Remake de Renascer prova a paixão por novela no Brasil

06/02/2024

Diversidades

Remake de Renascer prova a paixão por novela no Brasil

O começo da segunda fase do remake de Renascer, a mais recente novela das nove da Globo, promete movimentar a trama e conquistar ainda mais telespectadores para a atração exibida pela NSC TV em Santa Catarina.

Desde a estreia em 22 de janeiro, a novela escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa e adaptada pelo neto Bruno Luperi tem dado muito o que falar. O capítulo de abertura já ficou entre os três assuntos mais comentados em todo o mundo na rede social X (ex-Twitter).

Os comentários elogiam a bela cinematografia da nova versão, as atuações, as cenas emocionantes e os recursos inusitados para a teledramaturgia brasileira, como os momentos em que o personagem Norberto (Matheus Nachtergaele) fala diretamente para a câmera.

Explicamos a seguir como o sucesso de Renascer então reforça a paixão dos brasileiros por novela. Acompanhe!

Remake de Renascer é sucesso de audiência

A trama original foi um sucesso absoluto quando estreou em 1993. Não à toa, o remake produzido pela Globo agora em 2024 foi recebido com muita expectativa pelo público.

Os seis primeiros episódios da nova edição marcaram, em média, 26 pontos de audiência no Painel Nacional de Televisão, da Kantar IBOPE Media, conforme destaca o portal F5. Esse resultado foi até melhor que a estreia de Pantanal, outro sucesso recente do horário. Em 2024, cada ponto de audiência equivale a 651,1 mil telespectadores em 15 metrópoles analisadas pelo Brasil, incluindo a Grande Florianópolis. 

O bom desempenho continuou na segunda semana no ar, acompanhado de uma enxurrada de menções nas redes sociais. Com isso, Renascer promete ser um grande fenômeno televisivo ao longo de seus 197 capítulos previstos. A novela estará no ar até 27 de setembro de 2024.

Já os números da audiência de Renascer em Santa Catarina são ainda mais expressivos. Logo na estreia, a novela das 21h teve 22,86 pontos de audiência e 80% do share de TV aberta na Grande Florianópolis, segundo os dados da Kantar IBOPE Media. Isso quer dizer que, de cada dez televisores ligados na programação de televisão aberta, oito transmitiam a trama global. A estimativa é de que o episódio tenha sido visto por 1,2 milhão de catarinenses*.

Leia também: Vídeo marketing: por que incluir a TV na sua estratégia?

Marcos Palmeira, Duda Santos e Humberto Carrão em Renascer. (Fotos de Fábio Rocha / Rede Globo)

Novela é conteúdo com a cara do Brasil

O sucesso inicial do remake de Renascer mostra dois fatos. Em primeiro lugar, que um bom conteúdo, seja inédito, seja adaptado, sempre terá um lugar no coração dos brasileiros. Além disso, comprova que nosso povo mantém-se apaixonado por novelas.

Faça sol, faça chuva, o brasileiro não perde uma boa história na TV. De acordo com uma pesquisa da Globo, até mesmo no verão seis em cada dez pessoas no País consideram assistir conteúdos audiovisuais como entretenimento. E a novela está entre os três principais gêneros para consumir na estação.

Mas o formato oferece muito mais que uma distração ou um momento de relaxamento. Cada nova novela é uma oportunidade para refletir temas importantes de nossa sociedade, aprender outras formas de existir e descobrir lugares pelo Brasil. A trama de Império, por exemplo, impulsionou as buscas por Roraima em 525% na plataforma de viagens KAYAK.

Segundo a Globo, 76% dos brasileiros acreditam que a TV tem um papel importante no desenvolvimento da cidadania e no entendimento das questões sociais do País. Mais ainda, 48% relatam que se identificam com as situações que a televisão mostra nas novelas.

O Brasil vê a teledramaturgia por que ela representa os brasileiros como nenhum outro formato narrativo. Então, quando o produto tem uma qualidade de produção como a da Globo, o sucesso de audiência é garantido.

Leia também: Veja como a TV dita a moda e os debates nas redes sociais

Marcas investem na audiência de Renascer

Diversas marcas estão de olho no potencial do remake de Renascer. Tanto que a atração arrecadou mais de R$ 550 milhões em patrocínios antes mesmo de estrear na TV.

Itaú e Lacta serão as duas marcas presentes todos os dias, com vinhetas de oferecimento a cada episódio. Enquanto isso, Ambev, BYD, Coca-Cola, General Motors, Sanofi e Vivo promoverão ações de conteúdo ao longo dos meses de exibição da novela.

A teledramaturgia, portanto, vai além de uma oportunidade de mídia no intervalo. Dentro do conteúdo há possibilidades muito interessantes para gerar conexão com o público.

Nesse sentido, a resposta da audiência à presença das marcas nas novelas tem sido bastante positiva. Oito em cada dez telespectadores avaliam muito bem as empresas patrocinadoras e que apoiam as novelas. O mesmo número de pessoas declara que as ações de conteúdo ajudam a conhecer melhor as patrocinadoras, segundo a Globo.

Quer entender melhor mais oportunidades de anunciar na televisão? Baixe agora o mídia kit da NSC TV e fique por dentro!

Fontes:
Instar Analytics | Praça: RM Florianópolis | 22/01/2024 | Faixa Horária do Programa | Total indivíduos: Cov%
Instar Analytics | Praça: RM Florianópolis | 22/01/2024 | Faixa Horária do Programa | Total Domicílios: Shr%
Instar Analytics | Praça: RM Florianópolis | 22/01/2024 | Faixa Horária do Programa | Total Domicílios: Rat%
Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui