaca moral” após beber.

O Relatório Covitel ainda ressalta uma queda no consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens após a pandemia. Antes, a parcela dos que consumiam álcool três vezes ou mais por semana era de 10,7%. Então, em 2023, esse percentual caiu para 8,1%.

De olho na tendência, a indústria de bebidas alcoólicas vem lançando produtos focados nesse perfil de público, sejam de opções com álcool, sejam de alternativas livres dele.

Como o brasileiro escolhe bares e restaurantes aonde ir?

A relação dos brasileiros com a indústria de bebidas

Qual é a bebida mais consumida pelos brasileiros?

Em termos de quantidade, o café vem logo após a água, que ocupa o primeiro lugar, de acordo com a Embrapa. Entre as bebidas alcoólicas, a cerveja aparece na primeira posição.

Qual é a parcela de brasileiros que consome bebidas alcoólicas?

Segundo a MindMiners, 57% dos brasileiros consomem bebidas alcoólicas, mas, entre os jovens, apenas 45% têm esse hábito.

Por que os jovens bebem menos álcool?

Eles têm menos interesse no geral, não simpatizam tanto com o sabor e procuram evitar a “ressaca moral”, como aponta a consultoria Go Magenta.

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