BBB 24: reality show ainda é um case de sucesso de marketing

07/02/2024

Marketing

BBB 24: reality show ainda é um case de sucesso de marketing

Nove em cada dez brasileiros já assistiram a algum reality show. Isso é o que mostra uma pesquisa da MindMiners sobre o consumo desse tipo de programa no País. Mais ainda, 60% do público assiste a esse conteúdo diariamente.

Nesse contexto, não é novidade para ninguém que o Big Brother Brasil é sinônimo de reality show para os telespectadores nacionais. Na edição do BBB 23, mais de 150 milhões de pessoas viram a atração, o que gerou quase 60 milhões de postagens a respeito na rede social X (antigo Twitter), de acordo com os dados da Globo.

Agora neste novo ano, o início do BBB 24 já superou a audiência da edição anterior no mesmo período. Mais de 70 milhões de brasileiros foram impactados somente na primeira semana do programa em 2024, conforme destaca o Correio a partir de números da Kantar IBOPE Media.

Isso mantém o Big Brother Brasil como um case de sucesso de marketing incomparável na TV brasileira. Mas não só. Veja outros dados sobre a casa mais assistida do Brasil

Audiência do BBB 24 na televisão e no Globoplay

Logo na primeira semana, o BBB 24 superou não somente a audiência da estreia do programa em 2023, como bateu o recorde de Ibope de toda a edição passada, segundo indicam os números da Kantar.

Mais de 18 milhões de brasileiros acompanham por minuto o Big Brother Brasil de 2024. São mais de 30 milhões de telespectadores assistindo diariamente.

Além disso, o BBB vem fazendo um enorme sucesso no Globoplay, o suficiente para abalar gigantes internacionais do streaming como Netflix e Amazon.

Também de acordo com a Kantar IBOPE Media, a audiência da plataforma da Globo cresceu 45% na edição atual do BBB, em relação ao mesmo período de 2023. Enquanto isso, a Netflix perdeu 7% de participação na audiência e a Amazon teve uma queda de 9%. O Globoplay é a segunda plataforma de streaming mais consumida no Brasil, atrás apenas da Netflix.

Mas o Big Brother Brasil é muito mais que um fenômeno de audiência televisiva. O BBB 24 é, como as outras edições, um case de sucesso de marketing por todo o engajamento que gera no meio digital.

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Mais de 70 milhões de brasileiros já viram o BBB 24. (Divulgação Globo)

BBB 24 supera recorde de patrocínios

É claro que as marcas já estavam de olho na oportunidade de anunciar no BBB 24 muito antes do programa ir ao ar. Ainda em outubro de 2023, todas as 15 cotas de patrocínio haviam sido comercializadas, sendo que o programa só estrearia em 8 de janeiro.

Esse é um novo recorde de patrocínio na história do BBB. Na edição anterior, foram 13 marcas nas cotas principais.

O número final de marcas no BBB 24 será ainda maior, já que outras farão parte de dinâmicas. Em 2023, por exemplo, o total chegou a 40 anunciantes. A lista de patrocinadoras oficiais em 2024 inclui: Mercado Livre, Stone e Seara (cota BIG); Amstel, Chevrolet, Downy, Esportes da Sorte e Rexona (Camarote); iFood e Pantene (Top de 5”); Ademicon, CIF, Hypera Pharma, Latam e McDonald’s (Brother). Dessas, doze delas repetem a parceria com o Big Brother Brasil. Apenas CIF, iFood e Latam estreiam no BBB deste ano.

O elevado índice de renovações mostra como o programa é eficiente em gerar cases de sucesso de marketing também para os anunciantes. Entre eles está o iFood, que patrocinou a primeira prova de bate e volta desta edição. Na quarta semana de programa, a marca recebeu 25.277 menções nas redes sociais e foi a mais comentada do período, de acordo com a análise da Stilingue by Blip.

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Repercussão do reality show nas redes sociais

Essa capacidade de o programa extrapolar o universo da televisão e ganhar ainda mais fôlego nas redes sociais é outro motivo que faz dele um case de sucesso de marketing. Vale lembrar o caso da Ademicon, que gerou cerca de 110 mil sessões no site da marca ao longo das três ações de conteúdo no reality show em 2023.

Ainda no ano passado, outros destaques da Globo no ambiente digital incluíram 4 bilhões de visualizações dos conteúdos nos perfis oficiais do programa e 64 bilhões no TikTok.

Neste ano, o engajamento nas redes sociais continua a todo vapor. Só na primeira semana do BBB 24, a atração recebeu 1,9 milhões de postagens no X.

Esse alcance on-line é bom para o próprio BBB enquanto produto, é ótimo para as marcas que anunciam no horário e muito positivo também para os participantes da casa, sejam famosos, sejam até então desconhecidos. Yasmin Brunet, por exemplo, subiu de 4,4 milhões de seguidores no Instagram para 6,7 milhões com a participação no programa. Além disso, sua marca Yasmin Beauty faturou mais de R$ 5 milhões apenas nos 10 primeiros dias de competição. Já a “pipoca” Beatriz Reis Brasil saltou de 4,2 mil seguidores no Instagram para 3,4 milhões.

O Big Brother Brasil mostra-se, novamente, uma enorme oportunidade para anunciar na televisão. Mas não é a única. Descubra agora outras possibilidades baixando o mídia kit da NSC TV.

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