A Geração Z abrange o grupo de pessoas nascidas entre 1997 e 2010, ou 1995 e 2010 conforme a referência. Portanto, veio depois dos millennials e antes da Geração Alfa. No Brasil, ela já representa mais de um quinto da população, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e tem um grande impacto no mercado pela frente.
Aproveite para conhecer melhor os interesses da Geração Z:
- mais de 26 milhões de brasileiros nesse grupo têm conta bancária;
- seis em cada dez consideram a publicidade relevante;
- 56% desse público consome conteúdos de entretenimento;
- e ele continua consumindo conteúdo em televisão e rádio.
Saiba mais sobre os consumidores dessa faixa etária a seguir.
A Geração Z no papel de consumidora
Mais de 20% dos brasileiros enquadram-se na Geração Z. Isso representa um universo de mais de 40 milhões de consumidores, segundo o IBGE. E, quando falamos de consumo, eles têm um importante papel a desempenhar.
Apenas entre os anos de 2018 e 2022, o Brasil ganhou 8 milhões de clientes bancários entre os 15 e 24 anos. Como aponta o Banco Central, mais de 26 milhões de indivíduos na Geração Z estão bancarizados no País. Sendo que eles recém entraram no mercado de trabalho ou ainda vão entrar nele.
Apesar da pouca idade, eles já estão bastante preocupados com a situação financeira. Um estudo da Deloitte indica que o custo de vida é a maior preocupação social da Geração Z. Não à toa, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos ressalta que essa faixa etária tem sentido uma enorme dificuldade de economizar.
Daí a importância de alinhar os valores do negócio com o consumidor jovem. Marcas socialmente responsáveis e ambientalmente sustentáveis largam em vantagem para disputar o dinheiro desse público. Mas a divulgação dos produtos e serviços continua funcionando. No estudo “Geração Z e o Consumo de Conteúdo”, de UOL e MindMiners, 59% dos consumidores consideram a publicidade relevante.
O uso de influenciadores na comunicação da marca é outra forma de aproximar-se desse público. Como informa um levantamento divulgado pela Globo, em parceria com a MindMiners, 67% das pessoas nessa geração seguem criadores de conteúdo nas redes sociais.
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Uma geração conectada, mas que não dispensa a mídia tradicional. (Foto via Freepik)
O consumo de conteúdo entre os jovens
No mesmo levantamento realizado pela MindMiners para o UOL, os entrevistados foram perguntados sobre os hábitos ao consumir conteúdo. O vídeo surge nesse contexto como uma das principais ocupações dos jovens brasileiros.
Em relação aos três meses anteriores à pesquisa, 72% dos zoomers — como são chamados os indivíduos da Geração Z — assistiram a filmes. Séries (66%), Stories do Instagram (64%), vídeos curtos (63%) e jogos (61%) também fazem parte da rotina de consumo de vídeos.
Uma análise da another destaca nesse sentido que a televisão é o aparelho favorito da Geração Z para ver filmes e séries. Essa é mais uma prova de que a mídia tradicional continua presente na vida dos jovens. Outra está no consumo de rádio. Dados da Kantar IBOPE Media revelam que um quarto dos ouvintes do meio tem menos de 30 anos.
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Os interesses da Geração Z
Os consumidores nessa faixa etária têm um gosto especial por entretenimento e cultura. É isso o que ele mais procura quando se trata de conteúdo.
A música é mencionada como interesse de 58% dos jovens brasileiros. Humor está entre as preferências de 51%, enquanto jogos (45%) e cinema (42%) também são mencionados.
Já quando a Geração Z busca informação, o tema favorito é tecnologia, apontada por 42% dos entrevistados. Educação (32%) e empreendedorismo (22%) completam o pódio.
Outra área de interesse dos jovens é a de saúde e bem-estar. A saúde em si interessa a 39% do público, seguida pela beleza (37%). Pets e outros animais (30%), desenvolvimento pessoal (29%) e moda (28%) são outros assuntos que mexem com a Geração Z no Brasil.
Outro estudo, desta vez de Globo e MindMiners, aponta as cinco atividades que os zoomers mais gostam de fazer nas redes sociais. Novamente, o entretenimento e o vídeo são destaques.
O que a Geração Z mais faz nas redes?
- procurar conteúdo de entretenimento: 31%;
- assistir a vídeos de humor: 31%;
- assistir a vídeos de temas diversos: 31%;
- atualizar-se sobre as notícias do momento: 29%;
- e interagir com perfis de outras pessoas: 23%.
Por falar em vídeos, os jovens são os mais receptivos a conteúdos longos, de quatro a vinte minutos, ou até mais. Engana-se quem pensa que eles se limitam à duração de um Reels ou vídeo no TikTok. O que buscam é entretenimento, independentemente do tamanho.
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O que você precisa saber sobre a Geração Z?
Trazemos um resumo para você não perder as principais informações sobre o assunto.
Qual é o papel da Geração Z no mercado de consumo?
Esses consumidores representam mais de 20% da população do Brasil. Eles são particularmente exigentes em relação ao posicionamento das marcas sobre questões sociais e ambientais. Essa postura deve ser uma influência positiva para o mercado.
Que tipo de conteúdo os zoomers consomem?
Eles são marcados pela diversidade de conteúdos consumidos, tanto na internet quanto fora dela. Em áudio e vídeo, por exemplo, consomem de podcast a rádio, da Netflix no celular a filmes e séries na televisão.
Quais são os temas de interesse?
A Geração Z se interessa principalmente por entretenimento, humor, jogos, saúde e notícias.
Saiba mais sobre as diferentes gerações de consumidores com este estudo gratuito do Negócios SC.